Aquiraz – Todas as Praias e Passeios [2019]

Não sei se você sabe, mas Aquiraz é uma cidade vizinha a Fortaleza cheia de histórias e beleza. E falando em beleza, pense numas praias lindas!

Todas as Praias de Aquiraz

Praia de Aquiraz #1 Porto das Dunas

Porto das Dunas - Praia de Aquiraz

Porto das Dunas é uma praia muito visitada, lá fica o Beach Park, mas a praia é bem mais que o parque aquático, que aliás, é excelente.

Para você saber, o Beach Park engloba um complexo turístico e é com certeza uma das maiores atrações turísticas do Ceará com 700 m da faixa de areia.

Beach Park - No Porto das Dunas, Aquiraz

Na verdade, o Porto das Dunas funciona como um bairro nobre de Fortaleza, com a vantagem de possuir muitas opções de lazer e turismo. Mansões, pousadas, restaurantes e hotéis se aglomeram nas principais ruas.

Aventuras na praia, nas dunas, no ar…

O Porto das Dunas possui boas ondas para o surf, bons ventos para o kite, muitas dunas altas e brancas se espalham desde a foz do rio Pacoti na entrada da cidade e segue por toda a extensão da praia formando enormes trechos desertos de areia.

Você pode reservar aqui um translado para a praia do Beach Park.

Porto das Dunas - Aquiraz

Nestes trechos as trilhas de motocross e os passeios de buggys cadastrados ganham espaço em um cenário de tirar o fôlego.

Sim, ultraleves também costumam circular pelos ares do Porto das Dunas. Porto das Dunas fica à 12 km de Aquiraz, 22 km de Fortaleza e 3 km da Prainha.

Praia de Aquiraz #2 Prainha

Prainha - Aquiraz

Essa praia é um xodó. Já começa por sua entrada, uma curva no alto das dunas, onde surge abaixo, no fundo, o cenário tropical da Barra do Rio Catu indo de encontro ao mar, recortado por coqueirais.

Prainha, Aquiraz

O Centro das Rendeiras é um ponto famoso, para a esquerda da Praia você vai para a pequena e charmosa Praia do Japão e para a direita a exótica Praia do Barro Preto.

Difícil dizer qual a mais linda. O vilarejo da Prainha é pequeno, mas conta com hotéis, barracas, pousadas e casas de veraneio margeiam a orla marítima.

A praia é boa para caminhadas e banho, tem uma lagoa natural (tem barraquinhas) que se forma na foz do Rio Catú.

Rio Catú, Prainha

Prainha é ótima opção para um lazer em família, tranquila e serena, fica a 5 km de Aquiraz. Você pode chegar até lá seguindo pela praia do Porto das Dunas ou diretamente de Aquiraz.

Praia de Aquiraz #3 Praia do Presídio

Praia do Presídio - Aquiraz

Mais uma praia linda de Aquiraz, o nome vem da época em que serviu de prisão para os holandeses, lá pelos anos de 1600.

A infraestrutura da praia é boa, com bons hotéis, pousadas e restaurantes. Mas se você curte natureza, vai gostar da praia de ondas calmas.

Praia do Presídio - Aquiraz

Desce pelas dunas uma fonte de água natural que desagua no mar, um mangue circula o arredor e a natureza abundante faz presença na praia do Presídio com suas dunas cheias de murici.

Olha a dica: No carnaval a praia se transforma, uma multidão invade a pequena cidade em busca de tranquilidade.

Praia do Presídio

Você chega na Praia do Presídio pelo acesso que leva ao Iguape, a praia fica a 22 km de Aquiraz e a 5 km da praia do Iguape.

Praia de Aquiraz #4 Iguape

Praia do Iguape, Aquiraz

A bela e histórica Iguape tem uma natureza rica de beleza e encantos naturais, muito querida pelos frequentadores que costumam visitá-la nas férias e finais de semana.

Gosto muito das dunas fixas do Iguape, já acampei lá algumas vezes, o vento forte da região é barrado pela densa vegetação de arbustos que envolvem as dunas e favorece uma boa dormida de barraca.

Praia do Iguape, dunas

Iguape possui ainda uma linda lagoa e um tímido manguezal, as dunas móveis ficam próximas à praia e formam um belo conjunto de beleza.

Praticantes de sandboard descem essas dunas com frequência.

A antiga vila de pescadores fica situada em uma enseada que se forma pelas dunas e que os nativos chamam de Ponta do Iguape, as dunas, aliás, são cobertas por uma vegetação de arbustos enquanto bicas de água doce minam de sua base seguindo o grande lagamar.

Praia do Iguape, jangadas

Vale te falar que Iguape possui um núcleo de pescadores e um ancoradouro, então prove os pescados do lugar. São excelentes!

A praia do Iguape fica a 44 km de Fortaleza e a 18 km do Aquiraz.

Praia de Aquiraz #5 Barro Preto

Praia do Barro Preto - Aquiraz

Admito que tenho um carinho especial pela linda praia do Barro Preto, a começar por sua natureza e por sua área de camping – eu gosto de acampar – mas também tem excelentes pousadas e um resort, o Carmel Charme.

Praia do Barro Preto, Aquiraz

Mesmo com uma beleza tranquila, a praia conta com várias barracas de praia, sendo a divertidíssima Energia Erótica uma barraca lotada de criatividade cearense, bebidas e comidas exóticas compõe o hilário cardápio.

Vá nem que seja só para tirar fotos e rir das histórias do dono.

Já sobre o nome da praia, o nome Barro Preto é por causa da areia de cristais pretos comum nas praias da região.

Praia do Barro Preto, mangue

A maneira mais fácil de chegar ao Barro Preto é pelo Iguape, a praia fica distante 22 km de Aquiraz.

Praia de Aquiraz #6 Batoque

Batoque, praia de Aquiraz

A última e não menos encantadora praia do Aquiraz é a praia do Batoque.

E olha, você quando conhecer irá concordar, a praia possui uma beleza natural, um charme rústico, uma comidinha tropical… bom demais.

Batoque tem uma longa faixa de litoral, pouco explorada, é ideal para os que curtem praias isoladas ao estilo “Lagoa Azul”.

Praia do Batoque

Apesar disso, barracas de praia do tipo quiosques existem oferecendo a gostosa culinária local. O mais comum no Batoque é alugar uma casa de morador porque não existe uma estrutura hoteleira.

A vila de pescadores ainda vive da pesca sendo comum jangadas avançando pelas ondas indo em busca de pescado.

Praia do Batoque, Aquiraz

Muitas dunas brancas, como não poderia deixar de ser (todo o Aquiraz possui dunas brancas), morros, um litoral como enseada e toda beleza selvagem de um lugar paradisíaco.

Batoque fica a 26 km de Aquiraz e a 51 km de Fortaleza. Você só tem uma opção de acesso, indo pela estrada de Pindoretama.

Concluindo

Parece incrível mas Aquiraz só tem praias lindas, dos mais diferentes tipos, para você desfrutar momentos felizes, dias de romance, ou horas de aventuras.

Por isso não importa qual o motivo, tenho certeza que você encontrará ele em uma gostosa praia de Aquiraz como é gostosa também a exótica Praia da Barra Nova, na vizinha Cascavel.

E se desejar saber O que Fazer em Fortaleza clique neste link. E aqui você pode ver 9 Passeios em Fortaleza de Promoção, divirta-se!

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(3) Comments

  1. O canto da sereia na Prainha de Fortaleza – Pequena, feliz e gostosa

    […] como Paracuru, Cumbuco, Sabiaguaba, Taiba e as Praias de Aquiraz, todas pertinho de Fortaleza e todas cheias de encantos […]

  2. A Praia de Fortim e as águas do Jaguaribe – Natureza e liberdade

    […] pouco tempo, o melhor seria escolher praias mais próximas da capital como Cumbuco, Morro Branco, Aquiraz, […]

  3. Passeios Fortaleza [Só os Melhores] 2019

    […] alguma praia próxima como as lindas Praias de Aquiraz, ou fazer aquele Passeio de Buggy no Cumbuco, no mais, não é nenhuma novidade, todo mundo sabe […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *