Camocim e as belezas selvagens do Ceará

Essa é para quem, como eu, curte Ecoturismo. E olha, o Ceará tem muita opção de ecoturismo, a maioria fora do radar. Camocim é um deles.

A praia possui boa estrutura hoteleira, e apesar de menos badalada, é completamente linda, alternativa e com um certo ar romântico.

E no litoral de Camocim você encontra também as ultimas praias selvagens do Ceará. Com natureza densa e tropical, lar de pescadores e berço de tranquilidade.

o exuberante coqueiral da orla de Camocim

Camocim é o Caribe Cearense?

A cidade de Camocim é bucólica e colorida, repleta de barcos de pesca e com uma longa extensa de praia. Bom, a minha opinião é que não, a cor da água do mar e as areias lembram o Caribe, mas a proposta é totalmente diferente.

meninos tomando banho no mar de Camocim

Camocim é um dos maiores centros pesqueiros do Ceará, onde você encontra (talvez) as últimas praias desertas do litoral oeste do Ceará.

E você só tem acesso a maioria delas com os passeios de buggy oferecidos, ou em um 4×4.

Passeios de buggy em Camocim

rotas de buggy nas dunas selvagens

Para mim, os melhores passeios em Camocim são de buggy, e os 3 melhores passeios de buggy que achei foram: o passeio de buggy até a Praia dos Remédios, o passeio até Jericoacoara e o passeio até Tatajuba.

E essas praias merecem um capitulo a parte.

A Praia dos Remédios é ecoturismo raiz

Praia da barra dos Remédios, camocim

Camocim tem muitas praias desertas, e a Praia dos Remédios é uma das mais isoladas, bem no estilo ecoturismo raiz. A praia fica meio que escondida entre grandes dunas de areia.

Não tem estrutura para receber turistas e o único jeito de chegar lá é de buggys, você encontra guias credenciados em Camocim caso esteja de 4×4.

praias selvagens do ceará

Agora, se você é ecoturista, fique sabendo que vale demais a visita, a Praia dos Remédios é uma praia exuberante, é a praia onde o Rio dos Remédios desagua no mar, com suas águas azuladas serpenteando pequenas dunas.

A mata nativa oferece sombra e abrigo, aproveite e percorra as trilhas do lugar nas Dunas do estuário da selvagem barra dos Remédios, Camocim.

Jericoacoara, o pecado mora ao lado

a deliciosa jeri

A vizinha é uma das praias mais lindas e icônicas do Ceará – Jericoacoara, você encontra neste link mais sobre Jeri. E aqui um tour por Jericoacoara.

Muita coisa pra falar sobre Tatajuba

praia de tatajuba

A graciosa praia de Tatajuba fica entre Camocim e Jericoacoara, eu acho Tatajuba encantadora, e sugiro você conhecer o Lago do Boqueirão, o Lago da Torta, o Lago Seco e a Lagoa da Duna do Funil.

Não sei se você sabe mas tem uma curiosidade sobre o vilarejo de Tatajuba, é de eu ele foi completamente engolido pelas areias, e os moradores do vilarejo tiveram que migrar e reconstruir suas casas.

dunas de tatajuba

Sim, Tatajuba fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Jericoacoara e sua beleza selvagem é preservada com seus lindos cenários de lagoas, dunas e coqueirais.

Falando em dunas, impressiona a Duna Encantada, os guias dizem ser uma das maiores dunas do litoral do Ceará e que há um navio pirata soterrado nela J.

camocim selvagem

Se tiver tempo e disposição você pode chegar até Jericoacoara cruzando de balsa um braço de mar lá em Tatajuba, Camocim.

+ Passeios e encantos de Camocim…

orla de camocim

Antes de listar as praias de Camocim, uma dica, a maioria das praias de Camocim não possui sinal de celular e de internet, então aproveite a desplugada e curta a vida simples, o sol e o mar…

#Encantos de Camocim.1: A Ilha do Amor

barco ancorado nas areias

Vamos começar pela romântica (no estilo Lagoa Azul) Ilha do Amor, a ilha é um dos cartões postais de Camocim, bem em frente à praia de Barreiras, as margens do Rio Coreaú.

São manguezais e lagoas, e você precisa fazer a travessia do Coreaú para chegar a Ilha do Amor.

manguezais de camocim

Você pode ir de barco, tem barcos fazendo a rota lá na Avenida Beira-Mar (valor acessível), ou balsa (mais caro), mas se estiver de 4×4 e topa atravessar o Coreaú, tem uma travessia com cerca de dez minutos.

#Encantos de Camocim.2: A Praia do Maceió

barco ancorado na praia

A Praia do Maceió é uma famosa vila de pescadores da região, a praia é uma longa faixa de areia envolta em dunas, jangadas repousam nas sombras dos coqueiros, ao fundo as aguas claras do mar sereno da praia de Maceió.

#Encantos de Camocim.3: Camocim colonial

casas a beira mar de camocim

A cidade de Camocim é uma cidade portuária de longa data, a pesca é muito presente na região, por isso, existe uma arquitetura colonial nas fachadas antigas, você pode começar por aí, em um passeio rápido pela cidade de Camocim.

#Encantos de Camocim.4: Barra dos Remédios

navegando no mar esmeralda

Eu já falei dela lá em cima neste post, a praia da Barra dos Remédios é um passeio que eu gosto muito, entre tantos motivos, fica lá no caminho para a Duna Dourada, uma das mais altas dunas do Ceará.

Toda a região é composta por dunas de areia móveis, por isso os cenários mudam constantemente, reservando surpresas a cada vez que retorno lá.

#Encantos de Camocim.5: Rio Coreaú

rio coreaú

Um relaxante e delicioso passeio de barco nas águas do Rio Coreaú com suas belezas diversas espalhadas em ilhas ao longo percurso do rio.

Mas o estuário do Rio Coreaú também é diversão para quem curte esportes náuticos.

E claro tudo com a farta beleza da fauna e das salinas dos manguezais.

#Encantos de Camocim.6: Lagoa da Torta

lagoa da torta

Essa é a parte boa! Comida saborosa com gostinho de mar, peixes suculentos e outros petiscos tropicais às margens da lagoa de água doce e límpida.

A Lagoa da Torta é ainda rodeada por dunas, cajueiros, carnaúbas.

Você tem muitas opções de pratos por lá, são camarões, lagostas, peixes grelhados e ainda uma cerveja gelada em uma rede dentro da lagoa, tá bom assim ou quer mais?

Pois tem sim, faça um passeio de canoa ou se jogue ao vento com os praticantes do kitesurf.

Camocim de praias longas e histórias de mar

kitesurf em camocim

A rústica e litorânea Camocim fica mais ou menos 350km de Fortaleza e é vizinha da badalada vila de Jeri.

É comum uma parada em Camocim quando você esta fazendo a belíssima Rota das Emoções (Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses), na bela Ilha do Amor.

Uma coisa que gosto muito em Camocim são as histórias, afinal, é terra de tradição pesqueira. O que não falta são histórias e pescadores… Sim, e uma enorme abundância de peixes e mariscos.

Aproveite parte da manhã para rodar entre as jangadas ancoradas carregadas de peixes e conversas dos pescadores…

Culinária praiana de Camocim

culinaria praiana

Você que gosta de culinária litorânea vai se deliciar com os sabores de mar que a cidade oferece.

E nem precisar rodar muito, afinal a cidade vive da pesca.

Hotéis e pousadas em Camocim

Quanto a hotéis e pousadas Camocim tem uma boa variedade, não é difícil achar um hotel aconchegante pousada maneira. Inclusive com hotéis de padrão internacional.

entrada para o mar

Concluindo

Camocim é um lugar lindo, divertido e repleto de imensidões desertas de praias e dunas. Vale muito a viagem e os passeios de buggy e nada de sinal de internet e celular viu. Assim você aproveita ao máximo os dias calorosos e refrescantes dos ares de Camocim.

Eu ia esquecendo, o artesanato e o folclore do lugar são lindos. Visite as barraquinhas e a feira, se for seu estilo.

Você pode encontrar mais informações no link da prefeitura.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comment

  1. Passeio de Buggy no Cumbuco [Bom Demais] (2019)

    […] Todo dia é bom para passear de buggy mas entre os meses de fevereiro à julho os ventos alísios sopram na região, favorecendo outras aventuras e esportes, e isso lembra as praias selvagens de Camocim. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *