Cumbuco é Brisa do Mar e Festa do Sol

Pertinho da animada Fortaleza e ainda mais pertinho do céu, Cumbuco é um prazer. Gente descolada, belezas naturais, desportistas, vento, ondas, dunas, passeios de buggy, kite…

dados da praia de cumbuco

Eu sempre vou para Cumbuco, gosto das tarde ensolaradas e das noites quentes e enluaradas nos barzinhos e quiosques em volta da pracinha, sem falar nas dunas e no kite surf.

Um rolezinho noturno básico em Cumbuco pede um drink no Madame Tequila, um giro no Laranja Mecânica, e um bom prato no Muda.

Claro que o mar é uma delícia, mas aí não é novidade, porque praticamente 90% da orla do Ceará tem um mar delicioso e praias exóticas e suculentas.

Quando a gente fica em frente ao mar…

praia de cumbuco

Vem que Cumbuco tem…

O vilarejo é bem assim: casas, pousadas e hotéis se misturam com dunas e coqueiros nas pequenas ruas da cidade. Até mesmo área de camping, se preferir, você encontra no Cumbuco. Nisso Cumbuco lembra um pouco Taíba, que fica pertinho inclusive.

cumbuco, vista aerea da orla

Existem empresas que fazem passeios diariamente de 1 dia para Cumbuco, custa em média (jan/2019) R$ 35,00 e você pode reservar o passeio, aproveite e conheça também um dos melhores passeios de buggy do Ceará.

Sim, tem uma praia muito boa para surf – a Praia do Pico das Almas.

Já para os fãs dos passeios de lancha, jet e caiaque as lagoas do Banana e Parnamirim são os points. Mas se sua praia é kite e wind chegue na Barra do Cauípe, divisa entre Cumbuco e Pecém.

A Barra do Cauípe fica a esquerda da praia, no sentido contrário a Fortaleza. É o point do kite surf assim como Lagoinha, Guajiru e Icaraizinho de Amontada também são.

A praia de Cumbuco tem seus segredos

rio cauípe, no Cumbuco

Privilegiado pela diversidade ecológica do local, por meio de imensas dunas, lagoas e vegetação nativa, a região oferece inúmeras atividades de lazer: surf, kitesurf, windsurf, sandboard, stand up paddle, skibunda, passeio de buggy, passeio de jangada, passeio a cavalo, quadriciclo, banana-boat, jet ski, entre outras opções.

Também tem ótimos restaurantes, pousadas e hotéis. Você pode conferir hotel em promoção no Cumbuco no site do Hotel Urbano, o link te leva até lá.

#dicas rápidas

#1 – Ao lado da ultima barraca da Barra do Cauipe tem uma escolinha de kite, se você está querendo começar a praticar, vale conhecer, eles também alugam equipamentos.

#2 – Descendo a Lagoa das Cristalinas no sentido CE-085 você encontra diversas trilhas para caminhadas no meio da mata nativa usadas pelos moradores da região.

#3 – Só tem 1 mercantil de médio porte em Cumbuco, então o preço é salgado, se vier para passar um fim de semana em uma casa alugada traga as compras de Fortaleza.

#4 – Você encontra bugueiros na Lagoa das Cristalinas, o preço dos passeios é tabelado, e você pode adquirir pela internet os passeios neste link ou pessoalmente (à vista).

#5 – No alto da maior duna das Cristalinas tem uma tirolesa e perto da ponte um tobogã improvisado.

Nas areias de Cumbuco cada pequena coisa fica bem

dunas de areia no Cumbuco

Sabe aquele passeio de buggy com tudo que tem direito? Com adrenalina rolando nas altas dunas de areia branquinhas. Pois bem, passear de buggy nas dunas do Cumbuco é garantia de sucesso, corre lá.

Inclusive Cumbuco tem a fama de ter emocionantes passeios de buggy nas dunas, um dos melhores do Ceará, ao lado de Icapuí, Jericoacoara e Morro Branco.

dunas de areia no Cumbuco

Como também só relaxar de frente ao mar, só ouvindo o ronco do mar.

Agora, se você gosta de trekking, tem uma trilha por cima das dunas que vai do Cumbuco, passando pelas Cristalinas e Barra do Cauípe, até o Porto do Pecém, o percurso é curto, mas muito exigente.

Surfando nos ventos de Cumbuco

kitesurf na barra do Cauípe

Mas claro que o carro chefe é o Kitesurf, a região oferece ótimas condições para o kite.

A dica é seguir ir para a Barra do Cauípe, ponto de encontro certo da moçada do kite.

Isso porque as águas que descem do Lagamar do Coité/Coqueiros vêm serpenteando entre dunas de vegetação nativa e morros brancos até desaguarem mansamente na barra.

lagamar dos Coqueiros

Lá se forma uma lagoa natural rasa (média de 1,5m de profundidade) que garante ótimas manobras para os kitesurfistas.

Te indico a dar uma olhada neste link com um super roteiro de praias de Fortaleza, tem muitas praias excelentes para o kite.

Cumbuco Acqua Beach é daquele jeito

cumbuco acqua beach

O Acqua Beach é muito procurado, principalmente por famílias, o ambiente do parque tem aquele clima de diversão e costuma agradar seus visitantes.

Apesar de não ser grande, o Acqua tem 3 mil m², oferece muitas opções de diversão para o lazer e vale sim passar um dia por lá. A meninada adora, é claro.

Cumbuco Beach Manolo!

coqueiros na beira do mar

Finalzinho de tarde um banho de mar e uma paquerada na lua ouvindo Criolo de alguma barraca ao fundo, e você sente que o prazer de mais um dia no Cumbuco praia.

E assim o sábado vai levado pelo vento forte daqui. Na próxima eu vou até a Lagoa do Banana, e atualizo o post aqui. Mas tá tudo bem, é sempre bom voltar.

Concluindo

Não é à toa que os kitesurfistas nacionais chamam Cumbuco de “A Princesinha do Kite” porque mar, vento, vibe, diversão, positividade e estilo estão todos lá, e bem fartos.

Em relação a hospedagem no Cumbuco sites como tripadvisor e booking, tem muitas opções de resorts, hotéis e pousadas.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *