Praias de Fortaleza: Flecheiras

Flecheiras no Ceará é uma das lindas praias de Trairi, sendo a tríplice beleza do litoral de lá, junto com a Praia de Mundaú e a Praia de Guajiru. Flecheiras fica no meio da rota para Jericoacoara.

Ao contrário de Paracuru, que é uma praia movimentada e cheia de ritmo, ou a vizinha e charmosa Praia de Lagoinha, Flecheiras se destaca não só pela beleza tropical mas também pela tranquilidade.

Assim como a maioria das praias da região, Flecheiras, que fica quase 140 km de Fortaleza, é uma antiga vila de pescadores rodeada de dunas e coqueiros tendo o mar esmeralda de águas mornas e com piscinas naturais.

Flecheiras é linda toda, toda linda ela

praia de flecheiras - flickr

A praia de Flecheiras possui uma área de arrecifes que pode ser visitada pela praia, mas é melhor levar chinelos, a praia é maravilhosa, garanto. Limpa e preservada, areias brancas e finas, com cenários bem tropicais formados por coqueiros, dunas, jangadas, recifes de corais e parque eólico.

Flecheiras tem algumas, porém boas, barracas e restaurantes perto do mar (tem bons restaurantes no centro também), então dá para curtir o dia de tranquilidade e beleza da praia ao sabor do vento e da maré.

dunas e coqueiros nativos de flecheiras, no trairi - flickr

A estrutura de Flecheiras é a melhor das praias do Trairi, com restaurantes requintados, pousadas e hotéis mais sofisticados, um melhores hotéis do Ceará esteja na vizinha Guajiru ou não ter locadoras de veículos, para aluguel de carros a RentCars oferece ótimas ofertas de aluguel de carros em Fortaleza.

Dicas de passeios e o que fazer em Flecheiras

vista da orla deflecheiras no trairi - flickr

Piscinas naturais de Flecheiras – Na maré baixa, os arrecifes de Flecheiras surgem com inúmeras piscinas, aproveite para se refrescar porque o banho é ótimo.

Caminhada na praia – A tranquilidade de Flecheiras é quase um convite para longas caminhadas a beira do mar, em sua orla larga e encantadora.

Kite surf na Praia de Guajiru – Simplesmente uma das melhores praias do mundo para o kitesurf, sem falar na beleza extrema de lá, que só pela natureza exuberante merece a visita.

Kite surf na Praia de Emboaca – Uma prainha rústica, com uma larga faixa de areia, tem o vento e o mar em condições perfeitas para o kitesurf.

Relaxar nas barracas de praia – A maioria das barracas de praia de Flecheiras são bonitas e bem ornamentadas, sendo uma ótima opção para você passar o dia recarregando as energias, e talvez, para sua surpresa, a noite é agitada nos finais de semana.

Passeio de catamarã no Estuário do Rio Mundaú – A praia de Mundaú é vizinha a Flecheiras, é uma praia mais selvagem e além das dunas tem o Estuário do Rio Mundaú onde acontecem passeios de catamarã.

A pousada Caboco Sonhadô organiza a maioria dos passeios, pela manhã nos arrecifes de Mundaú ou no pôr do sol pelo manguezal e dunas.

Fique ligado que alguns destes passeios só acontecem em algumas fases da lua por conta da maré.

vendo a praia de flecheiras dentro do mar

Passeio de quadriciclo até Lagoinha – Uma esticada até a charmosa Praia de Lagoinha é bom demais, a praia é um dos cartões postais do Ceará, e no percurso você passa pela Lagoa das Almécegas, a terceira maior lagoa do estado todo o percurso é feito dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental).

Passeio na Lagoa das Almécegas – Se decidir ir até Lagoinha, aproveite e passe pela Lagoa das Almécegas, é linda, repleta de natureza e aventuras. Basicamente ela se divide em duas partes, uma popular e outra mais requintada.

Dicas rápidas sobre Flecheiras

jangada na praia - flickr

É bom lembrar que a praia é região de arrecifes, então nem todo lugar é bom para banho de mar, exceto na maré baixa, quando o mar se acalma e as pedras ficam visíveis e as piscinas se formam.

Como já te disse, Flecheiras tem a melhor estrutura das praias do Trairi (apesar do badalado Zorah ficar na vizinha e encantadora Guajiru), com boas opções de hospedagem do tipo Pé na areia e Pé na calçada.

Uma consulta rápida em sites de hospedagem como o Clube Hurb do Hotel Urbano e você encontra hotel e pousada com diferentes faixas de preço e estilos, inclusive o Hard Rock Hotel esta sendo construído na vizinha Praia de Lagoinha.

A cidade também conta com boas opções de restaurantes, bares e quiosques para todos os bolsos e gostos. O comércio de Trairi é desenvolvido e você encontra por lá o que não achar em Flecheiras.

Praias paradisíacas

torres eolicas na praia de flecheiras, trairi - flickr

O litoral cearense tem lindas praias, e Flecheiras, no Trairi, fica próximo de várias delas, por isso, se for parar ficar mais que um dia escolha visitar algumas delas, são praias paradisíacas e de fácil acesso.

Como a estonteante Paia de Icaraizinho de Amontada, cerca de 90 km de Flecheiras, Lagoinha (65 km), Paracuru (77 km) Guajiru (4 km) Mundaú (15 km), a inesquecível Jericoacoara (190 km) e Cumbuco (115 km).

cenarios de dunas e coqueiro trairi - flickr

Todas estas praias listadas acima tem infraestrutura para todos os bolsos. Sim, Jericoacoara também tem, na Padaria Central de Jericoacoara, por exemplo, você pode almoçar por R$ 15,00 (10/2019) um self service simples com peixes (as vezes até camarão), Jeri tem até área de camping.

Inclusive, essa é uma das qualidades que me atrai muito pelas praias de Fortaleza, porque independente de quanto você pode gastar, você encontra sempre opções para o lazer em uma praia do Ceará.

Caro que o Ceará é um dos destinos mais desejados no Brasil quando o assunto é praia. São praias paradisíacas com muitas dunas, coqueiros, mata nativa, mar de águas morninhas e sorrisos.

Praia de Flecheiras

jangadas estacionadas - flickr

Muitos consideram a Praia de Flecheiras como uma das mais bonitas do litoral cearense, e geralmente costumam citam a tranquilidade, os cenários com dunas e coqueirais e as águas cristalinas em seus comentários.

Os recifes da praia ainda ajudam a deixar Flecheiras ainda mais bonita na maré baixa quando formam refrescantes piscinas naturais, sendo que do outro lado da praia (sentido oeste), os kitesurfistas e surfistas aproveitam as ondas e os ventos do Ceará para manobras radicais.

No mais, pequenas enseadas como a Praia dos Anjos ou Emboaca, pra citar duas, são pequenas prainhas cheias de belezas naturais que se espalham pelo litoral de Flecheiras.

Por isso sugeri lá em cima uma longa caminhada pela orla, vale a pena demais.

a longa faixa de areia de flecheiras - flickr

Sim, Trairi é uma região de pesca, então os peixes e crustáceos oferecidos pelos restaurantes vem de á mesmo, garantindo um excelente sabor de ingredientes frescos e preços razoáveis.

A culinária do litoral inclusive é, no geral, de boa qualidade, hotéis renomados e restaurantes requintados também fazem do destino uma excelente opção de lazer ou férias. Você pode consultar por hoteis ou pousadas nos links marcados que te levam ao site do Hotel Urbano.

E Flecheiras é isso mesmo, muita atrações naturais em meio a praias paradisíacas com cenários tropicais encantadores.

Outras dicas

prai dos anjos, flecheiras - flickr

Se for de Fortaleza para Flecheiras dê um giro na praia de Cumbuco, é uma das mais populares praias de Fortaleza, badalada e cheia de vida, é considerada uma das melhores praias do Brasil para o kite surf. Também tem um dos melhores roteiros de buggy.

E se for para Jericoacoara, passe em Flecheiras antes, desça até Icaraizinho de Amontada ou até a Praia da Baleia e depois siga para Jeri. Será como estar rodando no Paraíso.

Um paraíso de belezas naturais e sol ardente, rústico e ao mesmo tempo. Flecheiras também é cenário do romântico Orixás Art Hotel, à beira mar da Praia de Flecheiras, o hotel é de encher os olhos.

Concluindo

A 140 km de Fortaleza, Flecheiras é um paraíso tropical no Ceará com suas paisagens típicas de cartão-postal, onde dunas brancas e coqueiros nativos circulam por toda a orla, onde o mar e o vento compõe uma parceria alegre e relaxante ao sol. Não é a toa que a praia seja considerada uma das mais bonitas do Ceará.

O link a seguir te leva para a compra de um passeio (saindo de Fortaleza) para as Praias de Flecheiras e Mundaú – se você desejar conhecer mais as Praias de Fortaleza, acesse no link e veja mais alguns bons passeios pelas praias do litoral do Ceará.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comentário

  1. Guaramiranga [Natureza, Camping, Romances…] – 2019

    […] ver mais roteiros e dicas de passeios pelo Ceará? Como a linda e verde Praia da Baleia, ou Flecheiras, no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *