Guaramiranga: Natureza, Para Aventuras ou Romances

Guaramiranga é uma cidadezinha encravada no Maciço de Baturité, fica bem no meio de uma faixa de mata atlântica, em uma reserva ecológica. A Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité.

Mas o legal mesmo de Guaramiranga é que:

Guaramiranga - dia nublado

Você quer romance? Tem. Tem muito romance nas pequenas ruas da cidade que oferecem passeios curtos, como o passeio para a pousada dos monges capuchinhos.

Você quer aventura? Tem. Muitas cachoeiras, 2 áreas de camping, trilhas e mirantes se espalham na cadeia de montanhas.

Você quer natureza? Tem. A serra de Guaramiranga é repleta de natureza, reduto de aves, pequenos mamíferos, flora abundante e rios que serpenteiam pedras e raízes.

O lado romântico de Guaramiranga

Guaramiranga - chuva na cidade

Então tá, primeiramente, a subida da serra já te faz colar mais perto de quem você gosta. Principalmente de Baturité à Guaramiranga.

O ideal é subir a serra sem pressa, aí vocês podem visitar o Mosteiro de Baturité com seus lindos jardins, logo após a saída da cidade.

Mosteiro de Baturité - jardins
Mosteiro de Baturité – jardins

Quando chegar na cidade, três passeios curtos são ótimos para circular durante o dia, suba até a Pousada dos Capuchinhos, vá cedo do dia passear com seu amor no pequeno e charmoso jardim ouvindo canto gregoriano ao fundo.

Jardins dos Capuchinhos - Guaramiranga
Jardins dos Capuchinhos

Depois desçam até o restaurante Manjericão e faça uma sessão de fotos no lago, volte pela Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – ou Igreja da Gruta – caminhando devagar nas escadarias, vale pausas para beijinhos.

Guaramiranga - Restaurante Manjericão

Caso seja sua primeira vez em Guaramiranga você perceberá que tudo começa e termina na pequena praça matriz da cidade.

Dependendo do horário, aproveite um bom chocolate quente.

No fim da tarde aproveite para ver o pôr do sol no Pico Alto, é lindo.

Guaramiranga - Pôr do sol no Pico Alto

A noite toda a cidade de Guaramiranga vira um convite ao romance

Guaramiranga - noite

Os restaurantes da praça abrem suas portas… sim, antes, uma dica.

A cidade tem uma rua principal e praticamente tudo acontece nela ou no entorno dela, então deixe o carro estacionado e vá caminhando.

Certo, o site Tripadvisor listou segundo seus usuários os melhores restaurante de Guaramiranga, confira.

Olhe, Guaramiranga tem um clima gostoso, 16º, 18º graus a noite e muitas opções de restaurantes, mas bater perna na simpática rua principal com um copo de chocolate quente já te deixa feliz.

O lado aventureiro de Guaramiranga

Guaramiranga - aventuras

Uma coisa eu te garanto, Guaramiranga tem muita aventura. Para todos os níveis. A subida mais radical da serra de Guaramiranga é feita pela Ladeira Grande, na rota das serras de Maranguape.

Ladeira grande - Maranguape à Guaramiranga

Tem uma galera de bike ousada que costuma desafiar a subida em grupos. Não é fácil. Aproveite e veja aqui as melhores trilhas de bike em Guaramiranga.

Já na chamada “estrada nova” longboarders descem as ladeiras pro lado do sertão.

Trilhas, Cachoeiras e Camping

Camping Alto da Serra

No Alto da Serra, em Guaramiranga, tem uma área de camping vizinho a cidade, bem na entrada. A outra área de camping é a Lua Azul – Baturité, no Parque das Cachoeiras, no percurso Guaramiranga-Baturité.

Você pode pegar sua mochila, se for este teu nível, e entrar em trilhas de mata densa como a do Portal da Montanha, na vizinha Pacoti.

Trilha do portal da montanha

Ou no Parque das Trilhas fazer umas caminhadas ecológicas com guias e tirolesas. A Trilha do Café no belíssimo sítio Águas Finas, história e aventura caminham juntos nesta trilha.

A serra é realmente cheia de trilhas, para todos os gostos. Como esta de Guaramiranga à Pacoti, Pacoti inclusive é a cidade vizinha.

Quanto as cachoeiras, as mais famosas são:

Cachoeiras da serra de Guaramiranga
  • Cachoeira do Sítio Volta – Pousada Santa Edwirgens (15 m de altura) Baturité
  • Cachoeira do Cipó – Pousada Santa Edwirgens (30 m de altura) Baturité
  • Cachoeira do Perigo – No Sítio Labirinto, Baturité, 10 km de Guaramiranga
  • Cachoeira do Seu Carlinhos – 05 km do restaurante Hofbrauhaus, estrada de Aratuba
  • Cachoeira Poço da Veada – 03 km de Guaramiranga
  • Cachoeira Talita – Pousada Recanto das Cachoeiras
  • Parque das Cachoeiras – Baturité, 08 km de Guaramiranga

Natureza, mirantes e engenhos

mirantes da serra

Como falei antes, Guaramiranga fica em uma Área de Proteção Ambiental – a APA do Maciço de Baturité e abrange ainda Canindé, Caridade, Aratuba, Mulungu, Pacoti, Palmácia, Itapiúna, Capistrano, Baturité, Redenção e Acarape.

Aratuba - Maciço de Baturité

São 32.690 hectares de mata nativa preservada. O Pico Alto, na localidade de Pernambuquinho (Guaramiranga) é o 2º ponto mais alto do Ceará, com 1.114m de altitude. Por isso todo o Pico Alto serve como um mirante para o sertão.

Pico Alto - Guaramiranga

Mas na estrada de Mulungu para Aratuba tem ainda mais dois belos mirantes com vista privilegiada das serras.

Aliás, aproveite e vá em Aratuba (cerca de 25min de Guaramiranga) visitar o engenho da cachaça Pingo de Ouro, o engenho é muito interessante.

Concluindo

Não importa o motivo para visitar Guaramiranga, é sempre um prazer a mais a ser descoberto seja na pequena cidade, seja na grande serra. E por falar em serras grandes, você conhece Ubajara?

Bom, é melhor você inventar um motivo qualquer para curtir boas histórias na serra, e vá até Pacoti. A vida agradece. P.s. A gente se vê por lá. Mas caso prefira sertão, olhe este post sobre Juazeiro do Norte.

Quer ver mais roteiros e dicas de passeios pelo Ceará? Como a linda e verde Praia da Baleia, ou Flecheiras, no Trairi.

Por fim, alguns extras: Que tal Um Passeio Romântico em Guaramiranga, ou Um Passeio de Buggy em Cumbuco, quem sabe talvez Um Passeio de Veleiro em um Sábado de Sol em Fortaleza ou mesmo a verde Praia da Baleia lhe agrade mais.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comentário

  1. O que fazer em Juazeiro do Norte [2019] – Locais religiosos e arte popular

    […] é que o relógio além também marca dia, mês e fases da lua. A cidade é quente, o oposto de Guaramiranga e Ubajara, então ande com […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *