Você Conhece as Belezas das Praias de Icapuí?

#Antes de tudo: Cumpra as regras e indicações sanitárias em relação ao Covid-19

Se tem uma coisa que me encanta aqui no litoral do Ceará é a variedade de praias, como a Praia de Icapuí, uma praia muito linda, muita mesmo, e bem diferente de praias como Lagoinha, Fortim, Icaraizinho de Amontada ou Guajiru, sem nem ir muito longe pra a lista não ficar enorme.

E é isso! São praias selvagens (Camocim), praias requintadas (Morro Branco), praias nativas (Taíba), praias para kitesurf (Paracuru) e a joia rara de Jericoacoara… afinal são 600 km de praias!

Quanto a Icapuí, ela faz parte da chamada “Rota das Falésias” um roteiro belíssimo e emocionante repleto de dunas, desfiladeiros e muitas praias exóticas e desertas.

A paz e a natureza de Icapuí

icapuí - por do sol na praia - fonte: flickr

Icapuí é a última praia do litoral cearense no lado Leste, seu estilo agrada famílias pela tranquilidade e mochileiros que apreciam praias distantes e fora do eixo convencional do turismo.

Com seu mar esmeralda e com suas falésias multicoloridas, que seguem toda a orla, entre coqueiros e paisagens pitorescas, Icapuí se apresenta como um destino tropical dos mais bonitos do litoral do Ceará, com ótimos passeios de buggy.

casa de pescador em icapuí - flickr

Icapui possui cerca de 16 praias, entre prainhas e pontos de pesca, em mais de 40 km de litoral na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte.

Lar de praias de tirar o chapéu como a Praia da Redonda e Requenguela, a mais ou menos 60 km de Canoa Quebrada e a 55 km de Aracati, Icapuí conserva muita natureza em estado puro como os labirintos de falésias ou mar (da praia de Requenguela) que recua uns 3 km na maré baixa.

Sim, para os amantes de culinária. Icapuí é a terra da lagosta, e a Praia de Redonda o ponto de partida da pesca feita por manzuás (uma gaiola artesanal de pesca) mar adentro. A lagosta é tão presente na região que acontece todo ano o Festival da Lagosta, no mês de junho.

Hospedagem em Icapuí

hotel na praia de tremembé

Um tipo de turismo muito comum em Icapuí é o Turismo Comunitário, quando a hospedagem é feita em casas de pescadores e pousadas participantes da Rede Tucum de Turismo Comunitário, com o mínimo de interferência possível no lugar.

Como também existe pousada e hotel em Icapuí com boa estrutura e de diferentes estilos para você escolher.

Dê preferencia a um hotel na Praia da Redonda ou pousada na Praia da Peroba porque estas duas praias dispõe da melhor infraestrutura de Icapuí.

O Clube Hurb oferece muitas opções de hotel em Icapuí, como também pousada em Icapuí basta acessar os links para consultar preços e fazer sua reserva de hospedagem.

Passeios, trilhas e histórias de Icapuí

barcos no mar de icapuí - flickr

O melhor passeio em Icapuí é o passeio de buggy pelo litoral, mas um bom passeio em Icapuí é a Trilha ecológica pela maior falésia do Ceará, outro passeio muito bom é o de mergulho raso nos corais. A Passarela do mangue de Requenguela, na Estação Mangue Pequeno e os sítios arqueológicos de Icapuí também.

Os passeios nos barcos de pesca de Icapuí também são excelentes, e ótimos para se ouvir muita história do mar.

Por fim, se você gosta de historias e lendas dos tempos dos índios e dos desbravadores europeus, dê uma chegada no museu da casa de Josué Crispim, do filme “Pescador de memórias”.

Passeio de buggy nas falésias de Icapuí

praia de icapuí - flickr

Passear de buggy pelas Praias de Fortaleza é sempre divertido e encantador, principalmente no inicio e no final do dia e em Icapuí não falta é beleza natural para se curtir, e muito!

Pegue um buggyrider e rode pelas dunas e falésias das praias de Barreiras indo até a Garganta do Diabo, um labirinto natural de falésias alaranjadas.

E se puder vá de buggy para as dunas móveis de Ponta Grossa no pôr do sol, é espetacular.

Vale sempre lembrar que os passeios de buggy pelo litoral do Ceará é garantia de aventura e os passeios de buggy nas praias de Icapuí não foge a regra, a única dica é que fique atento quanto ao roteiro e horário do passeio pois a maré influencia na trajetória.

Kite surf nas praias do Ceará

kite surf icapuí

Aqui no Ceará pelo menos 90% do litoral tem as todas as condições para o kite surf, mas algumas praias como Cumbuco, Icaraizinho de Amontada, Paracuru, Taíba ou Jericoacoara tem as condições ideais.

E no Icapuí segue o mesmo caminho como uma das melhores praias de Fortaleza para praticar kite surf, com destaque para a praia de Tremembé.

As 6 principais praias de Icapuí – Ceará

Icapuí é famosa área de pesca de lagostas no estado e no geral possui dois ambientes bem diferentes, de um lado falésias e dunas seguem as praias mais bonitas e do outro manguezais se espalham pela natureza selvagem.

Isso torna Icapuí um destino ainda mais interessante e especialmente lindo e não é a toa que está no Roteiro das Falésias. Inclusive com roteiros agitados tipo Canoa Quebrada ou roteiros tranquilos como os de Camocim.

E estas são as principais praias:

#1. Praia da Redonda

praia da redonda - icapuí, foto flickr

A Praia da Redonda é a praia com maior infraestrutura de turismo, hotéis,  restaurantes e pousadas de diversos estilos e com fácil acesso. É uma das praias repletas de falésias e o pôr do sol da ponte merece uma visita.

#2. Praia de Peroba

praia de peroba

Peroba é uma pequena vila de pescadores com pouca estrutura, não há restaurantes próximos exceto os das pousadas, é muito tranquila e ideal para aqueles passeios mais tranquilos como as viagens em família.

#3. Praia de Ponta Grossa

praia de ponta grossa - flickr

A praia das falésias exóticas e dunas móveis, grandes passeios de buggy e artesanato de encher os olhos. É passagem obrigatória por quem anda pelas praias de Icapuí.

#4. Praia da Requenguela

passarela de requenguela

Uma das praias mais exóticas do litoral, Reguenguela é uma viagem fora de orbita, cercada de mangues e águas calmas tem na maré baixa um fenômeno que recua cerca de3 km o mar.

Mas é na estação ambiental com visitas gratuitas na natureza farta do mangue com uma passarela suspensa por 240 metros por onde se admira sua fauna e flora local o grande atrativo do lugar.

#5. Praia de Tremembé

praia de tremembé

Uma das praias mais tranquilas de Icapuí, a praia de Tremembé com suas areias escuras tem na sua orla o mesmo Atlântico de aguas calmas e quentes de suas vizinhas.

Os pescadores de Icapuí são seus maiores frequentadores e fica um pouco distante.

#6. Praia de Retiro Grande

praia de retiro grande, flickr

Uma pequena vila situada na parte elevada das falésias dá as boas vindas para a Praia de Retiro Grande, a mais relaxante de todas as praias de Icapuí.

É possível ver em alguns pontos de Retiro Grande pequenas fontes de água doce borbulhando no meio da água salgada do mar.

No mais, outras praias como Barreiras, a Praia de Picos ou Barrinhas, donas de beleza natural e encantos merecem atenção.

As lagostas de Icapuí

Eu vou direto ao ponto: Um passeio ou uma viagem à Icapuí precisa ter no roteiro as saborosas lagostas. Você pode saboreá-las em um restaurante típico ou mesmo no festival anual da lagosta (em agosto), só não pode ir a Icapuí e não conhecer a culinária local com seus pratos de lagosta.

Concluindo

Icapuí é uma terra exótica, bela e tranquila. São dias de paz e sol entre falésias, dunas, mar tranquilo, coqueirais e mangues enormes. E tudo com muita natureza e tranquilidade.

É excelente roteiro de férias e apesar da distancia de Fortaleza eu recomendo um final de semana por lá. Na verdade considero imperdível se tua vibe for praias desertas, povo acolhedor e natureza extrema.

Você pode alugar um carro na Rentacars no link a seguir caso decida alugar carro em Fortaleza.

Se deseja por roteiros mais “civilizados” sugiro Cumbuco, a princesinha do kitesurf, Prainha (vizinha do Beach Park) ou Lagoinha uma das praias mais bonitas do Ceará, e claro, a sempre deliciosa Jericoacoara.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...