A Beleza Tropical da Praia de Iguape

A Praia do Iguape é uma daquelas praias vizinhas a Fortaleza que nem parece estar próximo da capital (fica cerca de 30 km) é uma antiga vila de pescadores linda e charmosinha, a pesca ainda é forte, mas a vila cresceu e virou uma cidadezinha de fácil acesso e cheia de natureza paradisíaca.

A Praia do Iguape é uma das praias mais populares do Ceará e seus cenários tropicais não desapontam quem vem em busca de beleza, lazer, diversão e mar.

Iguape fica na beira do mar, entre dunas fixas cobertas por mata nativa e coqueiros, um manguezal, fontes de água e muitas lagoas.

Os encantos da Praia do Iguape

lagamar da praia do iguape, foto de Raphael Bessa Moreira - flickr

Dona de muitos encantos, Iguape possui dunas altas e brancas, lagoas dentro e fora da cidade e manguezais ricos em vida selvagem. O mar de Iguape é forte e com boas ondas para o surf, o banho de mar é sempre melhor na maré baixa que forma piscinas ao longo da praia.

Das lagoas do Iguape a mais famosa é a Lagoa da Encantada, onde a turma desce de Sandboard suas enormes dunas,

duna da encantada na praia do Iguape, foto de Otávio Nogueira - flickr

O carnaval do Iguape também é famoso por aqui e costuma lotar a pequena cidade de foliões pela praia e pelas praças da cidade. Praia querida pelos surfistas pelas ondas fortes Iguape também tem trilhas e outras aventuras. Outro carnaval muito popular no Ceará é o das praias de Aracati.

O gosto dos surfistas por Iguape não é a toa, afinal é aqui onde acontecem etapas de campeonatos de surf tanto local como nacional e até os internacionais.

Mesmo assim, com outros movimentos de turismo e de eventos, a vida dos pescadores artesãos continua diariamente na vila da Praia do Iguape aportando todo inicio de tarde suas jangadas carregadas de pescados frescos do mar.

A vila, a história e a vida

dunas do Iguape, foto de Cynthia Braga - flickr

Parece até mentira que você esta tão perto da 5ª capital do Brasil, porque a Praia do Iguape as vezes parece perdida em um tempo fora do nosso, é um cotidiano tranquilo na beira do mar compartilhado por algumas barracas que colocam tarrafas, um instrumento artesanal de pesca, expostas em suas paredes.

Isso porque o mar e a pesca estão presentes e enraizados na vida e na cultura local, que remonta aos anos de 1600 quando, no começo da colonização no Ceará, sua enseada era ancoradouro de navios piratas.

Essas e outras histórias fazem parte do legado da histórica vila de pescadores famosa não só por sua beleza natural mas também por vários segredos antigos passados de geração à geração dos pescadores do Iguape.

A Praia do Iguape é uma enseada cercada por dunas cobertas por densa vegetação nativa e coqueiros, muitas das grandes dunas possuem bicas de água doce minando em suas bases sendo algumas minerais, as dunas seguem contornando o lagamar do Iguape.

Como a pesca faz parte da cultura local, Iguape possui um ancoradouro  e um núcleo de pescadores. Também tem um núcleo de artesanato de renda cearense.

O carnaval da praia do Iguape

vista do mar de iguape, foto de Denise Alvarez García, flickr

Admito que só fui uma vez para o carnaval de Iguape alguns anos atrás, e sim, foi muito bom, mas não vou com frequência para o Iguape porque prefiro visitar as praias mais afastadas, todavia, o carnaval do Iguape é um dos mais queridos e famosos do Ceará.

O carnaval da Praia do Iguape é bem animado, faz o tipo carnaval de rua, mas é comum festas nas casas de praia alugadas para o carnaval, as barracas de praia também organizam festas e na praça da cidade acontece a brincadeira do mela-mela.

Por ser famoso e querido, os preços, principalmente de aluguel, costumam subir muito na época do carnaval. A dica caso deseje ir para o carnaval do Iguape é fechar contrato bem antes do período carnavalesco.

Hospedagem no Iguape

barco na praia, foto de Otávio Nogueira, flickr

É fácil se hospedar na Praia do Iguape, você tem boas opções de pousadas e hotéis, todavia, por ser vizinha de Fortaleza, os hotéis e pousadas são de pequeno porte e há também uma boa oferta de casas de veraneio.

Uma boa dica é usar sites de hospedagem como o Hotel Urbano que oferece diversas promoções em hotéis de Fortaleza, basta dar uma procurada com calma, estou deixando o link caso precise.

E o Hotel Porto D’Aldeia Ecolodge, que fica na Praia do Iguape, dispõe de passeios para seus hospedes.

Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Barro Preto e Batoque

praia do presidio, foto de erico feitosa, flickr

Iguape é uma das praias de Aquiraz, como Porto das Dunas, Prainha, a Praia do Presídio, a Praia de Barro Preto e a Praia de Batoque.

Porto das Dunas é a mais estruturada e lá fica o famoso Beach Park, possui grandes hotéis e pousadas, bares temáticos e restaurantes muito bons. É uma das praias mais visitadas do Ceará, é linda e bem cuidada, eu já escrevi um post sobre o Porto das Dunas bem aprofundado.

A Praia do Presídio é uma praia longa com mar um pouco agitado, tem uma faixa de mangue antes da entrada da cidade e fontes naturais de água doce. A vila é pequena e a praia conta com barracas de praia e restaurantes. Muito linda e reservada.

Já a Praia do Barro Preto é uma praia pequena com coqueiral, mangues e dunas, sua areia tem pequenos cristais pretos que reluzem ao sol, é bem alternativa e conta com boa estrutura de hospedagem (hotéis, pousadas, chalés) possui área de camping, restaurantes e barracas de praia.

A Praia do Batoque é bem extensa, rústica, possui trilhas nas dunas e também é rica em belezas naturais, como suas vizinhas acima.

Batoque não tem lá uma boa estrutura, e a proposta da praia é a do turismo ecológico mesmo, possui algumas barracas com cardápio de culinária litorânea e muita beleza, como é todo o litoral do Aquiraz.

Iguape… dunas, praias, lagoas

cenario pitoresco de iguape - ce, foto de Otávio Nogueira - flickr

As dunas da Praia do Iguape são famosas pelos tamanhos e beleza, nelas o sandboard é muito praticado, as dunas do Iguape tem por característica serem cobertas por vegetação nativa, como os muricis, comuns na mata litorânea.

Outro detalhe são as fontes de água presente na base de várias dunas que minam água natural pura. Esse manancial acaba por favorecer a manutenção e surgimento (na época das chuvas) de lagoas de vários tamanhos presentes na região.

O mar do Iguape tem ondas fortes e nem toda a praia é boa para o banho de mar, mas como os turistas que frequentam o Iguape em sua maioria são residentes de Fortaleza já são acostumados com o mar, basta você (caso não seja muito intimo de praia) procurar os locais mais frequentados na hora do banho de mar.

Pescador na lagoa do Iguape - foto de Otávio Nogueira, flickr

Embora na maré baixa seja comum a formação de piscinas naturais.

Todo o Iguape é bem conservado e tranquilo, também porque a praia não é rota para nenhum destino turístico famoso como Canoa Quebrada ou Jericoacoara, nem fica as margens da estrada como a belíssima Parajuru ou o encantador Fortim.

Eu diria que a Praia do Iguape é o tipo paraíso tropical escondidinho do litoral nordestino.

Artesanato, culinária e história

prato de culinaria litoranea, foto de aalen, flickr

Famosa região de pesca artesanal e de longa historia desde os tempos dos corsários (Aquiraz foi a primeira capital do Ceará) Iguape possui um lindo trabalho artesanal de renda e o Centro de Rendeiras do Iguape expõe e vende além da renda trabalhos com bordado e labirinto.

O Centro abre todo dia, é fácil de achar, basta perguntar que todo mundo informa, difícil é encontrar no Iguape alguém que saiba os nomes das ruas, é mais fácil descobrir “a rua das rendeiras” do que “a Rua Luís Eduardo Studart”.

Em Fortaleza (sabe o que fazer em Fortaleza?) você encontra peças do artesanato local no CEART que é o centro de referência de artesanato no Ceará.

jangada na praia, foto de Cynthia Braga - flickr

Berço de pescadores, a culinária local é toda baseada em pescados e agricultura familiar, as barracas oferecem cardápios bem parecidos e os peixes frescos fritos na hora acompanhados de baião de dois são excelentes pedidas.

Os restaurantes e os hotéis oferecem, claro, uma culinária mais ampla e também saborosa, mas dependendo de onde pretenda ir, como Batoque, lembre-se que não há muita infraestrutura na região, se você faz o estilo turista explorador leve água, lanches e a sacolinha para recolher seu lixo.

Por ser vizinha a Fortaleza muita gente prefere jantar por Fortaleza mesmo que possui excelentes restaurantes sem falar que a noite fortalezense ferve todo os dias da semana.

Concluindo

Pertinho de Fortaleza, a Praia de Iguape é uma ótima opção de roteiro de férias, muito bonita e atrativa, Iguape fica em uma região litorânea formada por praias com impressionante beleza natural.

Destaque maior para as dunas enormes e exuberantes, as lagoas e as faixas de praia quase desertas, a infraestrutura é satisfatória e a tranquilidade só é perturbada pelo vento. Enquanto as fontes de água doce formam o lagamar do Iguape com um ancoradouro.

Mas eu diria que as dunas são o principal cartão de visitas de Iguape, são dunas fixas altas e com densa vegetação rasteira. E se tiver tempo vale demais conhecer as vizinhas Porto das Dunas, Presídio, Prainha, Iguape, Barro Preto e Batoque em um passeio de buggy.

Falando em passeio de buggy, este post fala sobre o passeio de buggy no Cumbuco e olhe, vale cada minuto, um dos melhores passeios de buggy que fiz.

Porto das Dunas é tão badalada como Icaraizinho de Amontada, Flecheiras, Guajirú, Canoa ou Jeri (no Porto das Dunas fica o Beach Park).

mata nativa do lagamar de iguape, ceara -foto de Raphael Bessa Moreira, flickr

Já Prainha fica ao lado do Porto das Dunas, singela e aconchegante, a Prainha fica na Barra do Rio Catu e o centro das rendeiras de Prainha é famoso e mimoso. A Praia do Presídio é reservada e encantadora, mais rústica e com faixa de mangue tem no seu carnaval sua maior fama.

E é imperdível uma visita a Praia de Barro Preto à barraca Energia Erótica, exótica e humorada, a barraca funciona como uma espécie de museu de fulerages, muito divertido mesmo. Por fim a selvagem Praia de Batoque, linda e tranquila, faz a cabeça dos apreciadores do turismo ecológico, possui algumas barracas rústicas com cardápios da culinária local e petiscos comuns.

Em todos os casos a Praia do Iguape é um roteiro de muita beleza e paz.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *