Passeio na Lagoa das Almécegas [Encantos e brisa do mar]

Essa é para você que curte turismo de aventura e está de passeio em Fortaleza arrume sua mochila e vá agora passear na linda Lagoa das Almécegas, no município de Paraipaba.

Lagoa das Almecegas - barraquinhas

A Lagoa das Almécegas fica localizada na Reserva Ecológica das Pedrinhas

Almécegas é considerada a terceira maior lagoa do estado do Ceará pertence a Reserva das Pedrinhas na APA das Dunas de Lagoinha, assim como também é a Reserva de Sabiaguaba.

Então, todo o lugar é paradisíaco e encantador, com sua entorno cercado de dunas, coqueiros, mata nativa, rios e pequenas lagoas que se formam com água da chuva, sem falar na radical Lagoa do Jegue.

Lagoa das Almecegas - relax

E no meio desse visual incrível muitas trilhas, passeios de buggy e visuais lindos te esperam para você curtir ou explorar, bem ao estilo Caponga.

Lagoa do Jegue - Rserva das Pedrinhas, Lagoinha-CE

Já a conhecida e apreciada pelos kitesurfistas (falando em kite, vc já foi na Taíba?) Lagoa do Jegue é ideal para a pratica de kite, tem uma trilha usada pelos nativos às margens da Lagoa que te levam até a Lagoa da Almécegas.

Praticamente em cada curva você se deslumbrará com as dunas de areia branca e pequenas lagoas que surgem no caminho e esses cenários me lembram de Beberibe.

Lagoa das Almecega - barcos para passeios

Trilhas, bicas, passeios e relax

O que fazer na Lagoa das Almécegas

  • Passeios de buggy, os passeios devem ser agendados antes, e saem da vizinha Lagoinha percorrendo as belas dunas e falésias coloridas do da reserva
  • Passeio no pau-de-arara saindo da Praia de Lagoinha, também precisa ser checado antes, para evitar frustação
  • Passeio de catamarã, não precisa de reserva e atende de acordo com a disponibilidade, o barco sai de um pequeno píer ao lado da vazante da lagoa
  • O banho na lagoa é muito gostoso por conta das águas mornas, límpidas e tranquilas
  • Área de camping. Para quem curte camping existem ótimos locais para armar sua barraca e passar o dia se divertindo
  • Passeio a cavalo, também saindo da praia de Lagoinha
Estrutura da Reserva das Pedrinhas

E tem mais! Existem bons restaurantes e muitas barracas ao redor da lagoa, com peixes fritos e outras delícias da culinária local, se você quiser apenas curtir o dia tem barracas que oferecem redes para você relaxar ao sabor do vento fresco que vem do mar.

Lagoa das Almecegas - redes para relaxar

A Lagoa da Almécegas é cercada de lindas paisagens, é tranquila e fica pertinho da praia de Lagoinha

Por essas e por outras vale muito o passeio a Lagoa das Almécegas, e se puder, finalize o dia na Praia da Lagoinha, uma das mais belas praias do Ceará, com excelente estrutura e restaurantes.

Lagoa das Almecegas - Pier

DICA DE AVENTURA: Se tiver tempo e curte praias selvagens vá até a praia do Capim-açu, a praia só tem um acesso e não é fácil chegar lá, mas vale muito a aventura.

Aventure-se e bom passeio! Vou deixar um link de um passeio de veleiro na orla de Fortaleza, muito bom este passeio, olha lá.

E para quem curte praias lindas e exóticas veja este link da maravilhosa Praia de Barra Nova, o camaleão do mar.

Concluindo

Passar um dia na Lagoa das Almécegas é muito bom, dá para relaxar e se divertir muito nas águas mansas e refrescantes das Almécegas. Bom para passeios em família. Vá conhecer.

E caso curta praias exóticas, vá na Praia de Barra Nova,

Finalizando, vale conhecer também o vizinho Estuário do Rio Mundaú – Trairí e se quiser ir longe vá no Icaraizinho de Amontada, é perfeito!

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *