#Antes de tudo: Cumpra as regras e indicações sanitárias em relação ao Covid-19
Cuide-se
Essa é para você que curte turismo de aventura e está de passeio em Fortaleza arrume sua mochila e vá agora passear na linda Lagoa das Almécegas, no município de Paraipaba.

A Lagoa das Almécegas fica localizada na Reserva Ecológica das Pedrinhas
Almécegas é considerada a terceira maior lagoa do estado do Ceará pertence a Reserva das Pedrinhas na APA das Dunas de Lagoinha, assim como também é a Reserva de Sabiaguaba.
Então, todo o lugar é paradisíaco e encantador, com sua entorno cercado de dunas, coqueiros, mata nativa, rios e pequenas lagoas que se formam com água da chuva, sem falar na radical Lagoa do Jegue.

E no meio desse visual incrível muitas trilhas, passeios de buggy e visuais lindos te esperam para você curtir ou explorar, bem ao estilo Caponga.

Já a conhecida e apreciada pelos kitesurfistas (falando em kite, vc já foi na Taíba?) Lagoa do Jegue é ideal para a pratica de kite, tem uma trilha usada pelos nativos às margens da Lagoa que te levam até a Lagoa da Almécegas.
Praticamente em cada curva você se deslumbrará com as dunas de areia branca e pequenas lagoas que surgem no caminho e esses cenários me lembram de Beberibe.

Trilhas, bicas, passeios e relax
O que fazer na Lagoa das Almécegas
- Passeios de buggy, os passeios devem ser agendados antes, e saem da vizinha Lagoinha percorrendo as belas dunas e falésias coloridas do da reserva
- Passeio no pau-de-arara saindo da Praia de Lagoinha, também precisa ser checado antes, para evitar frustação
- Passeio de catamarã, não precisa de reserva e atende de acordo com a disponibilidade, o barco sai de um pequeno píer ao lado da vazante da lagoa
- O banho na lagoa é muito gostoso por conta das águas mornas, límpidas e tranquilas
- Área de camping. Para quem curte camping existem ótimos locais para armar sua barraca e passar o dia se divertindo
- Passeio a cavalo, também saindo da praia de Lagoinha

E tem mais! Existem bons restaurantes e muitas barracas ao redor da lagoa, com peixes fritos e outras delícias da culinária local, se você quiser apenas curtir o dia tem barracas que oferecem redes para você relaxar ao sabor do vento fresco que vem do mar.

A Lagoa da Almécegas é cercada de lindas paisagens, é tranquila e fica pertinho da praia de Lagoinha
Por essas e por outras vale muito o passeio a Lagoa das Almécegas, e se puder, finalize o dia na Praia da Lagoinha, uma das mais belas praias do Ceará, com excelente estrutura e restaurantes.

DICA DE AVENTURA: Se tiver tempo e curte praias selvagens vá até a praia do Capim-açu, a praia só tem um acesso e não é fácil chegar lá, mas vale muito a aventura.
Aventure-se e bom passeio! Vou deixar um link de um passeio de veleiro na orla de Fortaleza, muito bom este passeio, olha lá.
E para quem curte praias lindas e exóticas veja este link da maravilhosa Praia de Barra Nova, o camaleão do mar.
Concluindo
Passar um dia na Lagoa das Almécegas é muito bom, dá para relaxar e se divertir muito nas águas mansas e refrescantes das Almécegas. Bom para passeios em família. Vá conhecer.
E caso curta praias exóticas, vá na Praia de Barra Nova,
Finalizando, vale conhecer também o vizinho Estuário do Rio Mundaú – Trairí e se quiser ir longe vá no Icaraizinho de Amontada, é perfeito!