Alegria, Ventos e Lençóis de Paracuru

Paracuru é uma praia simples, verde, bonita e com muito alto astral. Talvez as 3 praias mais animadas do Ceará sejam Jericoacoara, Canoa Quebrada e Cumbuco, claro, sem contar com a Praia do Futuro. Mas Paracuru não fica atrás, não mesmo.

A antiga vila de pescadores virou uma cidade até grande no litoral cearense, e é uma das praias mais procurados aqui no Ceará.

Paracuru é ótimo para passar um fim de semana, um dia, algumas horas. E não é incomum algum desavisado chegar, se encantar e ficar.

Um pouco sobre Paracuru

enseada da praia de paracuru

A praia de Paracuru é extensa, cheia de áreas de mata nativa, recifes e boas ondas. E é muito tranquila. Eu mesmo acabei ficando por aqui, estou morando em Paracuru a alguns dias e estou bem animado 🙂

Não só pelas belas praias, como a linda Barra do Rio Curu, que é disparado um dos melhores banhos de mar do litoral do Ceará, mas também pelos sorrisos e pela rotina bem tropical da cidade.

#Paracuru – a cidade a beira do mar

vista da cidade de paracuru

O município de Paracuru possui quase 300 km² com uma média de 30mil habitantes. A cidade é limpa, razoavelmente organizada e a noite tem boas opções de paladar.

Em relação a infraestrutura de Paracuru, eu considero boa, você encontra bons bares, restaurantes, pizzarias, comidinhas de rua (principalmente no entorno da praça principal).

pracinha da cidade

Já quanto a hospedagem, as pousadas e hotéis de Paracuru são diversos e aconchegantes.

#Paracuru – os passeios

vista aerea do mar e da cidade de paracuru

Um passeio legal para você é andar de barco pelo Rio Curu, leve seu celular carregado porque a beleza do lugar vale inúmeras selfies.

E você tem muito o que fazer por aqui, porque assim, igual a maioria das praias do Ceará, no Paracuru o kitesurf, surf, windsurfe, trilhas e bikes tem inúmeras áreas de ação.

barraca de praia no paracuru

A dica é: Vá para o lado da Praia da Pedra Rachada. Barracas com boa estrutura te esperam por lá.

Fica a 2km da cidade, no sentido Fortaleza (Leste)

Se tiver tempo, vá em uma das várias lagoas e matas nativas, tanto do lado que vai para Jardins (São Gonçalo do Amarante), como para a vizinha Paraipaba (Praia de Lagoinha).

Você vai se surpreender com elas.

orla da praia

E claro que na região tem também ótimos passeios de buggy, como nos de Cumbuco, credenciados para se aventurarem nas grandes dunas brancas. 

#Paracuru – um pouco de história

igreja matriz de paracuru

A primeira batalha registrada entre europeus e indígenas em terras brasileiras aconteceu em Paracuru, no confronto entre os temidos índios Tremembés e a expedição de Vicente Pinzón, às margens da foz do rio Curu.

A vila ancestral de pescadores foi engolida pelas areias amareladas das dunas de Paracuru, os pescadores da vila tiveram de construir uma nova vila no alto, mais afastado do mar e das móveis e gigantes dunas amarelas.

#Paracuru – fora do radar

vista do mar por cima

Para os amantes de kitesurf, um downwind de Paracuru até Lagoinha é, segundo os kitesurfistas, um dos roteiros de kite surf mais belos do Ceará.

Concluindo

Paracuru é uma praia linda, divertida e tranquila. Você pode aproveitar da beleza e do clima da praia no melhor estilo “self service” indo deste um bate e volta (são 65km de Fortaleza) até um fim de semana completo nas aconchegantes pousadas e hotéis de Paracuru.

Sim, também tem um dos mais animados carnavais do Ceará.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comentário

  1. A praia do povo, essa é a Caponga – E é muito mimada em Fortaleza

    […] Praia de Caponga é uma praia simples, não tem o charme de Lagoinha mas tem uma energia tipo Paracuru ou Cumbuco. E é uma praia linda, simpática, agradável, onde você é muito bem […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *