O paraíso tropical de Guajiru [Ceará]

Se você curte praias mais exóticas e selvagens não deixe de fora uma visita à Praia de Guajiru, nas terras do belíssimo Trairi, que aliás, possui 3 praias de tirar o folego (Mundaú, Flecheiras e Guajiru). Trairi é um município do litoral cearense e roteiro turístico de encantos naturais e povo hospitaleiro.

Por lá tem o Festival do Camurupim da Praia de Guajiru, um evento culinário local famoso e muito saboroso que acontece anualmente na primeira quinzena do mês de Outubro.

A beleza tropical da Praia de Guajiru

praia de guajiru - piscinas naturais

Essa praia é outra das formosas praias de Fortaleza fora do radar, e muito, muito, bonita mesmo e mais ou menos uns 150 km de Fortaleza, perfeita para você passar um fim de semana relaxado.

Sabe aquela cena clichê de praia com coqueirais, dunas branquinhas, cabelos ao vento, torres eólicas no horizonte e uma estrada gostosa de dirigir? Pois é né, bem cineminha mesmo. Assim é a praia de Guajiru no Trairi, um paraíso tropical e fica aqui, no Ceará.

Por ser o tipo de praia fora dos roteiros convencionais, ele mantem e muito bem preservada sua beleza nativa, além de ser frequentada por pescadores artesanais, devido ao mar tranquilo.

Mar calmo, piscinas naturais para banhos refrescantes, areias convidativas para caminhadas e reflexões, mata nativa e pôr-do-sol encantador.

Praia de Guajiru na Rota do Sol Poente

uma rede nos coqueiros da praia de guajiru

Então, o litoral do Ceará é dividido em 2 grandes roteiros, a Rota do Sol Poente – que leva para Jericoacoara, Cumbuco, Icaraizinho de Amontada, Lagoinha, entre tantas outras e a Rota do Sol Nascente – Canoa Quebrada, Barra Nova, Águas Belas, Morro Branco e por aí vai…

Quando a praia de Guajiru, ela é um daqueles pequenos vilarejos de pescadores erguidos a beira do mar, bucólicos e encantadores. Mas não pense que a praia é só beleza tenra e tranquilidade. Não é mesmo, os ventos são fabulosos por lá e acabam por atrair os kitesurfistas que consideram Guajiru um paraíso para o kitesurf.

É a união perfeita entre beleza encantadora e ventos fortes. Cenário mais que perfeito para o kitesurf no Ceará. Por isso é bem comum você ver na praia desportistas, atletas, famílias e crianças aproveitando toda a natureza abençoada do lugar.

Inclusive, eu já falei lá em cima, as piscinas naturais formadas na maré baixa, são os pontos preferidos pelas famílias e crianças que ficam curtindo aquele banho refrescante.

Pousadas e hotel em Guajiru

carnaúbas selvagens

A praia oferece boas pousadas e um super hotel, que disputa pelo status de melhor hotel de Fortaleza, que é o luxuoso Zorah Beach Hotel Guajiru, agora se desejar, nosso parceiro Hurb oferece outras opções de hospedagem em Guajiru bem interessantes e com preços bacanas, basta você clicar no link acima e checar as ofertas.

O mar temperado com vento e sol

coqueiros nativos na praia

Uma coisa é certa, o mar sereno da praia é um convite para o banho. Isso acontece por conta da barreira de corais, que também oferece uma boa caminhada onde você pode entrar no mar por muitos metros e as piscinas naturais.

Aproveite a caminhada e siga os pescadores locais indo até os corais em busca de polvos. Sim, o mar de Guajiru é uma delicia, é possível ver muitos peixinhos circulando nas piscinas, a criançada adora!

Uma dica rápida e válida é antes de ir a praia checar no Google ou nas pousadas a as marés.

E claro, apreciar o pôr do sol e a noite enluarada.

Kitesurf, banho e caminhada na praia

piscinas naturais na praia

Caminhar na praia e sempre bom, e quando os cenários são de natureza farta ai fica bem mais gostoso, com as pipas coloridas do kitesurf deslizando pelos céus azuis e límpidos e claro, vez ou outra parando para refrescar nas águas marinhas mornas e serenas.

É maravilhosa a sensação de contato com a natureza. Arrisco dizer que Guajiru é um pedacinho do paraíso escondido a beira do mar, entre coqueiros e dunas.

E nem preciso dizer, mas lá vai, se você é do kitesurf, e ainda não deslizou no mar de lá, vá assim que tiver chance, até porque muitos profissionais do kite apontam Guajiru como uma das melhores praias do mundo para o kitesurf.

kitesurfista manobrando

Como também é certo que 90% do litoral do Ceará é perfeito para o kite, mas sempre tem aqueles lugares com algo a mais, não é isso?

Tem até este post com um super roteiro de praias onde falo de algumas dessas praias deliciosas. No Pinterest do Férias Ceará eu coloco também várias imagens e no Tumblr também.

Dica para os kitesurfistas: Se você esta descobrindo agora os ótimos ventos cearenses e não trouxe seu material de esporte fique de boa, Guajiru tem uma escolinha de kite e uma guarderia onde você pode alugar equipamentos ou mesmo receber aulas de kitesurf.

Um mimo chamado Guajiru

dunas gigantes de areia

Apesar de possuir uma área selvagem, com mata nativa e fauna farta, a praia é um mimo, um encanto delicado de cores e cenários tropicais.

Outra coisa que acho incrível é que a praia fica mais ou menos na metade do caminho para a fabulosa Jericoacoara, e ainda assim é um destino quase que inexplorado pelos turistas convencionais.

Eu sinceramente acho ótimo Guajiru passar despercebida pela maioria. A praia é especial, com sua simplicidade e beleza natural quase que intocada.

Histórias de Guajiru e outros elementos

casinha de pescador na praia de guajiru

A calmaria do mar acaba favorecendo conversas muito interessantes com os pescadores locais, que conhecem todos os cantinhos ideias para uma boa imagem ou aquela história boa para risadas, entre outras histórias de pescadores.

Em relação a estrutura do lugar, caso planeje passar alguns dias, a praia oferece em seus pequenos comércios praticamente tudo que você irá precisar em termos de estadia rápida.

visão da praia

Os cenários de Guajiru são em sua grande parte, compostos por paisagens selvagens, com muita natureza nativa e estrutura simples. Lembre-se que no meio destes cenários você encontra um hotel luxuoso, mas não atrapalha em nada a beleza do lugar.

São quilômetros de praias de areia fina seguidos por piscinas naturais, coqueiros, dunas de areias brancas e um parque eólico ao fundo. E no meio de muita beleza, você encontra pequenas e delicadas cenas do cotidiano de uma vila de pescadores.

Se for explorar a região fique atento porque a natureza é por muitas vezes rude, de qualquer forma, você encontrará abrigo nas casinhas que surgem vez ou outra à beira-mar.

Se desejar ir…

banho nas piscinas naturais

O acesso é muito fácil, basta na rodoviária de Fortaleza procurar o guichê da Fretcar, ônibus saem todos os dias para o Trairi, do Trairi para Guajiru são cerca de 20km e você deve pegar uma van que faça o trajeto.

Se for de carro basta usar o GPS, mas atenção, chegando no Guajiru você ficará sem sinal de celular, então se ligue nas placas que indicam o caminho.

Concluindo

Eu não canso de falar: O Ceará tem as praias mais lindas! Como a praia de Fortim, sendo cada praia diferente uma da outra, mas algumas delas são realmente especiais, como é o caso da tropicalíssima Guajiru.

Mas não deixe de ir até o Estuário do Rio Mundaú, também no Trairi, vizinho a Guajiru, e ainda mais selvagem e exótica, eu acho, como são as praias de Camocim, só que Guajiru tem aquela vibe praiana típica, muito parecida com a vibe da praia de Taíba por exemplo.

Pra fechar, o link de hospedagens baratas em Fortaleza e na praia de Guajiru.

Aquele abraço e boa praia!

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *