O Paraíso Chamado Parajuru

Um paraíso tropical, assim é a Parajuru. Ar puro, vento forte, natureza nativa, areias claras e douradas, mar delicioso, sol e sorrisos. Até porque a natureza do litoral do Ceará é fascinante, aliada ao poder do mar do Atlântico, não tem como ficar indiferente.

Os segredos e encantos de Parajuru

rio Pirangi, em Parajuru -Foto: Gê Jota

Parajuru é outra praia fora do radar, farta de beleza natural e ar puro, mar de águas quentinhas, vento poderoso e ondas tudo isso fazendo da praia de Parajuru um local secreto e super indicado no cenário internacional de kitesurf.

O sucesso é resultado do tamanho da lagoa formada pelo rio Pirangí (dá para ficar de pé), os ventos inclinados e constantes vindos do mar para a costa que fazem de Parajuru palco de kitesurf de alto nível.

kitesurf parajuru - flickr

Tanto é que o Kiteboarding Club, de Thomas Beckmann, famoso por construir suas estações nos locais mais tops do mundo para o kitesurf possui uma base em Parajuru.

Sem falar nos encantos de a cada manhã, pescadores artesanais aportam em suas pequenas jangadas com pescados frescos todos os dias. Você pode comprar alí mesmo peixe fresco e alguns crustáceos, como se faz em Camocim ou na Praia da Baleia por exemplo

Sim, sobre o nome, Parajuru significa “boca do rio” em Tupi, por conta do Rio Pirangí que desagua na praia de lá, e é uma das lindas praias de Beberibe.

Parajuru é um cenário tropical de emoções

coqueiros  entardecer, foto de mariana dos morros - flickr

A história de Parajuru começa por volta de 1700, quando o Sítio Rebolada (Barrinha dos Linos, na atualidade) comercializava cachaça e farinha que vinham em barcos do norte do Brasil, a praia é uma das lindas Praias de Beberibe, no litoral leste do Ceará, cerca de 120 km de Fortaleza.

Parajuru é uma pequena vila de pesca com belas praias, muito hospitaleira e com boas comidas típicas do litoral, apesar de ter poucas barracas.

Os melhores passeios de Parajuru

vista da praia, foto de mariana dos morros - flickr

Kitesurf de alto nível – A paradisíaca Parajuru é perfeitas para o Kitesurf e WindSurf, a direção dos ventos, sua força e constância além do mar com ondas ideais fazem da praia uma das melhores do mundo segundo os especialistas.

Passeio de buggy – Um passeio de buggy muito lindo é o trecho exuberante de Fortim à Sucatinga. No percurso você cruza rios, lagoas, dunas, matas nativas, coqueirais… perfeito!

Dica extra: Na Praia de Fortim pare tudo e faça um passeio de catamarã pelo Rio Jaguaribe.

Banho de mar – O mar de Parajuru é uma delicia para um banho revigorante, e na maré baixa tem piscinas naturais por toda a praia.

Banho na foz do Rio Pirangi – Um ótimo banho te espera, especialmente se você levar crianças, na foz do Pirangi, o local é estrutura sem estrutura, se for demorar leve bebidas e comidas, e lembre-se de não jogar nada na praia.

Caminhada na praia – Dependendo do final de semana (se é feriado etc) a praia, que é extensão, fica deserta ou bem movimentada. Mas em todos os casos é uma delícia caminhar em sua longa faixa de areia dourada.

Lagoa da Xuxa – Entre Parajuru e a Praia do Canto Verde você vai encontrar a Lagoa da Xuxa, uma lagoa bonita e bem frequentada para banho e lazer, algumas famílias chegam a fazer churrasco por lá de tão tranquila.

Hospedagem em Parajuru

hospedagem na praia, foto de marcus zorbis -flickr

A praia possui pousadas e hotéis de nível como o Beach Resort Parajuru (chalés e apartamentos) e com parque aquático. O Parajuru Praia Hotel fica a 50 m da praia, tem uma grande área de piscina ao ar livre.

Já o hotel Refúgios Parajuru – Chalet la Garagem conta com restaurante, piscina ao ar livre e bar enquanto a Pousada Lual do Parajuru oferece um excelente buffet de café da manhã, a hospedagem é estilo domiciliar.

eólicas na praia de parajuru - flickr

E na Prainha do Canto Verde tem a Pousada Recanto Verde com piscina ao ar livre e jardim. O café da manhã é muito gostoso e personalizado enquanto a Pousada Jangada fica a 850 m da praia.

Vale destacar também na Prainha do Canto Verde a Pousada Sol e Mar que fica dentro de uma reserva extrativista, a pousada é integrante da Rede Tucum de Turismo Comunitário.

Tem também o Vila KAPA que conta com bar e terraço, wi-fi grátis e fica cerca de 35 km da Lagoa de Uruau, e a 30 km de Fortim fica, em Parajuru, a Casa de Praia à Beira Mar também com terraço e wi-fi grátis.

Mas não são apenas estes, há outras boas opções de hotel em Parajuru que você encontra no link, estes aqui eu menciono por terem boa cotação em sites como o tripadvisor.

Tá na hora da praia – Dicas

banco na pracinha - flickr

A praia é de uma paisagem tropical de encher os olhos com o Rio Pirangi desaguando no mar, o sol e vento chegando forte em cenários simples, tranquilos e com muitas belas praias.

E para você curtir ao máximo Parajuru, coloco aqui algumas dicas, espero que sejam uteis para você.

Primeira dica: Parajuru é calma e limpa, tem 2 ou 3 barracas então, dependendo do seu roteiro, leve agua, comida e saquinho de lixo para levar de volta o lixo produzido. Lembra que a praia é um Paraíso para banho de mar e para praticar kitesurf

Sim, a praia tem poucas áreas de sombras, melhor levar um guarda-sol principalmente se for com crianças. No mais é relaxar ao sol, com banhos de mar gostosos e refrescantes.

areis da praia - foto de mariana dos morros - flickr

A noite a cidadezinha fica sem movimento, apenas o Parajuru Praia Hotel oferece música ao vivo e algumas apresentações (aberto ao público).

Em relação a comida, no geral a comida servida é muito boa, algumas são ótimas, o preço é convidativo mas não espere pratos sofisticados.

As pessoas são muito hospitaleiras e é fácil conversar e descobrir aqueles cantinhos que só os nativos conhecem, basta se enturmar com os pescadores na praia por exemplo.

Para encontrar bons hotéis e pousadas em Parajuru basta você ir em sites como o do Hotel Urbano que tem sempre uma boa promoção de hospedagem, confira aqui.

Aluguel de carro em Fortaleza você encontra na Rentacars, taí o link.

A doce e rústica Praia de Parajuru

praia de parajuru - gê jota - flickr

Como já disse, a praia é rústica e a natureza que a envolve traz um charme a mais em palcos tropicais espalhados em suas areias brancas e douradas sendo que o Rio Pirangi ajuda muito a compor os cenários de muita beleza e tranquilidade.

A orla de Parajuru é formada por uma grande faixa de areia dourada e o mar, dependendo do lugar, pode ser agitado, mas na maré baixa toda a praia se enche de piscinas naturais. Aproveite!

piscinas naturais em parajuru - flickr

Quanto a infraestrutura da praia eu diria eu é moderada, mas qualquer coisa você encontrará o que procura em Beberibe, onde praias como Morro Branco e Praia das Fontes tem noites animadas.

Claro que a noite mais agitada é a de Canoa Quebrada, e visitar a Praia de Fortim durante o dia é uma ótima ideia, e se for vá para passar o dia, Fortim é um espetáculo.

Concluindo

Parajuru é uma praia hospitaleira, encantadora e rústica, se você é kitesurfista eu diria que é quase uma obrigação conhece-la, assim como deve ir até Icaraizinho de Amontada e Cumbuco.

Mas se você curte praias tranquilas e belas também aproveite a distancia e vá em Icapuí, ou na Praia da Redonda ou Canoa Quebrada ou Fortim… sei lá é tanta praia linda que garanto que ficará surpreso com tamaha beleza, com certeza são, assim como é Parajuru, uma das mais belas Praias de Fortaleza.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *