Porto das Dunas é Tudo de Bom

A praia do Porto das Dunas possui cerca de 10 Km de extensão, acompanhada pelas  grandes dunas brancas do Porto das Dunas Fortaleza, mata nativa e coqueiros, Porto das Dunas também é lar do famoso Beach Park e é uma praia ideal se você procura por natureza sem perder a comodidade das metrópoles.

Vizinha de Fortaleza e ao lado da Prainha, a cidadezinha é bem movimentada e agitada como o animado Carnaval Porto das Dunas 2020, e por estar a menos de 20 Km de Fortaleza é bem comum aqueles passeios bate-volta, algumas empresas fazem translado todos os dias para o Porto das Dunas como a OceanView que realiza passeios para a praia do Beach Park.

Porto das Dunas – Aquiraz

porto das dunas, foto de victor hugo - flickr

Porto das Dunas é a praia mais frequentada do lindo Aquiraz, especialmente pelo parque aquático do Beach Park e seu complexo com hotéis de frente para o mar.

A cidade é muito bem estruturada, de fácil acesso e com vida noturna intensa com bares, restaurantes, pizzarias e outros pontos de lazer e culinários de excelente qualidade.

praia do porto das dunas, foto de sonia - flickr

Eu gosto do visual do Porto das Dunas logo depois da curva do rio, onde uma duna enorme te recepciona com areias brancas e ventos fortes e do seu alto dá para ver toda a extensão do mar a direita e a esquerda as entradas para as trilhas de 4×4 nas grandes faixas de dunas e mangues a beira do rio Pacoti.

Uma faixa verde de coqueiros e mata nativa segue o rio até se misturar com as águas esmeraldas e calmas do mar. As areias brancas começam a surgir em uma faixa de areia longa que segue por toda a praia.

A cidade a beira do mar aparece com suas curvas e restaurantes seguindo a estrada, dunas altas habitadas também fazem parte da paisagem.

Beach Park é a maior atração

complexo beach park - porto das dunas, aquiraz

O Beach Park é o maior parque aquático da América Latina e possui toda uma estrutura com hotéis, pousadas bares e restaurantes. Muito procurado por conta da diversão e dos diversos brinquedos o Beach Park também tem fama de oferecer ótimas acomodações.

E acomodações de estilo não faltam no Porto das Dunas, como os luxuosos resorts do Aquaville e do Alphaville.

cadeiras na praia, foto de roberto dicavalcante - flickr

O bom de passar o dia no Beach Park é que tem muitas opções, não sei ao certo a quantidade de brinquedos e opções de lazer, mas eu não consigo rodar na metade deles em um dia.

Em relação aos preços do parque eu acho salgados principalmente em relação à comida e bebidas, fora isso, o Beach Park é completamente divertido com seus tobogãs, brinquedos e piscinas.

Quanto a parte de hotelaria do Beack Park eu já me hospedei algumas vezes e não tenho queixas, mas o acesso ao parque é gratuito dependendo de sua estadia, já o acesso a praia, naturalmente, é liberado, e sim, acontecem eventos e festas noturnas com frequência nos lounges e quiosque pela estrutura do parque.

beach park, porto das dunas

O acesso ao parque pode ser adquiro lá mesmo ou pelos sites parceiros, como o TourOn, vou deixar aqui o link, e você pode escolher o ingresso ou o passaporte, no link tem mais detalhes sobre as diferenças dos dois.

Já em relação ao translado Fortaleza–Porto das Dunas você pode reservar aqui neste link.

Você deve saber que dependendo da data o Beach Park fica lotado e com fila em tudo, já a praia costuma ser tranquila e sossegada sempre, mesmo nos dias de parque cheio.

Toda adrenalina do Porto das Dunas

dunas brancas, foto de serlunar - flickr

A parte radical do Porto das Dunas fica dividia em duas partes principais, do lado direito da praia, no sentido da Praia do Japão e logo na entrada da cidade, do lado direito, nas enormes dunas brancas que embelezam as margens do rio Pacoti.

Para o lado da praia do Japão – vizinha a belíssima Prainha, fica um trecho isolado com trilhas entre as dunas e um mar muito procurado por surfistas, windsurfistas e kitesurfistas.

paraglider nos céus do porto das dunas

A orla neste trecho deve ter em torno de 5 Km e toda ela margeada por uma grande faixa de areia frequentada por pescadores esportivos, a galera do surf e do kite e de quem gosta de passeios a cavalo pela praia.

Sim, me lembrei, logo no inicio do Porto das Dunas, um pouco depois da rotatória que leva pra cidade tem um campo de treino de motocross. Bom lembrar também que passeios de 4×4 nas praias do Ceará são proibidos.

rio pacoti na entrada do porto das dunas

Somente bugueiros cadastrados tem permissão para percorrer as muitas trilhas de buggy e de quadriciclo nas dunas do Porto das Dunas. Você encontra mais informações de offroad na Associação Porto das Dunas. https://apdunas.wordpress.com/

A adrenalina inclusive faz parte do calendário de eventos da cidade que sedia uma das etapas do Campeonato Mundial de Windsurf e muitos eventos de surf.

Uma volta pelo Porto das Dunas

orla da praia - porto das dunas, aquiraz

Um boa sugestão para você é curtir o fim de tarde do Porto das Dunas dando um rolê até a vizinha e encantadora Prainha, uma vila de rendeiras e pescadores, basta seguir a estrada no sentido oposto ao de Fortaleza até chegar na segunda e pequena rotatória, a primeira vai para a praia do Japão.

Toda a região é muito bonita e descer até o Aquiraz não é má ideia também mas se preferir ficar pelo Porto das Dunas com suas ótimas opções de sunset leve um dinheiro extra, os preços não são baratos como na Prainha ou Aquiraz.

chegada do rio no mar, foto de serlunar - flickr

Porto das Dunas é um dos principais roteiros turísticos do Ceará, mansões e resorts de luxo se encontram em boa parte da cidade, por isso não tenha em mente economizar por lá, se deseja poupar um pouco recomendo fazer suas refeições na Prainha ou Aquiraz ou mesmo fazer seus próprios lanches.

Aproveita a estrada que leva para o Aquiraz e segue até o final dela, lá tem um parque eólico bastante procurado para se curtir o pôr do sol.

Praia do Porto das Dunas

descansando debaixo dos coqueiros, foto de roberto dicarvalho - flickr

A praia do Porto das Dunas tem um visual lindo, uma parte da praia é boa para o banho e outra o mar é mais agitado, a orla é limpa e bem cuidada, a parte das dunas e do rio Pacoti favorece o vento com um frescor a mais.

Essencialmente a hospedagem acontece tanto em hotel quanto em pousada Porto das Funas oferece também casas de veraneio para alugar e flats, o Hotel Urbano dispõe de ofertas de hotel e pousada no Porto das Dunas, você pode conferir no link.

entrada do beach park

O Beach Park Suítes Resort te dá acesso direto ao parque (mas de acordo com o tipo de hospedagem, eu já falei isso antes) e é totalmente integrado ao complexo do parque, ou será o contrario?

Bom, o fato é que por vezes parece que a praia é exclusividade tua, como também a sensação de segurança é evidente, incluindo os salva-vidas em frente aos resorts, mas o gostoso mesmo é aproveitar o tempo entre uma atividade outra e deitar nas espreguiçadeiras espalhadas pelo complexo.

Tudo muito tranquilo e sossegado.

praia do porto das dunas, foto de roberto dicarvalho - flickr

Depois de descansar aproveite e faça um passeio de buggy (para mim o melhor passeio de buggy é o do Cumbuco) algumas agencias oferecem translado Fortaleza Cumbuco como a TourOn, vou deixar o link aí.

A praia forma na maré baixa piscininhas naturais e o mar esmeralda tem as aguas mornas e límpidas. Porto das Dunas esta na lista das 10 praias mais visitadas do Ceará e possui muita beleza, por isso não se limite a conhecer apenas o Beach Park.

Do rio Pacoti até a Prainha o que você vê é um mar agitado com muitos encantos naturais e uma estrutura que te dá conforto, tranquilidade e segurança. Além de ser vizinha de Fortaleza, ser boa para o surf e possuir uma infraestrutura turística estruturada com hotéis, resorts, pousadas, bares temáticos e restaurantes de nível. E claro, sua maior atração, o Beach Park, maior parque aquático da América Latina.

Uma das Praias de Aquiraz

coqueiros na praia, foto de elias rovielo - flickr

Falando a verdade, todas as praias do Aquiraz são lindas, e o Porto das Dunas também possui cenários de grande beleza natural. Muitos casamentos e ensaios de casamento acontecem por lá também pelas condições de luz fantásticas que o Ceará oferece aos amantes da fotografia.

E falando em cenários incríveis sugiro Icaraizinho de Amontada, Parajuru, Flecheiras, Fortim, Barra Nova, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Icapuí e Lagoinha como destinos tropicais deslumbrantes do litoral do Ceará.

Longe da orla, Guaramiranga, Ubajara e Viçosa do Ceará são delicadas e charmosas cidades das serras cearenses ricas em beleza e histórias, as três com cenários de romance e aventura.

Outras coisas a mais

vista aerea do porto das dunas, foto de noel portugal - flickr

Porto das Dunas costuma ser palco de eventos esportivos como uma das etapas do Campeonato Mundial de Windsurfe, competições de Surf, Kitesurf e a galera do longboard e do skate circulam pelas ladeiras da cidade.

Você não verá barracas de praia no Porto das Dunas, mas é possível aproveitar muito bem os excelentes restaurantes da cidade com cardápios variados do melhor da culinária litorânea nordestina, internacional e também a cearense, claro.

De qualquer forma, Fortaleza fica pertinho e Aquiraz também. E nos dois casos há ótimos e respeitados restaurantes. Apesar de vizinha, não há uma linha de ônibus direto para Porto das Dunas, você, caso vá de ônibus, deve pegar um ônibus na Rodoviária de Fortaleza ou na Avenida Domingos Olímpio, perto do jornal O Povo, lá param as linhas que seguem para o Aquiraz.

parque eolico - foto de rodrigo vieira soares, flickr

Outra opção são os translados que saem da Avenida Beira Mar com destino ao Porto das Dunas, eles te buscam no hotel, caso esteja hospedado na região da Beira Mar de Fortaleza. Tem ainda vans fazendo o transfer para a praia saem da Beira Mar em diversos horários do dia.

Se for de carro particular basta ligar o Google Maps, mas tem placas orientando o percurso até a praia.

Porto das Dunas fica vizinho a mística Sabiaguaba, a singela Prainha e fica na rota para Águas Belas, Barra Nova, Morro Branco, Canoa Quebrada, Parajuru… com acessos fáceis a todas elas.

Concluindo

Cenários lindos, belezas temáticas, natureza exuberante, conforto, segurança, bons restaurantes, agitação, preços salgados, praia limpa e muitas famílias. Assim eu resumo Porto das Dunas, em minha opinião é claro, uma praia linda e aconchegante.

Aproveite as piscinas naturais na maré baixa, vá conhecer ao menos a Prainha, se divirta no Beach Park, experimente as delicias da culinária litorânea presente na maioria dos restaurantes do Porto das Dunas e faça um passeio de quadriciclo.

Por fim, como dicas extras posso sugerir a sempre top Jericoacoara, a irreverente Aracati e fugindo do litoral um pouco você pode saber o que fazer em Ubajara clicando no link, abraço!

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *