Muito Além do Porto do Pecém [Dicas e Atrativos]

O Brasil é mundialmente conhecido por sua riqueza natural bem como por ser um país exportador. Não é por acaso que existem alguns portos brasileiros se destacam por contribuir para o crescimento da economia brasileira. O Porto do Pecém é um deles.

Sem dúvida nenhuma o Porto do Pecém é o grande carro chefe da região, com enorme importância econômica, porém, o que talvez a maioria não saiba é que o Porto do Pecém preserva lindas paisagens litorâneas, diversas trilhas e muitas dunas e lagoas em sua Área de Preservação.

vista aerea do porto do pecém
vista do alto do Porto do Pecém

O Porto do Pecém e o Porto de Rotterdam

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) faz do Porto do Pecém um hub regional de operação de contêineres, sendo o porto que mais cresce no Brasil na exportação de containers, sendo ainda parceiro do maior hub do tipo da Europa, o Porto de Roterdã na Holanda.

O Porto de Roterdã, que também participa da gerência do Porto do Pecém – (fruto do novo modelo de negócio para o Porto do Pecém, que permite concessões de ativos do Estado do Ceará), ampliou as operações no Pecém devido as oportunidades comerciais provocadas pela ampliação do Canal do Panamá, essa ampliação alocou o Porto do Pecém na rota direta dos maiores cargueiros do mundo.

A ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Ceará

O Pecém também possui uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação). Uma ZPE funciona como um distrito industrial, onde as indústrias instaladas usufruem de benefícios tributários, cambiais e administrativos. Segundo o Financial Times, a ZPE do Pecém possui reconhecimento internacionalmente como umas das melhores zonas de livre-comércio do mundo.

Para saber mais sobre a ZPE do Ceará visite https://www.zpeceara.ce.gov.br/

O Porto do Pecém – Localização e Geografia

O Porto do Pecém é um terminal portuário bem ao estilo “off shore” que está situado no Nordeste do Brasil, mais precisamente no município de São Gonçalo do Amarante, a 60km de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Sua geografia é perfeita para as atividades portuárias. Afinal de contas, ele oferece um abrigo natural, assim como uma enseada suficientemente profunda para o estabelecimento de um porto.

Além disso, o tempo médio entre ele e os Estados e Europa é de 07 dias, que se traduz em um menor tempo de trânsito entre o Brasil e os referidos locais.

dunas do porto do pecém
Dunas do Porto do Pecém

Origem e História

A origem do Porto do Pecém veio da expansão das atividades de exportação do Brasil,  que se viu limitado pelo tamanho, assim como pela capacidade do Porto do Macuripe, também localizado em Fortaleza,  Ceará.

Portanto, na década de 90 se iniciou a busca por um novo local geograficamente favorável para a instalação de um novo e expressivo porto.

E devido as características do acidente geográfico da Ponte do Pacem, foi determinado que este local seria o escolhido para o projeto de expansão portuária brasileira.

Foi em março de 1995 que o Grupamento de Navios Hidroceanográficos da Marinha do Btasol, em parceria com o Governo Federal e o estado do Ceará,  começou um estudo para resolver as características que representavam obstáculos ao projeto,  ou seja, uma área externa não adequada para o funcionamento, bem como um baixo calado necessário para atrair navios.

Obras para construção do Porto de Pecém

Em maio de 1996 deram início às obras de construção deste complexo. E em 1998 foram concluídas as empreitadas nas rodovias que davam acesso ao porto.

Em 1999 acabaram as obras que se destinavam à confecção da Ponte de Acesso, do Pier 1 do Terminal bem como do Sistema Elétrico do CIPP. Em 2000 tiveram um final as construções que tinham como objetivo erguer o Pier 2.

Por fim, em junho de 2001, foi concluído o Quebra-mar e assinado o Contrato de Adesão número 091 de 2001 pelo Governo do Estado do Ceará e Ministério dos Transportes.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém é um dos maiores projetos de desenvolvimento econômico já feito no Estado do Ceará. E o início de sua operação se deu em novembro de 2001, quando aportou o primeiro navio comercial no Porto do Pecém.

paisagem da reserva ao lado do Porto do Pecém
paisagem da reserva ao lado do Porto do Pecém

A inauguração oficial do Porto do Pecém se deu em março de 2002

Ao longo dos anos, foi sendo aumentada a movimentação e as atividades do Porto do Pecém até se tornar a potência que é hoje. No início, somente os Piers 1 e 2 funcionavam como parte da estrutura do porto, além da ponte de acesso e o quebra-mar.

Os maiores investimentos se deram no período de 2007 a 2014, no governo de Cid Gomes, aumentando de forma significativa o local. E fazendo com que o porto ganhasse o destaque nacional e internacional que possui atualmente. Tanto é que 2008 ficou marcado pelo início de uma grande reforma no porto.

Importância do Porto do Pecém para a economia brasileira

Hoje, o Porto do Pecém é de uma importância ímpar ao Brasil, responsável pela exportação da maioria dos produtos brasileiros. Principalmente a exportação de frutas sendo, inclusive, o porto que ocupa o primeiro lugar no ranking dentre os portos brasileiros na exportação desses produtos.

Os principais produtos movimentados são:

  • Castanha de caju
  • Cera de carnaúba
  • Frutas
  • Tecidos
  • Metal
  • Lubrificantes
  • Trigo
  • Malte
  • Combustíveis e derivados do petróleo

Em 2016, tamanha a expressividade do Porto do Pecém, passaram a funcionar mais três berços. Assim, o início deste ano ficou marcado pela movimentação, pela siderúrgica presente no complexo, de mais de 3 milhões de toneladas de aço.

Tamanha é a expressividade do Porto do Pecém para a economia brasileira, que a movimentação do complexo garantiu a chamada de atenção de empresas assim como de investidores. Eles se instalaram no local, para atendimento eficaz de seus clientes e também para aumentar a gama dos produtos movimentados.

Além disso, outra questão que chamou bastante a atenção dos investidores é a moderna infraestrutura do local. 

Infraestrutura do Porto do Pecém

O Porto do Pecém conta com uma extensa portaria, local único onde se permite o acesso de veículos. São 134,13 metros quadrados, além de uma área coberta de 1284,31 metros quadrados.

Além disso, por lá também se permite o acesso ferroviário, havendo uma via férrea junto aos armazéns 1 e 2, além da ponte de acesso aos Piers.

Além disso, no Porto do Pecém, os produtos ficam armazenados em pátios ou armazéns cobertos. Só o pátio conta com uma área de 380 mil metros quadrados. E é responsável por armazenar bobinas assim como chapas planas em prol da Usina Siderúrgica.

No terminal armazenam-se contêineres onde, inclusive, existe uma parte especial para aqueles contêineres refrigerados, em razão da delicadeza de alguns produtos importados e exportados.

Os armazéns têm como objetivo proteger as cargas soltas da ação do tempo, bem como prestar atendimento às atividades de ova bem como de desova de contêineres.

Movimentações

Em 2002, período em que as atividades no Porto do Pecém iniciaram, este terminal movimentava produtos na proporção de 386.990 toneladas.

O Porto cresceu consideravelmente. E em 2019 ele alcançou a incrível marca de movimentar cerca de 18.100.767 toneladas de produtos, o que prova a expressividade deste porto brasileiro.

Portanto, é inegável a importância do Porto do Pecém à economia do Brasil, do Estado do Ceará e à vida de tantos brasileiros e suas famílias que têm, no porto, suas fontes de sustento.

O Brasil, um país de tamanho continental, possui muita representatividade em suas exportações, além da necessidade de importações para suprimento de insumos, o que justifica a admiração bem como o respeito a esse porto.

Números do Porto do Pecém

O Terminal do Múltiplo Uso (Tmut) permite a movimentação das placas vindas da siderúrgica.

  • Correia Transportadora – Capacidade nominal de transporte de 2,4 milhões de toneladas/hora – 8,6 mil km de extensão
  • Descarregamento de minério – Capacidade nominal de descarregar 2,4 mil toneladas/hora, tem 40 metros de altura
  • O terminal é capaz de realizar 70 movimentos por hora (BMPH) operando com 2 guindastes STS (Ship to Shore)
  • 20% da exportação é de frutas brasileiras com destino a Europa

O Porto do Pecém é o porto brasileiro mais próximo da Europa e dos Estados Unidos.

Fonte: O Povo

A Cidade de Pecém

A pequena cidade do Pecém fica a cerca de 50km da capital Fortaleza, o acesso é pela CE-421 e CE-422, a infraestrutura da cidade é pequena, conta com pequenos supermercados, farmácias, restaurantes, pousadas, 2 postos de gasolina, lojas…

A vida noturna na cidade se resume ao pequeno calçadão perto da praia e a praça principal, a melhor dica para uma noite divertida é a vizinha e animada Cumbuco.

A cor esmeralda dos mares cearenses também se faz presente na orla do Porto do Pecém, sendo a Praia da Colônia a melhor praia do Pecém, a cidadezinha de Pecém fica entre o Cumbuco e a Taíba, duas praias lindas e cheias de diversão e cenários naturais.

Com amigos na Praia da Colônia – Pecém

A Praia da Colônia

Disparada a melhor praia do Pecém para um bom banho de mar, a Praia da Colônia fica logo ao lado da cidade, entre Pecém e Taíba. É uma praia tranquila, possui 3 ou 4 barracas de praia, uma área de mangue e alguns pequenos riachos que descem até o mar.

O Jardim Botânico

O Jardim Botânico de São Gonçalo fica no Pecém, na localidade de nome Parada e possui uma área total de 19,8 hectares. O projeto paisagístico do Jardim Botânico é composto por palmeiras e cactus, restinga e caatinga, bromélias, orquídeas e samambaias, vegetações de cerrado e ainda jardins de fragrâncias e plantas medicinais, esculturas e 4 praças. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Marinho, discípulo de Burle Marx.

O Jardim Botânico é bucólico e possui auditório, biblioteca, galeria e ambulatório, conta ainda com uma pequena loja com publicações e souvenirs. O Jardim fica às margens da CE-022.

Muito Além do Porto do Pecém…

Os 8 principais atrativos naturais da região do Porto do Pecém que você deveria conhecer:

#01. Praia do Jatobá – A Praia do Jatobá fica à margem da Barra do Rio São Gonçalo, onde, represado pelas dunas (uma móvel e outra edafisada), forma um cenário de grande beleza. A paisagem com o rio, dunas brancas e a densa vegetação à margem tão o tom pitoresco da Praia do Jatobá. Sim, há ainda um ancoradouro para jangadas.

#02. Praia da Taíba – Taíba é uma praia linda. Rochosa na sua ponta, com coqueiros, bananeiras, cajuais e fruteiras. Ótima para o kitesurf (vá na Lagoa do Kite) a praia tem bicas de água doce e nascentes que afloram das pedras, grutas, canais e uma enseada que serve de ancoradouro natural para as jangadas. Inclusive, o banho no ancoradouro é mais gostoso porque mescla água doce vinda do espelho d’água da Lagoa dos Talos e a água salgada do mar.

#03. Canais da Taíba – Os Canais da Taiba chegam a medir 33 metros de profundidade. O acesso é através de pequenas embarcações e leva-se cerca de 3:00h para chegar até lá.

#04. Lagoa do Coração – A 1 km da Praia da Taíba, a Lagoa do Coração é conhecida pelos aventureiros e trilheiros que curtem contato com a natureza.

#05. Lagoa do Kite – A Lagoa do Kite, na Taíba, é uma lagoa muito querida pelos kitesurfistas, o acesso é fácil e a estrada que leva para a Lagoa fica logo após a primeira curva da Taíba, uma placa indica a entrada. Há uma barraca de praia na margem da Lagoa e sim, vale muito a visita.

#06. Barra do rio Suipé – A Barra do rio abre para o mar seguida por dunas e vegetação de mangue e tabuleiro em suas margens. Escondida pelas dunas e por uma vegetação densa fica a Lagoa do Pecém.

#07. Igreja de Nossa Senhora da Soledade –A Igreja católica da Soledade é o principal monumento histórico de São Gonçalo do Amarante e fica localizada no distrito de Siupé.

#08. Navio do Pecém – Trata-se de uma embarcação naufragada a 32m de profundidade. De barco pequeno chega-se ao navio em uma viagem que dura cerca de 2:30h.

Conclusão

O Porto do Pecém é considerado pelos especialistas como o mais promissor dos portos do mundo, não sendo à toa então que seja um dos principais atrativos econômicos do Ceará, que possui localização privilegiada tanto para USA como para a Europa, sendo o 2º maior hub do mundo, todavia, a região do Pecém guarda atrativos naturais inspiradores como a bucólica Taíba.

Posted by

Naldo Ferreira

Oi. Sou designer e viajante, já rodei pelo mundo e escrevo aqui minhas experiências de viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. No instagram sou o @aventurassemfim

Você pode gostar disso...