Praias de Fortaleza: Praia da Redonda

Já na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, a Praia da Redonda é um recanto de beleza. Muito tranquila e bela com seus ventos refrescantes, seus coqueirais ornamentando a praia, suas falésias coloridas e seu mar esmeralda.

Se ligue, esta praia é uma das Praias de Fortaleza que faz o estilo reservada, não tem badalação nem estrutura como as praias de Jericoacoara, Lagoinha, Cumbuco ou até mesmo Icaraizinho de Amontada.

Praia da Redonda: A paz invadindo teu coração

praia da redonda - praias de fortaleza

Por isso se sua vibe é curtição vá para praias como a praia de Morro Branco ou as praias do Beberibe por exemplo. A Praia de Redonda segue a linha das praias de Camocim. Bela e isolada.

O que não a torna uma praia monótona, muito pelo contrário, inclusive, a praia é uma das lindas Praias de Icapuí, cenário romântico e tranquilo, mas também palco da Rota das Falésias cheia de aventuras ao sabor do vento.

Um giro pela Praia da Redonda Icapuí

orla da praia da redonda

Se eu for fazer uma comparação grosseira diria que a Praia da Redonda CE é uma mistura de Morro Branco com Praia das Fontes, mas sem a badalação destas praias, é mais para você relaxar mesmo, porém no mesmo nível (talvez mais) de beleza.

Claro que as falésias e os coqueirais tão comuns naquela parte do litoral cearense seguem a praia em toda sua extensão.

E o passeio de buggy de Canoa Quebrada até Redonda é um dos mais lindos que já fiz, eu recomendo, apesar de durar cerca de 3 horas o percurso total.

Nem preciso dizer, mas lá vai, a estrutura da praia é pequena, porém o suporte básico é tranquilo.

barcos no mar

Eu diria até que das praias do entorno a Praia da Redonda possui a melhor estrutura, mais equilibrada com restaurantes, bares e pousadas variadas em preços e estilos.

Fique atento na época de alta estação, as pousadas da Praia da Redonda costumam ficar cheias nestes períodos, então reserve sua hospedagem com antecedência. O Clube Hurb do Hotel Urbano, nosso parceiro do blog, oferece muitas opções de pousadas e hotéis na região do Icapuí. A Praia da Redonda é uma praia pequena, lembre-se.

O mar sereno da Praia da Redonda

praia da redonda - praias de fortaleza

O mar calmo é um convite para refrescantes banhos de mar ou nas piscininhas naturais que se formam com a maré baixa. Uma delicia refrescante no sol ardente do Ceará.

E olhe, as piscinas não se formam em toda a praia, somente em alguns trechos. Por isso, se estiver com crianças e idosos, aproveite.

Tranquilo mas com aventuras

pequenos canyons no mar de redonda

A tranquilidade do lugar esconde ótimas e curtas trilhas pelas falésias em toda a região da Praia da Redonda, são trilhas para caminhadas por entre grandes formações de areia rochosa de tons laranja.

Para as trilhas mais longas o melhor é passear de buggy pelas dunas, ou se você for um trekker, as dunas também guardam trilhas mais longas.

Tem também a trilha ecológica nas dunas móveis da praia de Ponta Grossa que fica bem mais gostosa em um passeio no fim da tarde, perto do pôr do sol (trilha para buggy).

E vale a dica: A trilha fica ainda mais bela nas noites de lua cheia.

Um pouco mais sobre a Praia da Redonda

visual com casa no alto da falésia

Algumas barracas de praia servem de ponto para você encontrar (e negociar) passeios de buggy e passeios de jangada.

Assim como estes tipos de passeios também podem ser solicitados nas pousadas de Praia de Redonda. Geralmente na própria recepção de cada pousada, bem fácil.

Outra opção é solicitar as agencias de turismo que operam na região, a TourOn oferece pacotes de viagem com este de 3 Praias em 1 Dia, a começar por Canoa, ou este com Morro Branco e Praia das Fontes, entre outras diversas praias da região.

Sim, caso ainda não conheça clica ai no link do post da praia de Canoa Quebrada.

Uma boa dica para você é a seguinte: Prefira passeios no inicio ou no fim do dia, o sol é forte e há pouca sombra no percurso.

O litoral de Icapui

falésias no ltoral

Icapui faz parte da chamada “Rota das Falésias” que é um percurso muito lindo as margens do oceano Atlântico, entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, e fica a cerca de 240 km da capital do Ceará.

Eu já falei mas vou reforçar, o litoral da região de Icapui é pleno em falésias, desfiladeiros, grutas, piscinas naturais, coqueirais e tantas surpresas deliciosas pelo caminho pouco explorado e rico em natureza nativa.

As praias são cartões postais, a tranquilidade reina e o mar verde esmeralda do Ceará é uma delicia com suas aguas morninhas.

É muita vibe!

O mar, dunas e falésias

praia da redonda - praias de fortaleza

Quando estiver na Praia da Redonda não se limite a ela, as vizinhas são tão lindas quanto. Praias como as praias de Ponta Grossa, Barreiras, (vá no desfiladeiro chamado de a Garganta do Diabo), entre outras, merecem sua atenção.

Aproveite ainda mais sua estadia por lá e faça um passeio de barco, sim, tem e é muito legal. Na verdade são barquinhos para casal, e outros um pouco maiores (são barcos de pescadores e eles mesmos guiam, em parceria com as pousadas).

A culinária do mar

prato de lagosta

Eu amo um bom prato, não resisto mesmo, e na Praia da Redonda você encontra delicias do litoral frescas e saborosas, afinal, o mar de Icapui é famoso berço de lagostas e outros crustáceos, fazendo com que estas iguarias sejam comercializadas a um preço bem acessível.

Se não me engano Icapuí é o maior produtor de lagosta do Ceará. Imagina então a facilidade de encontrar pratos saborosos e baratinhos.

Mas olhe, não espere gastronomia e pratos refinados, a culinária é local, entretanto muito saborosa, e a quantidade de restaurantes é pequena, agora, se desejar ir a fundo na culinária vai uma dica: A temporada de pesca da lagosta acontece entre os meses de Junho a Novembro.

Também há bares rústicos na beira do mar que oferecem no cardápio lagostas e alguns pratos da região.

Uma ida até Requenguela

requenguela

A Praia de Requenguela impressiona por um extremo contraste em sua beleza quando na maré alta e na maré baixa, por conta da enorme diferença provocada na faixa de areia da praia, que retrocede quase 3 km mar a dentro.

Esse evento natural acontece na maré baixa, na chamada passarela da Barra Grande, é incrível!

Aproveite e baixe grátis o ebook da Praia da Redonda clicando no link.

ebook gratis da praia da redonda

Concluindo

A Praia da Redonda é uma das praias mais bonitas que já visitei no litoral do Ceará, e olha que tem muita praia linda na redondeza, os passeios de buggy e as trilhas nas dunas e falésias são ótimos, a culinária é saborosa e o mar uma delicia.

Falando em mar, experimente a chegada das jangadas voltando da pesca, no final da tarde carregadas de peixes e frutos do mar fresquinhos e bem acessíveis.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *