Praia da Taiba – Beleza, Kite e Escargot

Você já foi na praia da Taiba? Taíba é uma praia que fica entre Pecém e Paracuru, tem boas ondas para o surf e bons ventos para o kite.

infografico da praia de taiba

Inclusive, é ponto de partida para downtrips para Lagoinha (70km), Icaraizinho (160km) ou Preá (247km) que são praias lindas.

praia da taiba - pesqueira

Os ótimos ventos e as excelentes condições do mar, junto com a famosa Lagoa do Kite, fazem da praia da Taíba um refúgio para o surf e para kitesurf, como a praia de Lagoinha.

praia da taiba - corais

A antiga vila de pescadores possui mar e ventos excelentes para surf e kitesurf, junte a isso a beleza rustica das grutas e das piscinas naturais de Taíba e o cenário fica perfeito!

Taiba de mel: Beleza e festivais

O certo é que a praia de Taíba é bom para o banho, para passeios relaxantes em suas areias, para aulas de surf com a galera da PAS (Ponto de Apoio ao Surf), é boa para o kitesurf (e você já foi em Icaraizinho?) e ainda rola um festival musical gastronômico anualmente.

prato de escargot

É o Festival do Escargot e Frutos do Mar da Taíba e faz parte do Calendário Cultural do Ceará, aliás, Aracati também tem um festival gastronomico. Atrações como Nando Reis e Jota Quest já soltaram a voz por lá.

Um rolê pela Taibinha é fundamental

O mirante da Taíba (está em reformas), que fica na mais alta duna da vila costuma ter lounges e pôr do sol (lindíssimos) com muita boa música.

mirante da praia da taiba

Peto da Pesqueira, algumas piscinas se formam nas rochas que cercam a orla e bicas de água doce as acompanham criando lindas paisagens. Uma dica rápida, vá conhecer a praia de Cumbuco, é pertinho.

A cidadezinha da Taiba é discreta e charmosa, fica a aproximadamente 70km de Fortaleza e não fica só no surf e kite não, tem também várias opções de aventuras: passeio de buggy, trilhas nas dunas de areia e nas matas litorâneas.

casa na praia

A praia da Taiba tem [o point] Lagoa do Kite

Antes de entrar na vila da Taiba você verá em uma curva aberta a sua esquerda uma placa de madeira pequena e discreta (preste atenção para não passar direto) escrito “Lagoa do Kite”.

lagoa do kite - taiba

Pronto. É só seguir a estrada de areia em um ziguezague até chegar pertinho do mar. Uma lagoa grande no mar, no fundo da paisagem.

É a Lagoa do Kite da Taíba.

final de tarde na praia da taiba

Na Lagoa do Kite a estrutura é mínima (2 barracas) mas perfeitamente encaixada na proposta de relax e aventura do lugar.

Sendo muito frequentada por turistas gringos, como é a turma que frequenta Canoa Quebrada.

Taiba: Uma praia cheia de energia

Taiba é a praia queridinha dos surfistas e kitesurfistas da região de São Gonçalo do Amarante, sendo muito visitada por jovens que curtem o charme rustico da Taíba.

praia da taiba

E a vibe “energia do mar” costuma fazer sucesso com a galera. Eu costumo visitar a Taíba e entendo bem o que é essa energia, principalmente nas noites de rodas de peixe frito na antiga barraca Brilho da Lua.

barraca brilho da lua

Quando o “Tibaia” assava os peixes em fogueiras de quengas de cocos.

Quando ir para Taíba?

Os finais de semana são sempre mais divertidos, na semana a vilazinha se comporta como uma típica cidade do interior, com poucas opções de saída noturna.

jangadas na praia

Você deve lembrar que a praia da Taiba é um vilarejo rústico, com ruas estreitas e pouca estrutura. Por isso evite feriados (exceto carnaval, porque o carnaval de rua da Taíba é ótimo).

Pousadas e hotéis na praia da Taíba

Quanto à hospedagem, a praia da Taíba possui ótimas pousadas e um resort de luxo está em fase de construção – O Carmel Taíba Exclusive Resort – então, opções de hospedagem não faltam.

praia da taíba - taibinha

A maioria das pousadas são simples, e tem também hostels e uma área de camping lá na PAS.

pas taiba

Independente de onde ficar, todos são muito receptivos a atenciosos, mas a dica é: Prefira as pousadas próximas a praia, as ruas da cidade são curtas e você terá dificuldades para estacionar.

O que fazer na praia da Taiba?

A praia é ótima para kite e surf, os pontos mais descolados são: A Lagoa do Kite, na taibinha procure a barraca Jangadeiro, a zona para kite começa lá. E caso precise alugar algum equipamento a Villa da Praia dispõe.

escolinha da pas - taiba

Agora, se sua vibe é surf o melhor local é no PAS-Taíba, tem até uma escolinha de surf para a meninada local. E caso não tenha levado a prancha de surf o Orleans aluga uma para você.

Dica rápida: Na praia perto da praça se forma uma piscina natural com água do mar, pergunte para os nativos que eles te ensinam como chegar.

2 momentos na praia

E não deixe de ir no Festival do Escargot e Frutos do Mar da Taiba. Uma área reservada para o evento fica repleta de barraquinhas com pratos deliciosos, uma comissão premia as melhores barracas e atrações musicais nacionais e locais animam a noite.

Já para um rolê pela cidade eu sugiro para você subir no mirante da Taíba para curtir aquele pôr do sol, descendo vá na Pesqueira, tem uns barzinhos e restaurantes ótimos por lá, como o Le Petit.

E se quiser uma noite romântica vá no La Quilha.

Durante o dia (se sobrar tempo) dê uma volta nas dunas do Morro do Chapéu.

E se gosta de carnaval de rua, com charanga tocando marchinha da igrejinha da praia até a praça matriz passe por lá no Carnaval, lembrando que as ruas são estreitas e estacionar é uma novela.

Resumindo, quando estiver na Taíba procure:

Concluindo

A praia da Taiba é uma praia charmosa e surpreendente, fica fora do radar convencional de turismo e pertinho de Fortaleza. Famosos como Xuxa e Renato Aragão já tiveram casas por lá.

Então, se você gosta de pepitas longe do eixo comum não deixe de passar um sábado de sol na praia da Taíba de mel, como a chamam. É sucesso!

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(8) Comentários

  1. Jericoacoara: Os 6 Melhores Passeios (2019)

    […] O mar de Jericoacoara é uma delícia com suas águas mornas e tranquilas, as inúmeras dunas de areias brancas e lagoas de águas cristalinas, perfeitas para o kitesurf, falando em kite, você já foi na Lagoa do Kite, na Taíba? […]

  2. Jericoacoara (Uma Joia Tropical) 2019 – Dicas 2019

    […] ainda mantem, com suas ruas de areias brancas, o mesmo clima de uma vila de pescadores, como a praia de Taíba, seu mar relaxante e sua natureza encantadora, onde tudo converge para a beleza natural do […]

  3. É a Caponga mah! Pense numa praia – E é muito mimada em Fortaleza

    […] tempo já se sente em casa, na casa da sua Caponga. Por isso acho ela maneira, suave. assim como Taíba também é uma praia suave, mas a vibe lá é única […]

  4. A Praia de Fortim e as águas do Jaguaribe – Natureza e liberdade

    […] que falei dos ventos? Pois sim, assim como Icaraizinho de Amontada, Jeri, Canoa, Cumbuco, Taíba… praticamente todo o litoral do Ceará é perfeito para o kitesurf e Fortim não foge a […]

  5. Passeio de Buggy no Cumbuco [Bom Demais] (2019)

    […] para buggy, uns mais radicais, outros mais amenos, a duração varia bastante também, a vizinha Taíba também uns […]

  6. Taíba, praia de aventuras e encantos – Uma história na Praia

    […] ia esquecendo, Taiba tem um famoso Festival de Escargout, e o Férias Ceará tem um post massa sobre o […]

  7. Jericoacoara (City Tour) Promocional (2019)

    […] Ceará, cerca de 300 Km de Fortaleza, e o Ceará é mestre em paraísos tropicais, como Lagoinha, Taíba, e […]

  8. Passeio Fortaleza em Promoção (6 Super Passeios) (2019)

    […] como Morro Branco, em Beberibe, Icaraizinho de Amontada, Sabiaguaba, Taíba, Lagoinha ou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *