Praias de Fortaleza: Praia das Fontes

Uma das Praias do Ceara mais conhecidas e frequentadas, cenário de filmes e novelas, charmosa e com cenários deslumbrantes. Essa é a Praia das Fontes.

Praia das Fontes, tropicalmente linda

praia das fontes - flickr

A começar pelo Labirinto, um conjunto de falésias avermelhadas que inspira o rico artesanato de areia colorida da região, seguindo com as belas paisagens da Praia das Fontes com suas falésias e jangadas enfeitando o mar, tudo é bem tropical.

Tem uma coisa que acho curioso é que muitos turistas, a maioria por falta de tempo, acaba indo apenas nos pontos mais famosos da Praia das Fontes, como as bicas, e acabam pensando que o nome vem de lá, mas não é.

praia das fontes, falésias do labirinto  - lc felix - flickr

As bicas são o resultado das varias fontes espalhadas próximas a orla, assim como também alguns imaginam que as areias usadas no artesanato vem do Labirinto de falésias, na verdade elas já vieram muito tempo atrás, hoje são protegidas e os artesãos fabricam suas próprias areias coloridas com técnicas manuais e ecológicas.

Sim, as fontes acabam formando pequenos lagos de água doce, alguns ficam entre as dunas gigantescas e acabam oferecendo deliciosos banhos refrescantes. O que é ótimo já que o mar da Praia das Fontes costuma ser bem agitado.

Praia das Fontes e dos roteiros

passeios de buggy na praia das fontes - aurenir luz, flickr

Caso você tenha planos de ir saiba que a praia não possui barracas (eu levo água, lanche e saco de lixo quando pretendo demorar na praia), mas há ambulantes, também tem várias fontes por toda a extensão da praia.

Acontece que, por conta do mar agitado e da maré ser bem cheia por lá, a Praia das Fontes acaba tendo um fluxo maior de passagem de passeio de buggy, o que não te impede de conhecer as lindas paisagens como a da gruta que quase sempre tem fila por ser parada dos bugueiros, ou buggyriders, em seus roteiros.

Até porque a Praia das Fontes fica entre a Praia de Morro Branco e Uruaú, onde tem varias trilhas de passeios de buggy e como ela é cheia de fontes naturais, os roteiros de buggy acabam visitando os pontos mais procurados.

Mas, se você não estiver em um passeio de buggy, fica tranquilo porque praticamente em toda a praia tem água doce jorrando de alguma falésia, algumas delas tem até canos de PVC para banhos relaxantes (alguns locais cobram pelo banho).

Falésias, grutas e passeios

casinha na falesia

Um dos pontos mais visitados é a Fonte da Juventude (não espere por beleza) e a Gruta da Mãe D’agua (linda!), aliás, na Praia das Fontes as falésias ganham brilho ao sol por conta das inúmeras fontes que jogam suas águas doces nas falésias coloridas produzindo um efeito muito interessante.

Apesar de não ter rios caudalosos como na praia de Fortim ou a de Parajuru ou mesmo a Praia da Baleia, existem riachos por toda a região.

A Praia das Fontes e seus passeios

praia das fontes - passeios pela praia - aurenir luz, flickr

Tem sempre algum amigo que me pergunta o que fazer quando viaja para alguma praia aqui do Ceará, e eu costuma dar as dicas que dou aqui, como os passeios de buggy no Cumbuco, ou as aventuras em Jericoacoara, os points de Icaraizinho de Amontada e por ai vai…

E na Praia das Fontes não poderia ser diferente, então tome sugestões de passeios:

praia das fontes - carlos eduino, flickr

#Passeio de buggy: De longe o melhor passeio. Vá ao Labirinto das Falésias, é muito bonito, mas rode por toda a Praia das Fontes, visite a Gruta, tome banho nas bicas de água doce… é imperdível.

#Roteiro das 3 Praias: Outro passeio de buggy muito legal é o faz o Roteiro das 3 PraiasMorro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada, são falésias, lagoas, bicas, muito visual lindo. Só não dá tempo de aprofundar pois as paradas são rápidas, mas de qualquer forma é muito lindo e divertido.

#Passeio pelas bicas e grutas: A Praia das Fontes não tem este nome a toa, ela possui muitas fontes sendo que algumas delas são canalizadas, o que proporciona banhos de bica à beira do mar.

Já a Gruta de Nossa Senhora tem a chamada “Fonte da Juventude” que é uma fonte de agua doce bem interessante, mas se ligue, para estes passeios só dá para ir de buggy.

#Passeio pelas dunas e lagoas: Com muitas dunas e lagoas é difícil não se encantar com tanta beleza junta, o ideal é percorrer de buggy pois as lagoas não são próximas, o passeio inclusive deixa ainda mais maravilhoso as diversas paisagens que você irá conhecer.

#Passeio nas Cavernas: Existem algumas cavernas formadas pela maré, o visual é muito bonito e merece sua atenção, acho até elas mais bonitas com a maré subindo.

Hospedagem na Praia das Fontes

pousada na praia - flickr

A estrutura de hospedagem da Praia das Fontes é muito boa, com varias opções de hotéis e pousadas, o Hotel Urbano dispõe de ofertas e promoções de hotel na Praia das Fontes e você pode checar os preços no link que marquei.

Culinária e artesanato

cadiras na praia das fontes - flickr

Quanto a restaurantes também há excelentes e variadas opções apesar de que os cafés da manhã servidos pelas pousadas e hotéis no geral são bem diversificados e fartos.

A maioria dos pratos seguem a culinária costeira com peixes e frutos do mar como base de preparo, além dos pratos típicos e claro, pratos da culinária internacional. Drinks também.

Já o artesanato é um dos mais bonitos do litoral do Ceará, coloridos e cheios de charme, com destaque para os trabalhos feitos de areia colorida e produzido em todo o Beberibe, no mais, praias como as de Morro Branco, Canoa Quebrada, Icapuí e Prainha, também produzem artesanato de alto nível.

Praia das Fontes e das belezas

vista da praia - aurenir luz, flickr

Com certeza a Praia das Fontes é uma das mais bonitas praias de Beberibe, e um passeio de buggy pelas dunas vale demais, se puder, prefira os passeios que não rodem somente pela praia.

Dessa forma você terá a oportunidade de aproveitar a natureza exuberante da região. Coisa que não dá pra fazer em passeios mais corridos como o Passeio de 3 Praias em 1 Dia, esse aí é recomendado para quem quer conhecer mais do que descobrir.

De qualquer forma, de forma rápida ou mais relaxada é possível desfrutar das belezas da Praia das Fontes mesmo que seja só de passagem.

Concluindo

vista do mar da praia das fontes - flickr

A Praia das Fontes é linda, com muitas opções de trilhas e roteiros de buggy, sendo roteiro da maioria dos passeios da região, de Canoa Quebrada, de Parajuru, de Fortim, Icapuí, até de Redonda tem roteiros cruzando as belezas da Praia das Fontes.

E por ser extensa, algumas partes da praia são bem desertas, outras bem movimentadas, lembre-se que a praia não ideal para banho por conta do mar agitado. As ondas são altas e fortes, prefira as varias fontes de água doce encontradas por toda a extensão da praia.

Também te lembro, novamente, que o roteiro das 3 Praias em 1 Dia é basicamente paradas para fotos, eu prefiro conhecer os lugares com mais calma, mas isso é de acordo com cada um.

Mas como a praia é muito bonita com muitas atrações considere reservar um tempo a mais para curtir toda a beleza da praia. E ainda se puder, vá nas deliciosas praia de Fortim, Parajuru, Canoa Quebrada e na vizinha Morro Branco, por fim, vou deixar aqui um link de um post com todas as Praias de Beberibe caso deseje saber mais.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *