A Praia de Fortim e as águas do Jaguaribe

Cheia de charme e repleta de natureza. Assim é a Praia do Fortim, a praia onde deságua o caudaloso Rio Jaguaribe com suas águas verdes que formam uma foz rodeada de mangues, rica em vida aquática e ótima para passeios de barco.

Assim é Fortim, a pequena vila de pescadores margeada pelo rio e pelo mar, de braços abertos a te oferecer dias felizes e ensolarados.

Um pouco sobre Fortim

praia de Fortim, Ceará

Bom, primeiramente vou te falar um pouco mais sobre Fortim, essa antiga vila de pescadores que se tornou um pequeno município do litoral do Ceará possui cerca de 20 mil habitantes, e é situado bem nas margens graciosas do Rio Jaguaribe que é o maior rio seco do mundo.

Rio seco é o tipo de rio periódico, que não é perene, suas águas vem e vão de acordo com as chuvas.

Fortim fica bem entre as cidades de Beberibe e Aracati e fica cerca de 130 km de Fortaleza.

As praias e o estuário do Rio Jaguaribe

Praia de Fortim, o estuário do Rio Jaguaribe

A foz do Rio Jaguaribe

A foz do caudaloso Jaguaribe é um cenário tropical maravilhoso, dono de uma beleza original com seus mangues e diversos canais de navegação com suas ilhas e fauna e flora rica em beleza e espécies.

Foz do Rio Jaguaribe

E não teria como ser diferente, afinal o lendário Rio Jaguaribe é o maior rio do Ceará com seus 633 km de curvas e ciclos de vida, o rio surge nascendo lá no sul do Ceará, em Tauá, e segue teimoso cruzando todo o estado até desaguar no Atlântico, nas areias brancas no litoral de Fortim.

As praias de Fortim

Praias de Fortim

O litoral de Fortim possui muitas praias e como as principais praias posso dizer com segurança que a Praia de Pontal de Maceió, a Praia do Canto da Barra e a Praia das Agulhas são as melhores.

Pois bem, o município é lar de inúmeras praias ainda selvagens e rusticas onde a natureza é abundante em dunas, falésias, mangues e coqueirais que se espalham principalmente na área do estuário do Rio Jaguaribe, o estuário, aliás, é todo um cenário encantador.

#Praia de Fortim: Pontal de Maceió

pier de Fortim

De longe é a melhor infraestrutura turística das praias de Fortim, possui barracas de praia, restaurantes, bares, hotéis e pousadas.

A culinária é baseada em pratos de comidas típicas deliciosos e claro, muito peixe e frutos do mar.

A praia é uma vila de pescadores com a rotina original de pesca nas ondas que levam e trazem as jangadas com os pescados do dia.

O vento é delicioso e libertador! Ajudou a formar na praia curiosas cavernas talhadas nas rochas que podem ser visitadas somente na maré baixa.

Lembra que falei dos ventos? Pois sim, assim como Icaraizinho de Amontada, Jeri, Canoa, Cumbuco, Taíba… praticamente todo o litoral do Ceará é perfeito para o kitesurf e Fortim não foge a regra, tem inclusive uma escola de  Kitesurf pertinho das barracas de praia.

Os ventos constantes e o mar equilibrado servem de palco para competições diversas além do kite, como a Regata de Jangadas e Botes de Fortim.

#Praia de Fortim: Praia do Canto da Barra

entrada de areia para praia

O Canto da Barra é aquele tipo de praia ainda pouco visitada, o que lhe garante um clima de paraíso tropical recheado de natureza abundante, até porque a praia fica praticamente na foz do Rio Jaguaribe.

Muito apreciada pela turma do kitesurf por conta principalmente de suas águas serenas e de seus ventos constantes estando entre as preferidas de quem pratica kite, junto com praias de nome como Cumbuco, Canoa, Jeri, Icaraizinho de Amontada, Paracuru ou Taíba, entre tantas outras praias top para kitesurf no Ceará.

Claro que a praia, como já te falei, é linda e dona de muita beleza natural. A estrutura da praia oferece apenas barracas, com pratos da culinária litorânea local e petiscos.

#Praia de Fortim: Praia das Agulhas

pôr do sol na praia

A Praia das Agulhas fica na direção do rio Pirangi, lá em Parajuru (que inclusive merece a visita, linda praia!!), mas ó, só o caminho até chegar a singela Praia das Agulhas já vale o passeio.

E olha, a Praia das Agulhas fica perto da praia do Pontal de Maceió então se organize para conhecer as duas praias no mesmo passeio, é show!

Destino: Fortim

jangadas em Fortim

Fortim não fica tão próximo de Fortaleza, passando dos 100 km de distancia (130 km para ser exato) e apesar do acesso ser fácil, é um tipo de praia como Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada, Camocim, entre outras, que talvez fique cansativo para você um passeio bate/volta.

Se você tem pouco tempo, o melhor seria escolher praias mais próximas da capital como Cumbuco, Morro Branco, Aquiraz, Prainha

Passeio de Catamarã nas águas do Jaguaribe

Vamos lá. Eu cheguei no Fortim sexta a noite, vim a convite de um amigo e me hospedei na casa dele, e no sábado por volta das 10:00 saímos para curtir a praia.

Nossa primeira parada foi no píer, onde barcos catamarã e lanchas de todos os tipos atracam para passeios pelas aguas esmeraldas do Rio Jaguaribe.

E começamos com o pé direito. Porque um passeio de catamarã em Fortim é um daqueles passeios refrescantes e cheios de cenários lindos. E ainda com direito a pausas para banhos.

O rio é gostoso de navegar, as margens à esquerda são cobertas de mata nativa e mangues que se estendem por toda a margem e é possível ver diversos tipos de peixes e aves no percurso.

Perfeito para quem está acompanhado pela turma de amigos ou familiares, falando em passeios de barco, vou deixar aqui o link para o passeio de veleiro em Fortaleza, para quem curte passeios de barco é uma ótima dica.

O delicioso banho de mar em Fortim

barco na foz do rio jaguaribe

Falando em banho de mar, as águas do rio e do mar se misturam em um braço de d’água morna e tranquila, proporcionando um banho altamente relaxante e prazeroso.

É possível pular do alto dos catamarãs na pausa para os mergulhos, ou simplesmente se esticar deitado dentro das águas nas margens de areias claras e de vento fresco.

Dá para perder a noção das horas relaxando nas marolas que chegam constantemente massageando o corpo.

Dias de luz, festa do sol

eólicas de fortim

Lamentavelmente o dia passa rápido em Fortim, sim, o final de semana voa junto com a brisa constante do lugar enchendo de frescor os passeios pela praia e seus verdes arredores.

Então se ligue, a vila de Fortim fica a 130 km de Fortaleza, é um município de menos de 20 mil habitantes e entre seus principais destaques estão: A Foz do Rio Jaguaribe com os mangues verdejantes que margeiam o rio até a ponte, a Praia do Pontal do Maceió, Canto da Barra e Praia das Agulhas.

Dicas de passeios em Fortim

jangadas na praia

Em relação aos passeios na praia de Fortim, sugiro, para aproveitar bem teu dia que conheça essencialmente estes passeios:

Passeio de Catamarã nas águas verdes e vivas do Rio Jaguaribe, depois vá conhecer as 3 praias de destaque no Fortim. É claro né? Afinal, Fortim é uma das melhores Praias de Fortaleza e seu litoral tem as rústicas e belas praias, comece pela praia ao lado da foz, a Praia do Canto da Barra, passe pela Praia das Agulhas e se acomode no Pontal do Maceió.

Um pouco mais sobre Fortim

as aguas verdes do rio jaguaribe

Diz a lenda que a história do nome da praia vem do ano de 1603 quando uma expedição portuguesa sofreu uma grande derrota para os holandeses e daí construíram um forte na praia para protegerem de novos ataques.

O nome dado a construção foi de Forte Nova Lusitânia, mas como o forte foi criado as pressas ele era bem pequeno, daí os nativos da região começaram a chamar a praia de praia do Fortim por conta do fortinho.

Os moradores da região vivem até hoje basicamente da pesca e da agricultura familiar, como bons cearenses, os habitantes de Fortim são simpáticos e acolhedores.

E novos investimentos, como o Jaguaribe Lodge & Kite. Praia Canoê é um deles.

Passeios e lugares para você conhecer

barraca exotica na praia

Agora, Fortim é um município abençoado de natureza, o eu esta levando a um incremento maior do turismo, aproveitando a beleza farta provocada pela chegada do maior rio do Ceará ao mar.

Por conta disso, suas praias e mangues junto com o maior atrativo do lugar – a foz do Rio Jaguaribe, estão recebendo mais atenção e investimentos. E olha, vou te falar, existem muitas opções de passeios pela natureza exuberante de Fortim.

#Passeio em Fortim Ceará: Rio Jaguaribe

passeio na foz do rio jaguaribe

Apesar de toda a beleza de Fortim, posso dizer com certeza eu o Rio Jaguaribe é o cartão postal de lá. Muito lindo e cheio de história, o Jaguaribe oferece vários braços e canais de navegação e ilhas em seu vasto mangue, que é inclusive berço de uma grande variedade de peixes, pássaros, crustáceos e de mata nativa com sua majestosa manta verde.

Por isso um passeio de barco pelo Rio Jaguaribe é fundamental, o passeio de barco te leva até as ilhas fluviais do Grande e a ilha da Caldeira como também a Pedra do Chapéu, onde um banco de areia dá suporte para um gostoso banho de água doce.

Eu me impressionei com a flora e fauna verdadeiramente exuberantes dos mangues do Rio Jaguaribe, vi inúmeros tipos de peixes e aves e plantas… muita natureza linda e tropical.

E o que dizer do lindo pôr do sol? Simplesmente lindo ver o crepúsculo chegando junto com as garças pousando em seus ninhos.

visual do alto do mirante

Super dica: Vá para o mirante da Barra no Fortim, lá você terá uma vista impressionante do rio.

#Passeio em Fortim Ceará: Pontal do Maceió

Praia de Fortim

A principal praia de Fortim, aqui é onde os passeios pelo rio terminam, tem várias barracas de praia com boa estrutura e com diversas iguarias culinárias baseadas nos pratos do litoral como moqueca de arraia e camarão.

#Passeio em Fortim Ceará: Igreja Nossa Senhora do Amparo

igreja nossa senhora do amparo

A Igrejinha de Nossa Senhora do Amparo tem sua entrada virada para o rio, já que na época de sua construção a vila de Fortim era toda erguida na beira do Jaguaribe.

Com o crescimento da vila foi feita uma pracinha nos fundos na igreja onde foram colocadas portas para acessar a igreja, assim, a entrada principal da igreja é pela frente do rio, mas a entrada dos fieis é feita pelas portas do fundo. Preservando a frente original da igreja manteve ativa as bençãos da padroeira do lugar.

Concluindo

Fortim é mais que uma delicia de praia, é uma maravilha de lugar.

O Rio Jaguaribe é muito generoso em beleza e você com certeza desfrutará de dias maravilhosos em cenários tropicais cheios de aventuras, charme e de muita natureza.

E se caso decida procurar por hospedagem em hotéis em Fortaleza ou em outras praias do Ceará sugiro usar a pesquisa do Hotel Urbano, nosso parceiro, e que oferece preços bem acessíveis em muitos hotéis no Ceará.

Ou quem sabe um aluguel barato de carro para conhecer as melhores praias do Ceará possa ser útil para você.

Aluguel de carros em Fortaleza

Aquele abraço!



Crédito das imagens: Luiz Felipe Sahd – Admilson Santos – Nailton Barbosa – Murilo Santana

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(3) Comments

  1. Tudo por uma Aventura: Mosteiro de Baturité [2019]

    […] o clima e visite este post de uma super história de aventura no sertão. E outra aventura na praia de Fortim, contada pelo pessoal do […]

  2. Aventura sem Fim: Pacatuba em trilhas e natureza – 2019

    […] ver esta história de aventura no sertão indomável. E por fim, o feriasceara tem este post sobre Fortim muito […]

  3. O paraíso tropical de Guajiru [Ceará] – A praia do kitesurf

    […] não canso de falar: O Ceará tem as praias mais lindas! Como a praia de Fortim, sendo cada praia diferente uma da outra, mas algumas delas são realmente especiais, como é o […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *