Todas as Praias de Aracati

Aracati é uma cidade praiana histórica e famosa por seu carnaval e pela orla com suas belezas naturais, como a charmosa praia de Canoa Quebrada, cartão postal da positividade.

As praias de Quixaba, Lagoa do Mato e Retirinho são pedaços do paraíso tropical do litoral de Aracati.

vista do horizonte da praia de Canoa Quebrada

Verdadeiros paraísos tropicais

Donas de ondas e encantos as praias de Aracati são atraentes, refrescantes, tranquilas e rústicas… começando pela vibrante praia de Canoa Quebrada.

#Praia de Aracati.1 – Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma praia de Aracati

Eu gosto demais da praia rodeada por dunas e falésias avermelhadas enormes, algumas com até trinta metros de altura.

Canoa Quebrada é uma enseada com pequena faixa de areia branca, a praia possui ainda arrecifes, coqueiros e um ancoradouro. E também recebe diversas águas vindas de riachos, mananciais e lagoas.

Restaurantes, pousadas e hotéis em Canoa Quebrada

entrada da broadway, canoa quebrada

A infraestrutura turística de Canoa Quebrada é boa. Você não terá dificuldades em encontrar opções de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e barracas de praia.

Outra coisa, a exuberante paisagem de Canoa aliada a infraestrutura funcional da cidade forma um desfrute perfeito para dias de muita curtição.

Junte a isso a vida noturna agitada de Canoa, repleta de diversão com o calçadão da Broadway fervendo a noite, e você aproveitará tudo de bom que Canoa tem a oferecer.

Você também encontra com facilidade muitos pratos saborosos com as comidas típicas da culinária litorânea e mundial.

Passeios em Canoa Quebrada

passeio de buggy na orla de Aracati

Os passeios de Canoa Quebrada que mais me atraem são os passeios de buggy pelas dunas, os passeios de parapente, os de jangada e os passeios a cavalo. Bananas boats também estão disponíveis.

Aqui tem reserva de passeio para Canoa Quebrada.

Inclusive, a prática de esportes é comum, kitesurfistas costumam passear nas águas mornas do mar de Canoa, e a galera do parapente bate o ponto aproveitando os ventos super favoráveis.

Já para os que, como eu, gostam de aventura, as trilhas pelas falésias de Canoa Quebrada reservam ótimos momentos.

Uma tarde para relaxar e outras histórias

falésias de Canoa Quebrada

Um dos motivos que me faz ir muito a Canoa é porque o lugar tem uma vibe muito positiva no ar.

Você pode escolher apenas se divertir, e está tudo ok. Canoa é ótima para diversão, ou só para relaxar nas regiões mais afastadas da cidade, mas eu amo mesmo é repor as energias e aproveitar o belo pôr do sol.

Canoa Quebrada é uma antiga vila de pescadores com nome de povoado de Esteves. Então, na década de 1960 cineastas franceses do “Nouvelle Vague”, aportaram na vila.

escadaria nas dunas de canoa quebrada

Estava fundada a base cultural da liberdade e positividade de Canoa Quebrada.

Nos anos seguintes, na década de 1970, os hippies chegaram e montaram acampamento no meio da grande beleza da praia. Na época habitada por uma tribo indígena e algumas famílias de pescadores.

Em 1997 um novo filme teve Canoa como cenário e em 2009 uma novela.

Canoa Quebrada é uma Área de Proteção Ambiental com quase 70 mil hectares. Canoa Quebrada fica a 163 km de Fortaleza e a 12 km de Aracati.

#Praia de Aracati.2 – Praia de Majorlândia

falesias brancas de majorlandia

A Praia de Majorlandia é a praia mais populosa de Aracati, possui uma faixa de areia misturada com areias claras, coloridas e fofas, tem ainda falésias vermelhas e brancas e um coqueiral farto, como também nascentes com banhos de bica.

Majorlandia tem uma central de pescadores, por isso a praia tem um grande número de jangadas e é dona do mais famoso artesanato de areia colorida do Ceará e ainda é a capital do artesanato em linho, o labirinto, no Ceará.

artesanato de areia de majorlandia - aracati

Já para esportes, a praia de Majorlandia além de ser ótima para pesca também é ótima para o surf, com ondas fortes e constantes.

Você encontra pousadas simples, restaurantes e bares com preços bem convidativos no lugar.

majorlandia é uma praia de aracati

Majorlandia é vizinha a Canoa, basta você seguir pelo lado direito de Canoa Quebrada, e é uma praia muito querida do Aracati ficando a 10 km da cidade de Aracati.

#Praia de Aracati.3 – Praia de Quixaba

praia de quixaba, no aracati

A hospitaleira Quixaba é outra vizinha a Canoa Quebrada, pertinho de Aracati (15 km), é linda e tranquilidade.

Quixaba, como a maior parte de Aracati, é uma praia que tem a pesca como uma das principais fontes de renda.

Eu gosto de Quixaba porque é uma praia bem tranquila e isolada, então quando quero paz sei bem onde encontrar.

orla de quixaba

Sem falar no delicioso barulho do ronco do mar a noite, da culinária simples e deliciosa, das falésias coloridas, que aliás percorrem toda extensão das praias de Aracati com seu mar esmeralda e suas fontes d’água cristalinas.

A cidadezinha é praticamente uma vila de pescadores a beira mar, suas areias brancas e finas se estendem por toda a praia de águas tranquilas e alguns recifes.

A pequena perola chamada Quixaba

falesias brancas de quixaba

A praia é um ancoradouro natural para barcos de pesca de camarão e oferece um delicioso banho de mar em suas águas mornas e calmas.

Quixaba é uma perola delicada na orla de Aracati, pequena e cercada de beleza, recomendo se você procura por tranquilidade e romantismo a moda antiga.

barco abandona na orla de aracati

Uma dica para você é aproveitar os passeios de jangada oferecido pelos pescadores, o preço é acessível e você tem uma visão impressionante das falésias e do coqueiral que cobre quase toda a extensa da praia.

A outra dica para você é: Os barcos de pesca ancoram na praia cheios de camarões e peixes super frescos, compre o que deseja e peça para ser preparado nas barracas ou na casa de algum pescador.

Sorriso largo e peito aberto

praia de quixaba

Você não terá problemas para isso, fazer amizades em Quixaba é bem natural, todos da vila são amigáveis e hospitaleiros. E garanto que você irá degustar um maravilhoso prato da culinária regional.

E finalmente, se você aprecia frutos do mar, vá para Quixaba em setembro quando acontece o Festival do Camarão. Vou nem falar nada, você vai e me conta depois.

Quanto a pousadas, a praia de Quixaba tem boas opções. Bons restaurantes e barracas de praia também, mas saiba que Quixaba é rústica e simples, e pelo que vejo, preferem continuar assim.

jangada no mar de quixaba

Um ponto famoso é a Casa de Flô, que pertence a atriz e cineasta Florinda Bolkan, inclusive, cenas de cinema já foram gravadas em Quixaba.

Resumindo, Quixaba é simples, bela, acolhedora e calma. A praia fica a 10 km de Aracati.

#Praia de Aracati.4 – Praia de Retirinho

aracati - lagoa ao entardecer

Essa praia eu realmente fui poucas vezes, e gostaria muito de ter ido mais vezes, porque Retirinho é aquele tipo de praia de mar aberto, pedras negras na praia, bicas de água doce, dunas coloridas… aquele cenário de paraíso.

Penso que a grande vantagem da praia de Retirinho e sua fama principalmente em Aracati é pelo fato de a praia ficar na foz do Riacho São Francisco.

garça no rio

Isso faz do lugar uma enorme piscina natural muito procurada por quem mora nas redondezas de Aracati.

O mar de Retirinho é de ondas fracas, seguido pelas coloridas falésias que atravessam todo o Aracati e seus lindos coqueirais.

Eu acho muito bonito os paredões de falésias coloridas de Retirinho, dá um ar primitivo a praia, e como ela não é uma praia muito visitada conserva paisagens naturais intocadas.

falésias de areia colorida

Muitas fontes de água doce corrente escorrem para o mar, e você verá até mulheres da vila usando as fontes para lavar roupas.

Já a praia de Retirinho é de águas calmas e mornas, como fica na enseada de Retiro Grande, praticamente não tem ondas, quase na divisa entre Aracati e Icapuí.

A praia de Retirinho fica mais ou menos 23 km de Aracati.

#Praia de Aracati.5 – Praia de Retiro Grande

A praia de Retiro Grande é formada por um extenso trecho de areia e pequenas pedras, ideal para passeios de buggy.

passeio buggy nas falesias

O mar possui muitos recifes e ondas fortes e sua enseada segue reta.

A praia de Retiro Grande é lar de pescadores, sua antiga vila possui uma rara nascente de água doce dentro do mar, que emerge na maré baixa formando uma delicada lagoa entre as pedras.

praia de retiro grande

Na vila você encontra artesanato de corda e não há infraestrutura para o turismo. Se você gosta da natureza selvagem e de aventuras vá, mas se sua vibe é turistar, fique em Canoa.

#Praia de Aracati.6 – Praia de Lagoa do Mato

praia da lagoa do mato

Eu gosto muito de praias selvagens, como moro no Ceará (atualmente em Paracuru) eu conheço de cor e salteado o litoral do estado.

Por isso me sinto atraído por praias pouco visitadas. Pois bem, a praia da Lagoa do Mato é praticamente selvagem, pra você ter ideia, nem energia elétrica tem na praia.

Suas águas são límpidas e calmas, com o cenário ao redor formado por dunas, falésias e coqueiros. A praia da Lagoa do Mato tem outro núcleo de pescadores (Aracati vive de pesca lembra?) e um ancoradouro para jangada.

Uma das praias mais linda

Agora, se liga nessa, a praia de Lagoa do Mato já foi apontada como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil pela revista Veja.

E essa dica vale anotar: A praia de Lagoa do Mato é a única praia do Ceará com banco de corais, o que a faz excelente para mergulho em alto mar.

Outra grande atração da praia é a falésia da Garganta do Diabo.

falesias da garganta do diabo

A exótica e pitoresca praia da Lagoa do Mato é na verdade uma sossegada e original vila de pescadores, com um estilo de vida simples e pessoas amigáveis.

E com muita beleza. A faixa de areia da praia é pequena, mas você tem um mundo de cenários para se encantar. Dunas, falésias multicoloridas, fontes de água mineral, coqueirais, grutas, lagoas…

por do sol na praia

Se você pretende conhecer uma praia exótica e encantadora ao mesmo tempo então já sabe, considere visitar a belíssima praia da Lagoa do Mato.

E sim, a praia de Lagoa do Mato fica pertinho de Aracati (17 km).

#Praia de Aracati.7 – Praia da Fontainha

vista da lagoa

Essa praia de areias brancas e fofas possui ondas fortes, dunas coloridas, falésias amareladas e brancas com desfiladeiros espreitando no meio delas. Os densos coqueirais guardam muitas fontes de água mineral que descem até a beira mar, vertendo água mineral em grotas e bicas.

coqueiral na praia

Por isso o nome da praia, praia da Fontainha, ela fica cerca de 20 km de Aracati.

#Praia de Aracati.8 – Praia do Esteves

praia do esteves, aracati

Não sei se você reparou, mas a maioria das praias de Aracati ficam em enseadas. A Praia do Esteves não foge à regra. A praia fica em uma enseada também, seu mar de tom esmeralda é calmo, a praia é extensa com suas areias fofas e com as falésias vermelhas servindo de guardiãs.

A Praia do Esteves é basicamente uma dilatação da praia de Canoa Quebrada e é lar do povoado mais antigo de Canoa Quebrada, de estimado valor histórico, berço do lendário jangadeiro e líder abolicionista Dragão do Mar, a vila é tombada por decreto estadual.

A vila fica ao lado de Canoa Quebrada.

#Praia de Aracati.9 – Praia da Tapera

Um pequeno pedaço de mar forma a frente da Praia da Tapera, do ladinho da encantadora Quixabá, repleta de falésias brancas com formações de estalactites e imensos coqueirais.

Confesso que você pode passar caminhando pela praia sem perceber, mas se seus olhos estiverem atentos você verá uma pequena e iluminada praia.

Até porque seu acesso é apenas pela praia, onde casas de pescadores e pequenas barracas dão as boas-vindas a pequenina e isolada praia.

#Praia de Aracati.10 – Praia de Murici

falesias na praia do murici, em aracati

Essa praia é mais uma praia selvagem de Aracati, seu mar de águas límpidas e cristalinas compõem uma linda paisagem junto com as falésias escarpadas e pontiagudas.

Os coqueiros seguem a orla da Praia de Murici distribuídos nas areias brancas e finas, lar de mais uma vila de pescadores de Aracati.

A Praia de Murici não tem nenhuma infraestrutura dedicada ao turismo e encontra-se a 26 km de Aracati.  

#Praia de Aracati.11 – Praia de Porto Canoa

porto canoa

Essa praia foi formada na verdade, criada quando da construção de um complexo turístico com o mesmo nome.

De qualquer forma, a praia é palco da primeira Cidade turística do Brasil, o Porto Canoa, cidade que possui uma infraestrutura de padrão internacional e fica a 10 km de Aracati.

#Praia de Aracati.12 – Praia de Cumbe

tirolesa nas dunas de cumbe

A Praia de Cumbe não é uma praia selvagem, é uma praia deserta, moradia de pescadores e nativos.

cultivo de camarão no cumbe

Localizada na foz do Rio Jaguaribe, tem nas suas lagoas e dunas as maiores belezas. Inclusive o acesso a Praia do Cumbe acontece pelas trilhas por cima das dunas.

Suas dunas brancas parecem desertos e o cultivo de camarão, lagosta e caranguejo acabam por atrair muitos visitantes nos fins de semana para seus restaurantes e palhoças.

praia do cumbe, cultivo de camarão

Dias radiantes em Cumbe

A praia de Cumbe tem lindas lagoas e excelentes passeios de buggy em suas dunas quase intransponíveis.

dunas da praia de cumbe no aracati

Eu gosto de curtir as pequenas palhoças nas lagoas cravadas nas dunas, como verdadeiros oásis com cata-ventos e bicas.

A praia de Cumbe é um daqueles pequenos paraísos perdidos no tempo, sem nenhuma infraestrutura para o turismo.

mangue do rio jaguaribe

Vale destacar o Rio Jaguaribe, que nasce na Serra da Joaninha e cursa 550 km até desaguar na Praia de Cumbe, formando as ilhas Pinto, Pedras, Grande e Mulungu.

Concluindo

A região de Aracati é rica em histórias, paisagens pitorescas, belezas e praias que te levam a inúmeras opções de diversão e lazer.

Se você faz o estilo aventureiro Aracati é um bom destino para desbravar praias selvagens, dunas gigantes e trilhas radicais de mountain climbing e hiking. Aproveite a viagem e vá conhecer a linda Praia de Icapuí., onde fica a exótica Praia de Redonda. Fortim também e um encanto no litoral.

Os ventos e as condições do mar são ideias para kitesurf e parapente em algumas praias, como Canoa. Ciclismo, mergulho, passeios de buggy, jangada e pesca costeira também são opções.

Sem esquecer as lindas praias, cenários perfeitos para romances e paixões.

Praias de Aracati: Perguntas e Respostas

Praia de Quixaba Aracati?


A Praia de Quixaba fica a 8 km de Canoa Quebrada e é uma das Praia de Aracati, a pequena Quixaba é linda e tranquila. A vila é bastante hospitaleira e a vida gira em torno do mar e da pesca, a culinária local também merece destaque (o camarão do mar é delicioso). A praia já serviu de cenário para filme e a Casa de Flô, da atriz e cineasta Florinda Bolkan, é um destes cenários.

Praia de Majorlândia?

A Praia de Majorlândia possui muitas atrações naturais e suvenires, como as garrafinhas de areia colorida e outros típicos artesanatos do litoral cearense. Majorlândia ainda é uma pequena vila de pescadores à beira-mar, suas barracas de praia ficam rodeadas por coqueiros e por falésias ornamentadas. Majorlândia fica a 8 km de Canoa Quebrada.

Praia do Murici Aracati?

A Praia do Murici possui falésias escarpadas e pontiagudas mesclada com coqueiros espalhados até a praia de areias brancas e finas. O mar da Praia do Murici é límpido e cristalino e o cenário composto por falésias, dunas, fontes naturais e vegetação nativa é típico de uma praia selvagem, o tipo de praia preferida por aventureiros. O acesso é difícil, e só é possível pela praia ou seguindo as trilhas que saem da Lagoa do Mato. A Praia do Murici fica entre as praias de Lagoa do Mato e Fontainha.

Praia Lagoa do Mato?

A Praia Lagoa do Mato é outra praia selvagem de Aracati, a Lagoa do Mato tem um mar de águas calmas e um banco de corais que oferece ótimas condições para a pratica de mergulho durante a maré baixa. É na Praia Lagoa do Mato onde se encontra uma das mais famosas atrações de Aracati, a belíssima Garganta do Diabo, que é uma trilha sinuosa entre falésias coloridas, dunas e coqueirais.

Praia de Morro Branco?

Morro Branco fica em Beberibe, distante 75 km de Aracati e 88 km de Fortaleza. Uma das praias mais bonitas do litoral cearense tem em suas enormes dunas e suas exuberantes falésias coloridas o maior destaque do lugar. De mar tranquilo, com barracas de praia, fontes naturais de água e o “labirinto”, uma formação de falésias bastante visitada por sua beleza exótica. Os passeios de buggy pela praia costumam rodar de Morro Branco até Aracati, passando por praias como a encantadora Canoa Quebrada.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(2) Comentários

  1. Canoa Quebrada [A praia da Lua e Estrela] Sol, Vibe e Beleza – (2019)

    […] se junta com o sorriso aberto de seus moradores. E assim desde 1650 o encanto de Canoa Quebrada, no Aracati, roda o […]

  2. A Praia de Fortim e as águas do Jaguaribe – Natureza e liberdade

    […] fica bem entre as cidades de Beberibe e Aracati e fica cerca de 130 km de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *