As deslumbrantes Praias de Beberibe

O que não falta em Beberibe são falésias coloridas, recifes, dunas de areias brancas enormes, coqueirais, praias com riachos e bicas de água doce e vegetação nativa nas encostas.

E todas. Todas lindas. Desde as super badaladas Morro Branco e Praia das Fontes até as mais desertas.

As Praias de Beberibe

falésias de beberibe

Então vou começar a lista de praias com a mais famosa de Beberibe. Morro Branco.

#Praias de Beberibe: Morro Branco

Essa e a mais querida, agitada e visitada praia de Beberibe, é recheada de belezas e a praia tem recifes, falésias coloridas e dunas branquíssimas, dai o nome Morro Branco.

Um passeio de buggy pelo Monumento Natural das Falésias é imperdível com seus cenários cinematográficos, um labirinto de areias coloridas esculpido pelo tempo.

praia de morro branco

Agora, se tiver tempo, pegue um buggy e faça um passeio por todas as praias de Beberibe. Morro Branco fica a 5Km de Beberibe. E praticamente toda a orla de Beberibe é rodeada por falésias que se fecham e se abrem para o mar azulado de fortes ondas.

É sucesso!

Outro passeio massa é o passeio de jangada, onde você pode dar um mergulho a cerca de 500m da praia.

Morro Branco é a praia das areia coloridas e de beleza espetacular. Você pode reservar um aqui passeio bate-volta para Morro Branco.

Quanto a hospedagem, Morro Branco possui um bom complexo hoteleiro, entre hotéis, pousadas e hostels, e conta com muitos restaurantes de nível também.

O artesanato de areia de Morro Branco é um charme, tem até um centro de comercialização de artesanato, passe por lá, você vai amar.

#Praias de Beberibe: Praia das Fontes

praias de beberibe

Particularmente eu acho a Praia das Fontes a mais bonita de Beberibe. É opinião minha. São bicas jorrando água doce nas pedras à beira da praia, são grutas e labirintos, morros e falésias de areias coloridas, jangadas e mar calmo.

Uma gruta conhecida na Praia das Fontes é a Gruta da Mãe D’Água, ou Gruta de Açucena (nome de uma personagem de novela).

Sim, filmes e novelas já usaram os cenários encantadores de lá.

#Praias de Beberibe: Parajuru

beberibe, praia do parajuru

Conheço Parajuru a uns 20 anos. Eram 3 ruas e o mar rsrsrs. Parajuru fica antes de cruzar o Rio Pirangi e é região pesqueira, inclusive de lagosta.

A praia oferece barracas no entorno e lagoas e riachos se formam oferecendo banhos deliciosos lá para o lado do mangue.

#Praias de Beberibe: Marambaia

lagoa do uruaú

A praia também é conhecida como Uruaú, é linda, tem barracas, mas o forte mesmo é dar uma chegada na lagoa de Uruaú. É o point! Tem infraestrutura boa, a lagoa é enorme de aguas mornas e tranquilas.

Bem frequentada por kitesurfistas, a lagoa fica entre as dunas.

Voltando a praia, ela é possui dois pontos de mergulho, um no canal e outro nos navios naufragados.

#Praias de Beberibe: Praia da Gamboa

praias de beberibe

Essa é para quem curte praias calmas e serenas. Rodeada por salinas e discreta, a praia compõe o litoral recheado de falésias da região.

#Praias de Beberibe: Praia do Paraíso

jangada na areia

Outra praia mais distante, perdida nos mapas e esquecida, os ecoturistas amam seu mar e beleza selvagens em cenários com muitas dunas e lagoas.

Lá ficam os sangradouros da Lagoa do Córrego do Sal e da Lagoa do Correia, o mar é violento mas o pôr do sol é sereno e revigorador na Lagoa das Paripueira.

#Praias de Beberibe: Praia do Canto Verde

eolicas na praia

A Praia do Canto Verde é uma pequena vila de pescadores de herança heroica e sede do Fórum dos Pescadores do Litoral Leste, lá preservam a história dos pescadores, que em 1993 zarparam mar adentro de jangada rumo ao Rio de Janeiro em protesto contra a pesca predatória.

A Praia do Canto Verde é linda, pacata, e a vila de pescadoras fica entre as dunas.

#Praias de Beberibe: Ariós

falesias na praia de beberibe

Você chega em Ariós de bugue, logo atrás das falésias fica a vila, inclusive é outra vila de pescadores artesanais com suas casinhas entre dunas. O mar é de águas mansas e a praia é rodeada por coqueirais, sim, tem uma lagoa pertinho, é a Lagoa do Canto.

#Praias de Beberibe: Barra da Sucatinga

falesias de beberibe

Esta praia é uma das mais selvagens de todo o litoral. Deserta, perdida no meio do nada e nada além de dunas e falésias multicoloridas, sua natureza dura já serviu de palco para programas de sobrevivência na TV. Exatamente na Praia dos Anjos.

Lá perto fica a Barra do Sucatinga, uma linda vila de pescadores que tem um mirante no alto de uma duna.

#Praias de Beberibe: Praia do Diogo

beberibe e suas falesias

Mais uma das praias desertas de Beberibe, a praia do Diogo possui lindas falésias, dunas e riachos que nutrem as bicas de água doce que brotam nas falésias a poucos metros do mar.

#Praias de Beberibe: Beberibe 🙂

jangadas nas areias de beberibe

A Praia de Beberibe, é a praia das garrafinhas de areia colorida. No geral o artesanato local é maravilhoso, a cidade é ativa e não fica a beiramar, você tem que rodar poucos kilometros para chegar no mar.

Quanto a infraestrutura, a região possui hospedagem e restaurantes para todos os tipos de público, você pode chegar de mochila ou Land Rover e encontrará seu espaço.

São hotéis de luxo, pousadas padrão, hostels…

A mesma coisa com restaurantes, muita comida saborosa com todos os tipos de preço. Realmente, o litoral do Ceará tem praias cheias de beleza.

Agora algumas dúvidas…

3 Perguntas muito comum

artesanato de areia de beberibe

Qual a melhor praia de Beberibe?

Claro que essa resposta depende muito do que agrada a cada um de nós. Então, com certeza Morro Branco e Praia das Fontes disputam lado a lado pela melhor praia de Beberibe.

Qual o significado da palavra Beberibe?

jangadas

De origem tupi, o mais provável é que Beberibe venha de “Bibiribe= no rio que vai e vem”, o primeiro nome do município foi Uruanda, depois Sítio Lucas, e por volta de 1800, Beberibe. Fonte: Wikipedia

O que tem para conhecer em Beberibe?

orla de beberibe

Eu realmente recomendo que você rode por todas as praias. O lugar é cheio de surpresas e belezas mil. Mas se você não tem tempo mesmo, então visite o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, a Lagoa do Uruaú e Morro Branco.

Passeios nas Praias de Fortaleza

Existem agencias especializadas em Passeios Bate-Volta para diversas praias do litoral do Ceará. A OceanView é uma delas. Reserve aqui seu passeio para Cumbuco, Beach Park, Águas Belas ou para Canoa Quebrada. Ou aqui se quiser conhecer mais a respeito de Canoa.

E por falar em Canoa, a vizinha Aracati você pode ver neste post. Ou um super roteiro com as melhores Praias de Fortaleza.

Concluindo

São muitas praias e passeios deliciosos, o ideal é você ir com tempo para desfrutar de toda a beleza do lugar. Se puder passe mais de 3 dias. Garanto a você que será pouco.

E só mais uma dica, essa de Lagoa. Visite a Lagoa das Almecégas, uma das maiores do estado.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(7) Comments

  1. Passeio Fortaleza em Promoção (6 Super Passeios) (2019)

    […] uma das cidades mais divertidas do Brasil e suas praias são deliciosas, como Morro Branco, em Beberibe, Icaraizinho de Amontada, Sabiaguaba, Taíba, Lagoinha ou […]

  2. Passeio de Buggy no Cumbuco [Bom Demais] (2019)

    […] Com certeza o Cumbuco tem o melhor passeio de buggy do Ceará, o que não é pouca coisa, porque 90% das praias cearenses tem ótimos passeios de buggys, muitos deles imperdíveis, como os de Beberibe. […]

  3. O canto da sereia na Prainha de Fortaleza – Pequena, feliz e gostosa

    […] Se ligue que muitas das peças de artesanato no Centro são peças exclusivas, e geralmente com valores maiores, e é um artesanato bem diferente do feito em Beberibe. […]

  4. Canoa Quebrada [A praia da Lua e Estrela] Sol, Vibe e Beleza – (2019)

    […] A história de Canoa para o mundo começa nos anos 70 quando hippies aventureiros bateram à porta da antiga vila de pescadores tão antiga como a vila de Beberibe. […]

  5. Toda a intensa beleza da Praia de Morro Branco – 2019

    […] Morro Branco é um labirinto de dunas e falésias, formado por uma colcha de retalhos de areias de diferentes tons. É perfeita para passear sem pressa de nada pelas falésias de areias de Morro Branco. Assim como toda a orla das praias de Beberibe. […]

  6. A Praia de Fortim e as águas do Jaguaribe – Natureza e liberdade

    […] fica bem entre as cidades de Beberibe e Aracati e a cerca de 130 km de […]

  7. Jericoacoara [Uma Joia Tropical] – Dicas 2019

    […] se espalha no vento abençoado de Jericoacoara, diversidade gastronômica e ambiental também viu, Beberibe também tem essa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *