Sabiaguaba: A praia mística de Fortaleza

A primeira vez que fui na praia de Sabiaguaba foi para um Halloween, isso muito tempo atrás, e até hoje a praia continua com uma atmosfera mística e encantadora. 

Sabiaguaba é uma Área de Preservação Ambiental – O Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba, o Rio Cocó, que dá nome ao maior parque do Ceará, descarrega suas águas por lá.

Praia da Sabiaguaba, rio Cocó

Quanto ao nome, Sabiaguaba é uma árvore abundante nas redondezas da praia. Por isso deu origem ao nome da praia.

Sabiaguaba, beleza fora da rota

praia de Sabiaguaba

A praia tem muito verde, com as pontas de suas dunas brancas e os altos coqueiros nativos no horizonte que dão o tom hippie ao lugar, as areias claras e as águas mansas completam o cenário.

Sabiaguaba não tem o mar bom para o banho, tem muitas pedras, mas é perfeita para relaxar. A estrutura é das mais simples, e nas barracas você encontra ostras e caranguejos pescados por lá.

Quanto a fim de tarde, dizem que o pôr do sol é um dos mais bonitos, cheio de energia.

Praia de Sabiaguaba e o Rio Cocó

barraquinha a margem do rio cocó

O melhor banho mesmo é no rio, inclusive, é muito frequentado por pescadores e pelos ecoturistas em busca de paz e meditação, por isso existem muitos albergues em Sabiaguaba, a praia não é muito frequentada por turistas convencionais.

Na praia, a sua espaçosa faixa de areia oscila em areias brancas e pretas e o mar é agitado, melhor para a pesca do que para o banho. Os quiosques são simples e servem apenas petiscos e bebidas geladas.

Irmã de sangue, mas diferente em tudo

barraquinhas rusticas em sabiaguaba

Apesar de estar a poucos quilômetros da Praia do Futuro, a praia de Sabiaguaba é completamente diferente das outras praias urbanas de Fortaleza, a começar pela área de mangue e pelo Rio Cocó.

Meio mística, a praia atrai outro público, mais alternativo e ecológico, no mais, a praia é pouco povoada, os quiosques são pequenos e rústicos, todos na praia e na beira do rio, e o cardápio costuma ser de caranguejos e ostras, além de petiscos comuns.

E já que Sabiaguaba fica bem pertinho de Fortaleza, aproveite e conheça o Guia de Passeios Fortaleza com 28 Passeios Top [2019] ou o Passeio Fortaleza em Promoção.

Rodando a vizinhança: Praia de Caça e Pesca e Abreulandia

pescadores nos paredões de pedra

Assim, Sabiaguaba, Caça e Pesca e Abreulandia (Cofeco) são praias pequenas e coladas uma na outra e ficam na saída de Fortaleza, no sentido nascente.  Bem parecidas, são cobertas de verde e tem o mangue e o rio como costuma.

A primeira, no sentido Fortaleza-Porto das Dunas é a Praia do Caça e Pesca, vizinha a Praia do Futuro, é uma pequena extensão de orla onde a praia começa a sofrer influencia do mangue.

Em seguida a praia da Cofeco (Abreulandia) já imersa no mangue e com a foz do Rio Cocó dividindo Cofeco e Sabiaguaba, muitos casais fazem sessões de sessão trash dress por lá. E claro, pescadores e ecoturistas e os que curtem contato com a natureza na sua forma mais simples.

O Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba

O Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba

A praia de Sabiaguaba é mais frequentada por pescadores, isso porque, devido a foz do Rio Cocó, os manguezais são fartos e abundantes em peixes e crustáceos, mas lembre-se que a região é uma APA, e a pesca é controlada.

O Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba possui uma extensão de 461ha distribuído entre dunas, manguezais e tabuleiros costeiros.

vista do rio cocó em sabiaguaba

O manguezal inclusive é extenso e repleto de vida e a pequena estrutura de barracas rústicas oscilam entre parte da orla da praia e parte nas margens do Rio Cocó, e em todas são servidos peixes, caranguejos e ostras da região.

Dizem que é dos mangues ricos em minerais que as boas energias de Sabiaguaba emergem e se espalham pelos ventos frescos do mar.

Do outro lado do rio fica Sabiaguaba

foz do rio cocó - no Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba

Praias irmãs divididas pelo Rio Cocó, Cofeco e Sabiaguaba tem a mesma aparência, do lado do rio uma densa vegetação de mangue e do outro lado, as areias brancas e finas da praia.

Seguindo um pouco mais a frente (sentido nascente) você sai na divisa entre Sabiaguaba e Porto das Dunas, uma das melhores praias de Fortaleza.

A estrutura começa a melhorar e você encontra bons restaurantes, bares, muitas barracas e algumas pousadas.

E ainda mais tem os Top 10 Pontos Turísticos de Fortaleza. para você visitar. Aqui o link da Prefeitura de Fortaleza caso precise de alguma informação mais técnica.

Concluindo

Sabiaguaba é uma praia linda, pouco estruturada e bem verde. Muitos adeptos da contracultura residem por lá em casas comunitárias com fogões feitos de luz solar e com cultivo orgânicos.

Se você estiver afim de descobrir uma praia perto de Fortaleza bem diferente, vá para Sabiaguaba.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *