Roteiros de Férias 100% Tianguá Para Você – 2020

Uma das cidades mais lindas da serra é a de Tianguá, aquele tipo de cidade acolhedora, como o clima gostoso da serra de Viçosa do Ceará, antiga aldeia da grande nação tabajara, terra de Irapuã. Tianguá atrai aventureiros e viajantes com sua beleza e seu ecoturismo.

Tianguá aproveita seu solo fértil e junto à maioria da Chapada de Ibiapaba, produz frutas e verduras que abastecem todo o Ceará e estados vizinhos. Sem falar que Tianguá é alegre e festeira  tendo seus principais festejos o de Nossa Senhora Santana (padroeira), a Festa de São Francisco de Assis e Festival de Quadrilhas Juninas do Nordeste.

Tianguá e outras terras na Chapada de Ibiapaba

Estrada na Chapada de Ibiapaba - Tianguá - flickr

Ricas em histórias, cultura e natureza, as cidades de Tianguá, Viçosa e Ubajara são tão agradáveis como o clima gostoso das serras, um sorriso hospitaleiro e a beleza natural que te relaxa quase que instantaneamente.

Mas já deixo bem claro para você que toda a Serra de Ibiapaba guarda lugares encantadores e se tiver tempo e condições, rode pela serra sem medo de ser feliz. Cidades como São Benedito ou Guaraciaba do Norte, por exemplo, trazem o aconchego serrano em suas veias.

Tianguá vem do tupi e quer dizer “forquilha que prende as águas” devido ao rio Tianguá, que passa no lado sul da cidade, ser cheio de bifurcações.

escadaria para o voo livre em tianguá - flickr

Tianguá tem seus primeiros registros de história datados em 1590, pelos corsários franceses que fundaram a Feitoria da Ibiapaba. Uma curiosidade histórica é que Tianguá possui o 1º registro da passagem do Cometa Halley nas terras do Novo Mundo em 1607.

Na Chapada da Ibiapaba a média de altitude oscila entre 700 a mais de 900 metros e o ponto mais alto fica em Guaraciaba do Norte, mas na Chapada da Ibiapaba os principais pontos turísticos são Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Ecoturismo em Tianguá

ecoturismo no tianguá - flickr

Toda a chapada possui diversas cachoeiras e trilhas, como também oferece muitas opções de ecoturismo, como no Sitio do Bosco, em Tianguá, que oferece desde tirolesa a pista de decolagem de voo livre com 600m de altura, diversas trilhas, parapente, piscina natural, área de camping e chalés.

O clima da Chapada de Ibiapina possui média de 20ºC e neste clima ameno Tianguá oferece ótimos banhos de cascatas, principalmente nas grutas ou perto delas, além de também possuir muitos atrativos naturais belos e charmosos, ótimos para atividades de ecoturismo, como:

  • Sítio do Bosco (Tianguá)
    » Várias atividades ecológicas + parapente + camping
  • Parque Ecológico da Floresta (Tianguá)
    » Destaque para a Bica do Pinga e a Cachoeira das Sete Quedas – apropriada para rapel
  • Cachoeira da Cana Verde (Tianguá)
  • Cachoeira de São Gonçalo (Tianguá)
  • Cachoeira da Pirapora (Tianguá)
  • Cachoeira de Tarumã (Tianguá)
  • Cachoeira da Santa Rosa (Tianguá)
  • Cascata Hotel Tur (Tianguá)
  • Cascata da Serra (Tianguá)
  • Mirante dos Pampas (Tianguá)
  • Cachoeira do Sítio do Gerson/Pilões (Viçosa do Ceará)
  • Parque Nacional de Ubajara (Ubajara)
    » O teleférico está em manutenção (2019) com promessa de retorno para 2020, além da Gruta de Ubajara (fechada para visitação) o parque possui mais de 500ha de paisagens de natureza exuberante com grutas, trilhas, rios, precipícios, cachoeiras, paredões, fauna e flora rica e diversificada
  • Cachoeira do Boi Morto (em Jaburuna – a 13 km de Ubajara)
  • Bica do Cafundó (Parque de Ubajara)
  • Cachoeira do Frade (Parque de Ubajara)
  • Piscinas naturais do Rio das Minas (Ubajara)

É bom você saber que alguns destes passeios de ecoturismo cobram entrada, mesmo sendo valores pequenos, vá com algum no bolso.

Principais passeios em Tianguá

passeios no tianguá - flickr

Muitos passeios ecológicos pelas serras de Tianguá. É isso, a serra é linda, romântica, histórica e radical. Escolha tua vibe e vai.

Açude Jaburu: Uma prainha na beira do açude é muito frequentada nos finais de semanas e é bem popular para pesca esportiva.

Balneário da Santa Rosa: Também chamada de barragem, é uma formação rochosa, a entrada parece uma gruta e dentro tem uma cachoeira pequena.

Cabeça da Nega: É um mirante com vista para a cidade de Viçosa do Ceará. E ainda tem engenho de cana, casa de farinha e uma capelinha.

Cachoeira da Cana Verde: Com 30m de altura é uma das mais altas da serra e ainda tem um mirante voltado para o sertão.

Cascata da Serra: a cascata é uma queda d’água que cai em uma piscina natural, onde é represada. Localizada na metade da subida da serra da Ibiapaba. O acesso é feito pela BR-222.

Casarão do Sítio Cajueiro: É o patrimônio arquitetônico mais antigo de Tianguá, datado de 1880, representante da rica era do café em Ibiapabana.

Monumento ao Cristo ressuscitado: Fica no topo da Chapada da Ibiapaba, no Morro da Ressurreição, possui 16m de altura e fica a 600m do nível do mar.

Paredões do Janeiro: O lugar possui corredores de pedras, cachoeiras e bicas naturais. É um dos locais de natureza mais lindos e marcantes de Tianguá em minha opinião.

Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta: Uma reserva particular de natureza exuberante com 6 ótimas trilhas e cachoeiras. Tem também um “pesque-não-pague”, rapel e tirolesa, a reserva pertence ao Serra Grande hotel.

Trilha da Cachoeira da Mangabeira: O famoso mirante “Espelho da Vida” fica lá e oferece para você uma visão geral da serra. A trilha é difícil principalmente do mirante até a cachoeira, passando entre paredões estreitos, 2 quedas d’água, vegetação de mata tropical e não é raro ver rastros de gatos do mato, jaguatiricas e macacos-prego.

Trilha da Cachoeira do Marinema de Baixo: Na verdade são 2 trilhas, uma leve e outra pesada, usando cordas. Muito bonita, o percurso tem rios, quedas d’água e árvores centenárias.

Trilha do Espia: Essa fica na encosta da serra, bem nas formações rochosas, no inverno a cachoeira Rocha da Rosa surge na trilha, entre 2 paredões de pedra. A trilha é curtinha (1 km).

Trilha da Transumância: Essa é uma trilha de pedras construída pelos antigos colonizadores da região e conecta a serra ao sertão. Cheia de histórias (no caminho você encontra engenhos e alambiques) ela ainda tem em seu percurso a Cachoeira do Pinga.

Trilha do Pinga: Parte da trilha é feita de pequenas quedas d’água como se fossem degraus em meio a vegetação de mata úmida. A trilha é muito bonita e a natureza da serra é um espetáculo a parte.

Pontos turísticos de Tianguá

igreja e pracinha na cidade - flickr

Bem próxima da divisa com o Piauí, Tianguá oferece boa estrutura hoteleira com muitas opções de hospedagem na região até por sua localização que dá acesso rápido a Ubajara e Viçosa do Ceará.

Mas não pense que a cidade serve apenas de passagem, de maneira nenhuma. Tianguá é linda e tem diversas opções de lazer na natureza com suas  cachoeiras, trilhas e mirantes.

Tianguá também serve de polo para o artesanato da serra, principalmente artesanato de palha e renda, tem também iguarias artesanais como doces, rapadura, batidas e licores. Vale a visita o Centro de Artesanato do Terminal Rodoviário Governador Virgílio Távora e o do Sítio Córrego, ambos na BR-222, entre os km 309 e 310.

licores da chapada de ibiapaba

E por falar em visita, o Palacete de Tianguá, é um representante da cultura arquitetônica da serra enquanto o Obelisco de Tianguá repousa na Praça Almirante Rubim.

Já a Biblioteca-Polo Municipal Deputado Leôncio de Aguiar Vasconcelos guarda um acervo com mais de 2 mil livros e para entender melhor a cultura do lugar a Casa da Memória José Evangelista de Vasconcelos funciona como um pequeno museu mobiliário, fotográfico e de objetos cotidianos servindo de resgate da história, costumes e tradições culturais.

Uma visita necessária é à Catedral também chamada de Paróquia de Santana construída em 1882 é um dos cartões postais da cidade.

igrejinha - flickr

O Seminário de São José ou o Convento de São José é formado por um casarão antigo, uma capela e um bosque calmo, grande e silencioso, composto por belos jardins e pátios internos. Foi construído pelos franciscanos na primeira metade do século XX.

Por fim a Igrejinha de São Francisco com suas imagens sacras de gesso e madeira revelam o lado simples e humilde de quem vive imerso em uma região de natureza encantadora.

De Tianguá para Ubajara

estrada de tianguá - flickr

Tianguá fica cerca de 300km de Fortaleza e seu acesso é pela BR-222 que liga Fortaleza/Teresina. De Tianguá para Ubajara são mais ou menos uns 20km, Ubajara é outra joia encrustada na Chapada da Ibiapaba onde fica o famoso Parque Nacional de Ubajara.

No Parque fica a atração turística mais famosa da Chapada, a Gruta de Ubajara, o Parque possui diversas trilhas que levam para grutas, cachoeiras ou paredões com cenários cheios de natureza a perder de vista. E claro, o Bondinho de Ubajara, cartão postal do parque.

Ubajara é perfeita para o ecoturismo e o Parque Nacional de Ubajara o maior destaque da região com seus 563 hectares. Além da famosa Gruta de Ubajara mais dez cavernas estão no parque e a maioria não é aberta para visitação para preservação de suas galerias, salas com estalactites e estalagmites como a Sala das Rosas, a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas.

O Parque Nacional de Ubajara oferece guias para vários passeios em caminhos a pé pelas trilhas, de bike ou de bondinho (quando voltar a ativa).

Se você, como eu, curte aventuras, sugiro a trilha de 7 km que leva até a gruta, mas se ligue que o percurso exige de você preparo físico e uma coisa que acho muito legal nesta trilha é que o caminho é de pedra e dura cerca de três horas e meia.

Sim, vá com roupa de banho porque há opção de banho na cachoeira do Cafundó com sua queda d’água de 70 m de altura.

De Tianguá para Viçosa do Ceará

natureza na chapada de ibiapaba - flickr

Tianguá fica cerca de 30 km de Viçosa do Ceará, pela BR 222 ou pela CE 187, Viçosa é outra cidade histórica de Ibiapaba, cheio de histórias do tempo da colonização do Ceará, como a Igreja Matriz que é um dos registros históricos deste tempo.

Viçosa também é a terra das flores, foi o primeiro município da Serra da Ibiapaba, fundada em 1882, é uma das cidades mais antigas do Ceará. Simples e acolhedora Viçosa possui arquitetura e cultura herdada dos franceses e portugueses e com forte presença indígena.

Alguns passeios em Viçosa do Ceará que valem demais a visita, como um passeio a Casa dos Licores, a Bodega de Alfredo Miranda, a Igreja Nossa Senhora da Assunção, ao Sobrado da Marcela, o Casarão dos Pinhos, o Casario de Viçosa do Ceará, o Sítio Tope e a Igreja do Céu.

A Chapada de Ibiapaba

mirante no sitio do bosco - tianguá - flickr

Na Chapada de Ibiapaba existem ótimas opções de hospedagem com ofertas de hotel em Tianguá, em Viçosa ou pousada em Ubajara, o Club Hurb do Hotel Urbano oferece promoções para hotéis em Ibiapaba no link, você pode conferir.

A Chapada de Ibiapaba é dona de muita natureza, sabores e locais para ecoturismo, a região das serras faz divisa com o Piauí e abriga cidades históricas como Ipu (no sopé da Serra da Ibiapaba) da índia Iracema de José de Alencar.

Ipu vem do tupi e quer dizer “água que cai do alto” por conta de sua bica com 180m de altura, que inclusive é perfeita para rapel. Já na cidade de Ipu sugiro conhecer a Igreja Nossa Senhora do Desterro, também chamada de Igrejinha do Quadro, construída em 1765.

E também a Estação Ferroviária (1894) por lá funciona a Secretaria de Cultura de Ipu, mas é aberta para visitação.

Concluindo

O clima agradável e as muitas paisagens naturais de grande beleza servem de porta de entrada para roteiros surpreendentes por toda a Chapada, de igrejas históricas a trilhas e grutas.

Tianguá possui 3 regiões bem diferentes, a chapada, o carrasco e o sertão. Mas é na chapada que Tianguá mostra o que tem de melhor. Faz divisa com Viçosa do Ceará, Ubajara, Moraújo, Granja, Frecheirinha, Coreaú e o Estado do Piauí.

A Chapada de Ibiapaba é um dos melhores roteiros de férias no Ceará e não tenho duvidas quanto a isso, e Tianguá é seu polo, por isso não deixe de reservar uns dias (2 dias é pouco) para conhecer uma região incrivelmente bela e surpreendente.

Vou deixar aqui o link do post de outras serras no Ceará como Pacoti, Guaramiranga e outros roteiros de férias como Juazeiro do Norte.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *