Viçosa do Ceará a Princesinha da Serra

Viçosa do Ceará é a “Rainha da Ibiapaba”, primeira cidade fundada na Chapada de Ibiapaba, vizinha de Granja, Tianguá e do estado do Piauí, distante 350 km de Fortaleza.

Viçosa do Ceará é uma das cidades do Patrimônio Nacional (Iphan), pequena e com pouca estrutura de hospedagem, a bela Viçosa do Ceará é charmosa e histórica, fundada em 1882, berço do jurista Clóvis Beviláqua (autor do código civil brasileiro) e o General Tibúrcio Cavalcante.

Repleta do verde da Chapada de Ibiapaba, a cidade é sede da histórica Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção.

Viçosa do Ceará tem história e beleza

viçosa do ceará - foto de daniel silva, flickr

Primeira cidade fundada na Chapada de Ibiapaba, lar dos índios Tabajaras, Viçosa do Ceará fica na Serra da Ibiapaba (também chamada de Serra Grande) cerca de 300 km de Fortaleza pela CE-187.

A construção mais importante da história de Viçosa do Ceará é a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (1695), marco de fundação da cidade de onde – dizem os antigos, saem túneis subterrâneos logo abaixo da Igreja que levam a vários lugares da antiga Cidade.

Como disse no inicio do post, Viçosa do Ceará faz parte do Patrimônio Nacional, foi o primeiro município da Serra da Ibiapaba, fundada em 1882, é uma das cidades mais antigas do Ceará e também é a terra das flores.

viçosa do ceará - patrimônio nacional - claudia helena - flickr

Simples e acolhedora Viçosa possui arquitetura e cultura herdada dos franceses e portugueses e com forte presença indígena.

Junto com as histórias o clima agradável da serra favorece passeios a noite e longas conversas, tendo nos meses de junho a agosto suas noites mais frias e em março, abril e maio chegam as chuvas com a força do inverno na Chapada de Ibiapaba.

Viçosa do Ceará: Locais e passeios

escadaria da igreja do céu em viçosa, foto de fernando braga - flickr

Não é simples usar o transporte publico na região da Chapada de Ibiapaba, embora topic’s (vans) e ônibus façam rotas você encontrará dificuldades para se locomover. O melhor é ir de carro ou alugar um para sua viagem, a RentCars oferece aluguel de carro em Fortaleza, tem o buscador na lateral do blog caso precise.

Passeios e turismo em Viçosa do Ceará

a neblina em viçosa do ceará, foto de paulo5000 - flickr

Dona de uma beleza natural encantadora, rodeada riachos, cachoeiras e por fontes d’água que serpenteiam as montanhas da Chapada em meio a uma vegetação densa e nativa, Viçosa oferece muitas opções para o ecoturismo e o turismo rural.

E dentre suas opções de lazer um conjunto de cachoeiras no riacho Pirangi chamada de Cascata do Pirapora, a Cachoeira do Itarumã que é um dos pontos de rapel na Chapada com suas 2 quedas d’água e seus 65 m de altura, a Fonte do Itacaranha e o Castelo de Pedras também conhecido como Lajes são os mais procurados.

Assim como a linda Igreja do Céu e a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção são os destinos mais visitados pelos religiosos.

Mas a lista de locais é maior e segue logo abaixo para você dar aquela conferida.

Pontos turísticos de Viçosa do Ceará

  • Bica do Itacaranha
  • Cachoeira da Pirapora
  • Cachoeira do Engenho Velho
  • Cachoeira do Itarumã
  • Casa dos Licores
  • Casarão dos Rubens
  • Castelo de Pedras (Lajes)
  • Igreja do Céu
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção
  • Igreja São Francisco
  • Lagoa Pedro II
  • Memorial Clóvis Beviláqua
  • Memorial Padre Antônio Vieira
  • Palacete histórico
  • Palacete Paroquial
  • Palácio Monsenhor Carneiro
  • Pedra do Itagurussu
  • Pedra do Machado
  • Pilões (Formações rochosas)
  • Poço da Princesa
  • Praça Clóvis Beviláqua
  • Praça General Tibúrcio
  • Rampa de Voo Livre
  • Teatro Pedro II

A dica valida é a seguinte: Quando rodar pela cidade não deixe de se deliciar com os licores, docinhos, compotas e tapiocas, entre outras delícias culinárias típicas da região, que é centro produtor de mel e rapadura.

Hospedagem em Viçosa do Ceará

fachadas das casas no centro histórico de viçosa - flickr

Viçosa do Ceará possui uma rede hoteleira pequena embora você encontre sem dificuldades pousadas boas e com preço bom, as melhores hospedagens da região ficam na vizinha Tianguá, Ubajara também oferece ótimas opções de pousadas e hotéis.

O Hotel Urbano dispõe de ofertas e promoções de hotéis em Fortaleza e hotel na Serra de Ibiapaba, inclusive em Viçosa, deixei acima o link para você consultar.

E já eu stou falando em promoção vou deixar aqui também o link da Passagens Promo que dispõe de passagens aéreas com preço promocionais. E também o link da Rent a Cars para aluguel de carro em Fortaleza, o bom é que nestes links você pode consultar o preço de varias companhias e serviços.

Acho bom te falar que você não paga nenhum centavo a mais cada decida por reservar algum serviço nos links acima. Os mesmos são parceiros do Férias Ceará e apenas repassam uma pequena comissão para o blog se manter.

Viçosa e a Chapada da Ibiapaba

natureza da chapada da ibiapaba - flickr

Viçosa do Ceará integra o Parque Estadual das Carnaúbas, e a maior parte de seu território fica na Chapada da Ibiapaba, embora uma área extensa seja de sertões.

O bioma exótico de Viçosa acaba por fazer dela um lugar ainda mais interessante com sua natureza composta do cerrado à mata atlântica. Sua parte mais tropical e quente fica no lado semiárido próximo à divisa com o estado do Piauí. Nas encostas da Chapada e nas áreas de maior altitude e o clima é mais ameno e a natureza mais verde e úmida.

Aliás, a temperatura média de Viçosa oscila entre 20° e 31°.

Festas e comemorações de Viçosa do Ceará

interior da igreja matriz de viçosa, foto de fernando souza - flickr

A cidade é vizinha de Tianguá, Cocal dos Alves (Piauí) e Moraújo. É uma região com forte herança indígena  e religiosa. Seus principais festejos são:

  • Festival do Mel, Chorinho e Cachaça (1ª semana de Julho)
  • Festival Música na Ibiapaba (Última semana de Julho)
  • Festejos de Nossa Senhora da Assunção – Festa da Padroeira (15 de Agosto)
  • Festejos de Nossa Senhora da Penha (7 de Setembro)
  • Festa de Nossa Senhora da Saúde (11 de Setembro)
  • Festa de São Francisco (4 de Outubro)
  • Festa de Nossa Senhora da Conceição (7 de Dezembro)
  • Festejos de Santa Luzia (13 de Dezembro)

Viçosa do Ceará, dicas de passeios

escadaria da igreja do céu em viçosa - flickr

Patrimônio histórico nacional, Viçosa do Ceará é apaixonante por sua beleza e simplicidade exposta em cada sorriso acolhedor dos moradores da cidade. E pela cidade comece visitando a histórica Igreja Nossa Senhora da Assunção, primeira igreja católica do Ceará, remonta aos anos de 1700 quando foi erguida por missionários jesuítas e índios Tabajaras.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a igreja conserva suas características originais e o acesso é fácil.

igreja nossa senhora de assunção em viçosa do ceará - foto de claudia helena, flickr

Siga seu passeio se possível com uma caminhada pelas ruas do Centro Histórico da cidade, passear pelas várias praças da cidade também é gostoso, tem sempre alguma história sendo contada sobre as lendas e causos do lugar.

Inclusive uma das praças leva o nome do ilustre Clóvis Beviláqua.

praça clovis bevilagua - viçosa do ceará, foto de claudia helena - flickr

Já no Centro Histórico de Viçosa do Ceará ficam os antigos casarões que fazem parte do acervo do Patrimônio Artístico e Nacional como o Sobrado da Marcela, de 1890 construído com dinheiro  enviado pelo próprio imperador Dom Pedro II.

teatro pedro ll em viçosa do ceará - foto de claudia helena, flickr

A casa onde morou o jurista Clóvis Beviláqua é um memorial e o Casarão dos Pinhos possui 186 portas e janelas. A Igreja do Céu não fica atrás com seus 334 degraus (é o ponto mais elevado de Viçosa com 990 m de altitude) já o Casario de Viçosa do Ceará é dado como uma das casas mais antigas do Ceará.

Sim, a via sacra esculpida no caminho para a Igreja do Céu foi feita pelo artista plástico João Frutuoso.

viçosa do cera´- foto de fernando braga, flickr

Assim como também é obra artística as cachaças artesanais e os licores da Casa dos Licores, bem no Centro de Viçosa, a bodega é um mimo, na verdade um casarão enorme que oferece para degustação 72 licores de sabores variados. Doces, geleias, compotas e biscoitos feitos no fogão a lenha também são vendidos por lá.

casa dos licores em viçosa - foto de claudia helena, flickr

Mais afastado da cidade você tem além das opções de ecoturismo e lazer que já listei acima lugares cheios de charme como o Sítio Tope, que fica 3 km de Viçosa do Ceará e é reduto de artesanato de barro de alto nível.

Concluindo

Viçosa do Ceará é uma cidade delicada e cheia de história, as pessoas são muito hospitaleiras e possui muitos passeios divertidos, principalmente os ligados ao ecoturismo, Viçosa fica a 23 km de Tianguá, e assim como Guaramiranga é uma cidadezinha no alto da serra charmosa e com brilho próprio. Um mimo!

E claro, destinos como Pacoti, Guaramiranga e a vizinha Ubajara são também cidades serranas lindas e charmosas e que merecem sua atenção.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *