Canoa Quebrada [A praia da Lua e Estrela] Sol, Vibe e Beleza

O que fazer em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, escadas nas falésias

A praia da lua e estrela amanhece com mais um dia lindo. Canoa Quebrada insiste em embelezar meus olhos logo pela manhã.

Desço lentamente pelas falésias alaranjadas até a praia de águas esmeraldas. O vento de Canoa vem ligeiro trazendo os cheiros das barracas, peixe frito, moqueca, pastelzinho de banana… animada como a Caponga.

Canoa Quebrada, vista da orla

O dia promete…

Dias de Sol e Amor em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, eólicas

São quase 10:30 da manhã e tem muito o que fazer e a contar, então olha o que vou te falar sobre Canoa Quebrada:

  • Canoa é mais ou menos assim
  • Os Melhores Passeios de Canoa Quebrada
  • Broadway Ferve a Luz da Lua
  • Sobe no Buggy e vai

Tatuada na falésia e no coração

Canoa Quebrada, logotipo

A história de Canoa para o mundo começa nos anos 70 quando hippies aventureiros bateram à porta da antiga vila de pescadores tão antiga como a vila de Beberibe.

E de cara sentiram a vibe daquela vila erguida a beira de um mar privilegiado e de uma natureza abundante em beleza com seus coqueiros, falésias, dunas e lagoas desfilando para nossos olhos.

Céu azul, mar esmeralda

Canoa Quebrada, kitesurf

O azul aberto e limpo do céu se junta com o sorriso aberto de seus moradores. E assim desde 1650 o encanto de Canoa Quebrada, no Aracati, roda o mundo.

Canoa Quebrada fica a 165 km de Fortaleza, então, realmente não compensa um passeio do tipo bate e volta.

Você tem que ir pra Canoa sem pressa para aproveitar o seu potencial. E olha que passeios não faltam.

Os Melhores Passeios de Canoa Quebrada {😊}

Canoa Quebrada, parapente

Dos pontos turísticos a uma fugidinha pelas praias vizinhas.

Tirando o parapente (me faltou coragem, eu fiz todos).

Passeio #1Em Canoa vá conhecer a praia da Ponta Grossa, a foz do Rio Jaguaribe, a falésia da Garganta do Diabo, e o Parque de Dunas e Lagoas, são passeios imperdíveis.

Passeio #2 E para os amantes do kitesurf, os ventos do leste chegam aos 20 nós, junte isso as águas calmas e você tem o cenário ideal, principalmente indo para o lado do Rio Jaguaribe.

Passeio #3 Os passeios de cavalo pela praia são um charme extra. Eles ficam passando de um lado para outro da praia, é só chamar e negociar na hora o preço do passeio.

Passeio #4 Faça um passeio de jangada até alto mar. Nas principais barracas ficam jangadeiros prontos para te levar pro mar, é só conversar com um deles um pacote para muitos ou um valor individual.

Passeio #5 Se tiver coragem encare um paramente, Canoa tem, graças a sua localização, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, ideal para voo com parapente.

Passeio #6 (O que mais gostei) Os passeios de buggy são divertidos e variados, eu gosto muito do que vai até próximo a fronteira do Rio Grande do Norte, na minha opinião é o melhor.

Mas ó, ele demora. Se tem pouco tempo escolha outro, tem vários.

Lagoa nas dunas de Canoa

Aproveite o dia e entre no clima em uma roda de capoeira na praça.

Sobrou tempo? Tome um banho de mar nas águas mornas de Canoa, mas atenção: Nem toda a praia é boa para o banho, tem partes da praia que as ondas são muito fortes.

A dica é tomar banho onde ficam as Jangadas.

Energizando sol e lua

Duna Alta, Canoa

Agora espera, se o dia não terminou vá apreciar o pôr do sol no alto da maior duna de Canoa, fica à direita de quem entra na cidade, mas é fácil de descobrir, basta seguir o fluxo.

A cidade sobe em peso para apreciar um dos maiores espetáculos do céu com o mar. O pôr do sol de Canoa Quebrada. Aliás, Canoa deveria ter um mirante igual ao da Taíba.

Inclusive os místicos dizem que devido a posição estelar da duna, o pôr do sol de Canoa Quebrada, visto de lá, traz consigo energias e vibrações exclusivas. Eu desci energizado.

Broadway Ferve a Luz da Lua

Canoa Quebrada, broadway

Baterias recarregadas é hora de curtir a animadíssima noite de Canoa Quebrada. A famosa noite da Broadway que é a rua principal de Canoa e destino certo da vida noturna da cidade.

Barzinhos, boates e restaurantes seguem lado a lado da rua. Lagostas, pizzas, peixes, sanduiches, arraias, camarões, drinks, açaí… as delicias disponíveis são variadas.

Vou ouvindo reggae, MPB, rock, forró, reggae de novo e outros que não consigo identificar ao passo que desço a rua no sentido da praia.

Já estou na terceira caipirinha e bem animado.

As boates tocam de tudo e a rua só fecha quando o sol aponta, então o lance é aproveitar.

Então, resumindo, os passeios são:

  • Bate e volta na praia de Ponta Grossa, foz do Rio Jaguaribe, Garganta do Diabo, e o Parque de Dunas e Lagoas ⭐⭐⭐⭐⭐
  • Kitesurf ⭐⭐⭐⭐⭐
  • Passeio de cavalo ⭐⭐
  • Passeio de jangada ⭐⭐⭐
  • Parapente (não fui, mas quem foi amou)
  • Passeio de buggy (o que mais gostei) ⭐⭐⭐⭐⭐
  • Banho de mar ⭐⭐⭐
  • Roda de capoeira (não é passeio mas é muito divertido) ⭐⭐⭐
  • Pôr do sol na Duna Grande ⭐⭐⭐⭐
  • Broadway a noite ⭐⭐⭐

Única e exuberante

Vista do alto das falésias de Canoa Quebrada

Acordo cedo de novo e boto o pé na estrada, quer dizer, na areia. Canoa Quebrada tem quilômetros de praias desertas e de beleza ímpar.

No lado da praia sentido Fortaleza (oeste) de Canoa, o Rio Jaguaribe desagua no mar deixando o lugar show para kitesurf, junta isso a uma paisagem exuberante e um passeio de barco, tá bom pra você?

Já do outro lado de Canoa, sentido Rio Grande do Norte (leste) você segue na praia em uma sequência incrível de falésias com variações de tons de areia.

Aproveitei o dia com mais passeios e aquele banho de mar, mas deixo umas dicas: Este link tem as dicas sobre O Que Fazer em Fortaleza [2019]

E aqui tem Os 6 Melhores Passeios da Paradisíaca Jericoacoara e um Guia de Passeios Fortaleza – 2019 com 28 passeios top!

Passeio de bugue em Canoa Quebrada

Passeio de bugue nas dunas de Canoa Quebrada

Tem um passeio de buggy que vai de Canoa até pertinho da divisa com o RN. O passeio de buggy vai seguindo a orla, passando por várias praias (14 ou 15), dunas gigantes e falésias exóticas. Nota 10!

Claro que este aí foi o que mais gostei, mas tem outros passeios de bugue.

O passeio de buggy pelas dunas é o mais procurado, buggyriders te levam a uma das lagoas de Canoa com tirolesa e esquibunda (pagos à parte).

Você pode solicitar e negociar os serviços nas pousadas de Canoa, nas barracas ou diretamente no “ponto dos bugueiros” bem na entrada de Canoa, na rua que leva a Broadway.

Passeio de parapente em Canoa Quebrada

Parapente no céu de Canoa Quebrada

Voar de parapente é excitante e fantástico, mas exige coragem. Você pode optar por vôos duplos e se maravilhar com a beleza vista lá de cima.

O vôo tem uma média de 15 minutos e você encontra no alto da falésia, lá no finzinho da Broadway.

Passeio de jangada em Canoa Quebrada

Jangadas na praia

Chegue nas maiores barracas e você verá jangadas estacionadas e jangadeiros prontos para te levar a um passeio de jangada. O passeio dura cerca de 30min.

Dicas de hospedagem em Canoa

Broadway, em Canoa, durante o dia

A hospedagem em Canoa Quebrada faz o estilo rústico basicão, em sua maioria, mas tem sim pousadas elegantes e charmosas.

Prefira se hospedar na faixa entre a rua da Broadway e a praia, assim você roda a pé e com fácil acesso a tudo.

Existem transfer para Canoa Quebrada que te buscam onde você está hospedado.

Concluindo

Vista da praia para a vila

Canoa Quebrada é uma praia muito gostosa, alto astral, cheia de passeios e com um mar lindo.

Vale muito passar mais que um dia em Canoa, mas se não puder, escolha passar 3 praias em 1 dia, e se der vá de turma, ou então leve o amorzinho.

E agora vou colocar algumas praias aqui com a vibe parecida com a de Canoa, como Prainha, Cumbuco, Lagoinha e Mundaú.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(2) Comments

  1. Praia da Taiba – Beleza, Kite e Escargot [2019]

    […] Sendo muito frequentada por turistas gringos, como é a turma que frequenta Canoa Quebrada. […]

  2. Hotel em Fortaleza: Qual o melhor? Segundo os agentes de viagem

    […] na hospedagem estes destinos são ótimas escolhas para dias maravilhosos. Assim como Lagoinha, Canoa Quebrada, Fortim possuem ótimos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *