Praias de Fortaleza: Jericoacoara

Uma certeza aqui no Ceará é a de que as praias de Fortaleza são as melhores praias quando se fala de beleza, diversidade, estrutura e vibe. E Jericoacoara é a mais famosa delas.

O curioso pra gente aqui no Ceará é que o pessoal fala “Praias de Fortaleza” se referindo as praias de todo o litoral do estado, e a gente diz “Praia do Ceará” quando fala em relação às praias de todo o litoral do estado e Praias em Fortaleza, as praias da capital.

Mas tá tudo de boa, afinal, tem muita praia linda, muita mesmo, muito embora nem todas compensam a visita, devido a distancia, o mar, o acesso e o estilo de cada uma delas: Praias selvagens como a de Mundaú, praias requintadas como Lagoinha, praias nativas como Baleia, praias para kitesurf como Icaraizinho…. é muita opção mesmo.

Mas sim, em sua grande maioria, as praias de Fortaleza são encantadoras, banhadas pelas águas esmeraldas e cheias de vida do Atlântico, repletas de dunas brancas e muitos coqueiros, com uma culinária litorânea deliciosa e um povo alegre e acolhedor para te receber.

Jericoacoara, vento, sol e mar

ruas de jericoacoara
Ruas de areia em Jericoacoara

Vamos lá! De minha lista com as melhores Praias de Fortaleza Jericoacoara é a numero um e vou rechear todas elas com dicas para você aproveitar ao máximo suas férias ou passeios pelo Ceará.

E se precisar, o próximo link vai te ajuda a reservar seu hotel em Fortaleza com os melhores preços e opções pelo Hurb, nosso parceiro aqui do blog onde você pode pesquisar preços de hotel em Jericoacoara e em todo o Brasil .

Especial: Praias de Fortaleza

kitesurf em jericoacoara

A estonteante Jijoca de Jericoacoara é a primeira da lista, claro, dona de uma singularidade, de uma energia única, Jericoacoara é uma joia tropical encravada no litoral do Ceará.

De todas as praias de Fortaleza, Jericoacoara é de longe a mais famosa, aliás, famosa no mundo inteiro por seus cenários exóticos e belos. Sem duvidas, uma das praias mais bonitas do mundo.

Uma praia de histórias e belezas

dunas de jericoacoara
Dunas de Jericoacoara

Jericoacoara é uma das mais antigas vila de pescadores do Ceará, e já foi palco de desembarque de corsários espanhóis em busca do ouro guardado pelos portugueses em um tempo a muito perdido.

Hoje Jericoacoara é um Parque Nacional e a vila virou uma pequena cidadela a beira mar com suas ruas estreitas e de areias claras rodeada por cenários de pura beleza natural e ainda berço de pesca artesanal.

Além do mar tranquilo e de águas convidativas ao banho, dunas gigantes, mangues exóticos, lagoas cristalinas e outros cenários naturais compõe um verdadeiro deleite aos olhos. E nem falo dos locais famosos em Jericoacoara como a Duna do Pôr do Sol, a Pedra Furada ou a Arvore da Preguiça.

Em minha opinião (eu já morei em Jericoacoara por 6 meses é o encanto das lagoas perdidas, as praias desertas, o manguezal exótico e as pequenas belezas escondidas entre dunas e vegetação nativa que e encantam mais.

Beleza tropical em estado puro

barcos na orla de jeri - flirck

Com quase 50 há de extensão, o Parque Nacional de Jijoca de Jericoacoara abriga a Praia de Jericoacoara, onde até o ano de 1985 era somente mais uma vila de pescadores na vasta orla do Ceará.

Perdida entre dunas e isolada do mundo, vivia da pesca artesanal no mercado da vizinha Camocim.

Com a chegada dos primeiros turistas e o encantamento por tantas belezas naturais alçou a fama internacional, sendo escolhida pelo The Washington Post (1994) como uma das 10 praias mais lindas do planeta.

E seus cenários já foram palcos de filmes e novelas. Jericoacoara é uma as Praias de Fortaleza com diversas opções de passeios e de longe a mais procurada por quem procura por beleza exótica, prazer e natureza.

Entre os diversos passeios em Jericoacoara posso citar os tradicionais passeios a Pedra Furada, o passeio a Árvore da Preguiça, e o Serrote. A Duna do Pôr do Sol não chega a ser um passeio já que ela fica vizinha à vila.

Eu gosto muito dos passeios fora do convencional, por isso os passeios de canoa pelo mangue do Rio Guriú (você verá muitos cavalos-marinhos) ou o passeio de buggy ou de quadriciclo me atraem mais.

Os Top 10 Passeios em Jericoacoara

vista de longe da vila de jericoacoara

Certo, mas eu dei minha opinião somente sobre o tipo de passeio que mais gosto.

Os passeios em Jericoacoara mais famosos são praticados em quase todas as Praias de Fortaleza, como passeios de buggy ou passeios a cavalo pela praia. Mas lá vai:

#Passeio Jericoacoara 1: Pedra Furada

pedra furada de jericoacoara

Acredito que a Pedra Furada seja a foto mais publicada pelos que visitam Jericoacoara e com certeza um dos cartões postais do Ceará, a Pedra fica pertinho da vila e dá para ir pela beira da praia quando a maré esta baixa.

O que chama a atenção é que entre 15 de julho a 15 de agosto o sol se põe exatamente no furo da pedra. O passeio pela praia de cerca até a Pedra Furada dura cerca de 30 minutos e você verá grutas (como a gruta do Poço da Princesa).

#Passeio Jericoacoara 2: Lagoa Azul

lagoa azul, jeri

Sabe aquele lance de sombra e água fresca? Você com os pés na água deitado em uma rede relaxando ao sabor do vento? Pois bem, a Lagoa Azul é assim.

E isso em um cenário paradisíaco, de acesso fácil (jardineiras saem da vila de Jeri todos os dias para lá), onde você pode relaxar nas barracas ou se preferir o estilo aventura, alugue um quadriciclo e vá até lá.

Em todos os casos a visita é mais que recomendada. É imperdível. Bugueiros também fazem roteiros pelas dunas indo até lá com uma passada pela Barrinha, Riacho Doce e Preá.

Caiaques e Stand Up Paddle também são opções disponíveis na Lagoa Azul.

#Passeio Jericoacoara 3: Lagoa Paraíso

lagoa paraiso, jericoacoara

A Lagoa Paraíso é o outro lado da Lagoa Azul com seus 15km² de água doce e cristalina, também chamada de Lagoa de Jijoca.

As barracas mais estruturadas ficam neste lado, como o Beach Club The Alchymist com suas redes coloridas sobre as águas e a passarela que leva até a areia. O The Alchymist é muito charmoso, cobra entrada (R$ 20,00 em 2019) e o cardápio tem valores bem acima da média praticada.

Uma dica rápida é seguir cerca de 20min pela orla a direita do The Alchymist onde ficam outras barracas mais baratas.

#Passeio Jericoacoara 4: Duna do Pôr do Sol

duna do por do sol em jeri

Uma duna de areias brancas enorme ao lado da vila oferece um entardecer cheio de energia do sol. O pôr do sol é um show a parte. O acesso é super fácil, basta sair na praia da vila e seguir pela esquerda, de longe você verá a duna gigante e, dependendo do horário, muitos seguindo o mesmo caminho para o alto dela.

#Passeio Jericoacoara 5: Serrote de Jeri

serrote de jericoacoara

O Serrote é o ponto mais elevado de Jericoacoara, nele fica o farol e de lá você tem uma vista privilegiada e um nascer do dia belíssimo, muitos o visitam de bikes e charrete disponíveis na vila e outros vão a noite apreciar a lua e as estrelas.

Possui cerca de 100m de altura o que possibilita um belo panorama de Jeri e segundo os moradores mais antigos, foi de lá que se batizou a vila, já que vista de lá Jericoacoara lembra o formato de um jacaré deitado.

#Passeio Jericoacoara 6: Mangue Seco

mangue seco, jeri

Na metade do caminho para tatajuba fica o exótico e interessante Mangue Seco, um pequeno povoado perdido no meio das dunas.

É a paisagem mais diferente de toda Jericoacoara. O passeio excêntrico exige um bugyrider de Jeri ou um guia para os que preferem ir de quadriciclo – mais radical – cruzando dunas e vegetação nativa envoltas em paisagens maravilhosas.

#Passeio Jericoacoara 7: Barra do Rio Guriú

barra do rio guriú

A Barra do Rio Guriú fica mais ou menos 10 km da vila de Jericoacoara, e é outra pequena vila de pescadores nos arredores de Jeri bem na divisa do Parque Nacional de Jericoacoara.

A divisa no caso, fica ao lado da belíssima Camocim e o passeio de buggy pode incluir a travessia do Rio Coreaú por balsa indo até a Ilha do Amor ou seguir por dunas selvagens em direção ao Vilarejo de Guriu, atravessando de balsa o Rio Guriú (com opcional de um passeio de canoa para ver cavalos marinho).

#Passeio Jericoacoara 8: Praia do Preá

praia do preá

Uma das melhores praias para o kitesurf no Brasil, a Praia do Preá é uma cidadela a leste do Parque Nacional de Jericoacoara sendo uma das portas de entrada para Jericoacoara (fica a 17 km de Jeri seguindo o mar).

A pesca é abundante e a culinária litorânea é recheada de deliciosos e variados pratos de peixes, camarões e lagostas pescados por lá de forma artesanal.

E não deixe de fazer uma paradinha na conhecida Árvore da Preguiça.

#Passeio Jericoacoara 9: Tatajuba

tatajuba

A Praia de Tatajuba (25 km da vila de Jericoacoara) quase no limite das ultimas praias selvagens do litoral, em Camocim é mais um pequeno povoado isolado e primitivo tendo em seu entorno dunas em processo de cristalização, formando colinas de areia em compressão conhecidas como dunas mortas.

É possível avistar as ruínas das casas da vila antiga soterrada pelo movimento dass dunas.

Por lá tem a gostosa Lagoa da Torta com barraquinha rústica e seus pratos da culinária local a base de peixe, camarão e lagosta.

#Passeio Jericoacoara 10: Praia da Malhada

praia da malhada, jericoacoara

Praia da Malhada: importante praia da região. É muito procurada para a prática do surf, a Malhada fica do lado direito da praia da vila de Jericoacoara, e pertinho da vila, cerca de 5 minutos de caminhada.

Fácil de identificar, a Praia da Malhada é o caminho (na maré baixa) para a Pedra Furada, principal cartão postal de Jericoacoara.

Praia de surfistas, o mar de lá não é o mar tranquilo de Jericoacoara, embora, dependendo da maré, fique bem calmo. De qualquer forma, as muitas piscinas naturais formadas nas rochas oferecem banhos refrescantes e relaxantes com suas águas mornas, mansas e cristalinas.

Dica rápida: A praia não oferece nenhuma estrutura, se for para demorar no passeio, leve lanche e água. Como fica vizinha a vila, você não vai cansar se levar um peso extra.

Outros passeios em Jeri

Jericoacoara é assim, um misto de relax e aventura. Passeios cheios de adrenalina ou caminhadas românticas, passeios de charretes ou a cavalo e muitas trilhas, tanto de 4×4 como trekking, passeio de quadriciclo, passeios de buggy ou de jardineiras, de jangadas ou de barco.

Além do kitesurf, surf, windsurf, sandboard e SUP

Sim, os passeios de Jangada ou de barco só acontecem em algumas lagoas, como a Lagoa Azul.

buraco da caiçara, em cruz

Update: A 20 km de Jericoacoara há um lugar que chama a atenção pela cor e frescor da água, é o Buraco do Caiçara, ou Buraco Azul, na localidade de Caiçara, em Cruz.

Concluindo

Existe muita beleza em Jericoacoara, são dunas brancas gigantes e lagoas cristalinas repletas de vida e cores, entretanto, as praias de Jericoacoara são com certeza a maior atração de lá.

Não só pela beleza única como também pela grande variedade e diversidade delas. Indo de praias badaladas noturnas até as praias selvagens e isoladas, passando por praias consideradas na lista das melhores do mundo para o kitesurf, como a Praia do Preá, por exemplo.

Se puder faça ao menos um passeio pelas areias de Jericoacoara, mesmo que seja uma caminhada. Garanto que sua energia irá mudar. Icapuí também tem essa química, mas ela fica no sentido oposto, na divisa do Rio Grande do Norte, a Praia de Flecheiras também, e esta fica na metade do caminho entre Jeri e Fortaleza.

dados da praia de jeri

Por fim, a Vila de Jericoacoara é uma enseada voltada para o poente, com o sol se pondo suave no mar esmeralda de Jericoacoara todos os dias.

Produzido por

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comment

  1. Praias de Fortaleza: Praia da Redonda – Beleza e paz no litoral

    […] de Fortaleza que faz o estilo reservada, não tem badalação nem estrutura como as praias de Jericoacoara, Lagoinha, Cumbuco ou até mesmo Icaraizinho de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *