Praias de Fortaleza: A Verdejante Praia da Baleia – 2020

Sempre que vou à Praia da Baleia eu fico feliz. E não poderia ser diferente, afinal, a praia é de uma beleza natural que cativa. Aliás, toda a região praiana é linda demais, para você se situar, a belíssima Icaraizinho de Amontada fica a 45 km da Praia da Baleia.

Já a inesquecível Jericoacoara fica a 145 km, daí provavelmente você já tenha uma ideia da belezura de praias daquela região. São praias extensas, com rios, riachos, lagoas, coqueirais nativos e dunas brancas a embelezar as encostas formando cenários tropicais típicos de cartões postais.

Assim é a Praia da Baleia Itapipoca CE

Praia da Baleia - Reginilson Cruz, Flickr

De cara você sente a tranquilidade da Praia da Baleia, enquanto passeia os olhos pelo mar esmeralda do litoral cearense, apesar de nos finais de semana ser bastante visitada, principalmente pelos moradores de Itapipoca e do entorno.

Itapipoca é uma cidade de porte médio, nos padrões cearenses, famosa por possuir os 3 climas, serra, praia e sertão.

Itapipoca fica cerca de 60 km de Trairi, que possui praias encantadoras como a Praia de Guajiru e o selvagem Estuário do Rio Mundaú.

Inclusive, muitos turistas que procuram por pousadas ou hotel no Trairi acabam percorrendo o litoral descendo para o lado de Jericoacoara, podendo até fazer um Passeio de Hilux nas Lagoas de Jeri, afinal, a cada nova curva uma nova praia mais linda que a outra vai surgindo.

O aconchego da Praia da Baleia

Praia da Baeia em Itapipoca - Por MACÍLIO GOMES, CC BY 3.0,

De mar tranquilo e areias branquinhas, a praia possui uma faixa verde de mata nativa e coqueirais que seguem quase toda a extensão da orla, oferecendo um visual rústico e bem natural.

E é este clima de vila de pescadores, apesar de muitas casas modernas entre casinhas mais simples, que a praia vai se apresentando charmosa e aconchegante.

Aproveite o clima e conheça os pratos da culinária local, a maioria baseado nos frutos do mar da região. Os preços são normais e o sabor praiano dos pratos marca presença em todas as barracas, isso porque os pescados e mariscos vem da praia mesmo, fornecidos pelos pescadores da vila. Eu recomendo você a provar a Lagosta Bronzeada no restaurante Convés.

Já as pousadas na Praia da Baleia são aconchegantes, o Hotel Urbano oferece pacotes de hospedagem com muitas opções disponíveis no link.

O que fazer na Praia da Baleia

barcos no mar - Gerardo Aragão, flickr

Essa é uma pergunta clássica: O que fazer por lá? Pois bem. A Praia da Baleia oferece alguns passeios divertidos, são passeios simples e bem agradáveis. Lembrando que a praia é um lugar tranquilo, uma vila onde as opções noturnas são as barracas a beira mar.

Lençois baleienses – Muitas dunas brancas com lagoas entre elas formam o chamado Lençóis Baleienses, é um espetáculo, e no fim de tarde, na hora do pôr do sol, o espetáculo se agiganta.

Banho de mar – O mar tranquilo e as águas mornas do Atlântico oferecem um banho de mar gostoso e revigorante, na maré baixa as piscininhas aparecem, aproveite!

Passeio de charretes – Charretes oferecem passeios pela praia, são oferecidos pelos moradores e pelos hotéis.

Passeios de jangada – Os pescadores colocam suas jangadas no mar para passeios, que é um passeio muito comum nas praias do Ceará.

Caminhada pela praia – A praia com sua longa extensão de areia, que pode chegar a 100m na maré baixa, e com 4 km de orla é um convite para caminhadas prazerosas.

Passeios de barcos à vela – As paisagens maravilhosas da Praia da Baleia ficam ainda mais evidentes do alto mar, pegue um dos barcos que zarpam com turistas e vá ver a praia por outro horizonte.

Morro da Maria Tataca – Do morro você verá uma vista impressionante das belezas da Praia da Baleia.

Lagoas naturais – Pegue um guia (o acesso é difícil, só de 4×4) e vá conhecer as lagoas no entorno da praia, são todas muito bonitas.

Kite surf – Os bons ventos e as boas ondas para kite é a senha certa para um dia de muito kitesurf.

Sandboard – A praia possui muitas dunas e o sandboard é uma opção de diversão bem comum.

Rio Aracatiaçu – O rio cheio de vida é muito lindo, ele nasce em Itapipoca e desagua no Icaraizinho de Amontada (na Praia dos Patos) e passa a alguns km da Praia da Baleia, se puder, vá!

Nota: Para algumas dicas acima o ideal é pegar um guia, pousadas e barracas (não são todas) de Baleia disponibilizam o contato de guias.

Paisagens de dunas e lagoas

Por do sol na praia da baleia - Gerardo Aragão, flickr

Apesar de ser uma praia com uma orla pequena – 4 km de enseada – a Praia da Baleia se conecta com a Praia dos Marinheiros, dos Marcianos, dos Caetanos (já chegando em Icaraizinho de Amontada) e a Praia do Inferno.

E em todas elas, dunas enormes, lagoas cristalinas e mata nativa formam paisagens tropicais cheias de beleza natural. Além de alguns rios que desembocando no mar.

Na Praia da Baleia, a paisagem é marcada por dunas e lagoas, a enseada possui 4 km de extensão com uma faixa de areia que, dependendo da maré, chega a 100 metros de largura.

Beleza, natureza e paz

vista do mar de baleia - flickr

Apesar de a praia contar com casas de veraneio, pousadas, hotel e até um condomínio próximo, ela é essencialmente um lugar de paz. Muito tranquilo e farto de natureza, de beleza rustica e mar sereno, exceto aos domingos quando a praia é invadida por quem mora próximo e que tem por habito levarem carros com som.

Você deve saber que a maioria dos restaurantes e pousadas fazem o estilo mais simples, então não espere por muita infraestrutura apesar de a praia contar com pousadas aconchegantes e charmosas.

As praias de Itapipoca e a Praia da Baleia

vista da orla da praia de baleia - flickr

A Praia da Baleia é a raia mais famosa de Itapipoca, embora não seja a única.

Além da Baleia tem a Praia do Aplique, dos Caetanos (já quase em Icaraizinho de Amontada), a Praia do Inferno (por conta da areia escura e mar perigoso), a Praia dos Marinheiros e a Praia dos Marcianos.

E tem ainda as pequenas praias, como a Praia do Maceió e das Pedrinhas, vizinhas a Baleia, carregadas de coqueiros e uma densa faixa de mata nativa.

Mas de todas elas a melhor infraestrutura de hospedagem é a da Praia da baleia, por isso, se sua intenção for ficar uns dias escolha ficar por lá, as outras praias merecem sua atenção em num passeio bate e volta.

Outra coisa eu talvez você não saiba é que a qualidade do atendimento no Ceará não é muito bom, embora se compense com muita simpatia.

Concluindo

Muito bonita, verde e com um entorno cheio de surpresas, a Praia da Baleia é uma excelente opção de praia tranquila com muita orla e mar sereno com alguns pequenos recifes lindos.

A praia vai além de ser uma opção relaxante, serve de base também para roteiros de ecoturismo por suas lagoas e dunas extensas.

Sem falar que tem acesso para o Guajiru e outras praias do Trairi ou mesmo Icaraizinho de Amontada, Jericoacoara, Paracuru, entre outras belezas tropicais do litoral cearense.

Posted by

Naldo Ferreira

Designer e viajante, já rodou pelo mundo e escreve suas experiências de suas viagens e passeios por todo o Ceará em busca de roteiros e lugares inspiradores. Também arranja tempo para produzir vídeos em um projeto de aventuras.
@navibetrip

Você pode gostar disso...

(1) Comentário

  1. Guaramiranga [Natureza, Camping, Romances…] – 2019

    […] ver mais roteiros e dicas de passeios pelo Ceará? Como a linda e verde Praia da Baleia, ou Flecheiras, no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *